20.7.07

Criative-se!

Fonte: vixe de vários lugares! hahaha mas o q ajudou + foi o manifesto How To Be Creative, do Hugh MacLeod. E meu site preferido BizRevolution, do Ricardo Jordão Magalhães.

O MacGyver dava importância pra criatividade! :D

Todo mundo está cansado dos mesmos produtos e das campanhas publicitárias similares. O conhecimento técnico agora está disponível na Internet p/ qualquer pessoa, não é mais um grande diferencial.

Isso tem levado as empresas a valorizar a criatividade, essencial para lançamento de novos produtos, melhoria dos processos, exploração de novos mercados.

No entanto, por medo ou preguiça, muitos ficam bloqueados na hora de inovar ou copiam algo existente, perdendo a oportunidade de liderarem as mudanças para se juntar àqueles q correm p/ acompanhá-las.

Como então podemos ser + criativos?

- Acredite, há muito o q criar! Anos atrás li um artigo dizendo que não há mais o que se inventar, e nunca esqueci esse absurdo! Com o recente avanço tecnológico, é IMPOSSÍVEL não ter o que inovar em algo, que seja feito da mesma maneira, há 10 anos, por exemplo.

- Seja criativo, não mirabolante! Não é preciso complicar para inovar. O clipes, o botão... são ambas invenções simples, que surgiram muitos séculos após a necessidade de utilizá-las, e são muito inovadoras e eficazes no cumprimento de suas funções.

- Produza! "A melhor maneira de ter uma boa idéia é ter muitas" (Linus Pauling). Quanto mais você criar, mais desenvolverá sua capacidade criativa, além de aumentar as chances de estar criando algo realmente inovador. Mozart teve mais de 800 composições, muitas ruins, outras brilhantes.

- A inspiração vêm com a vontade de criar: "Gênio é 99% Transpiração e 1% Inspiração" (Thomas Edison). Tente se concentrar, não desista! E quando a inspiração vier, aproveite, ponha em prática as idéias e anote tudo que for preciso para prosseguir depois.

- Experimente! Converse com pessoas diferentes, vá a lugares diferentes, leia sobre assuntos diferentes, tenha atividades diferentes, aja diferente!

- Descarte a 1ª idéia: Aquela idéia que surge em 5 seg, com certeza não é a melhor que você pode ter, e também não será difícil para os concorrentes terem idéias melhores. Desafie sua criatividade! "Perca" 5 min e busque a 2ª, 3ª, 4ª maneira para solucionar um problema. Essa postura poderá fazê-lo poupar muito tempo e chegar a soluções verdadeiramente criativas.

- Arrisque-se e dedique-se! Criar algo verdadeiramente inovador não é fácil... em geral, o processo é lento e arriscado, exigirá sacrifícios... mas quando se tem grandes propósitos, os esforços não doem tanto.... e se tudo der errado é sempre possível aprender coisas únicas, descobrir algo novo, conhecer pessoas especiais, corrigir erros e tentar novamente!

- Não tema as mudanças: Vivemos em um mundo de transformações. Para aqueles que as temerem, este será um período aterrorizante. Para os outros, este será um período de grandes oportunidades.

- Ignore os acomodados: Quanto mais inovadora a idéia, menos apoio você terá. Não tenha medo de persistir naquilo que analisou e acredita, não tenha medo de ser contrariado... você não será o primeiro: Gandhi, Einstein, Picasso, Martin L. King, Lennon. Aqueles que tiverem coragem para pensar diferente e julgarem-se capazes de mudar o mundo, serão aqueles que de fato o farão.

- Comercial x Artístico: Nem tudo que você criar terá uma utilidade imediata ou será facilmente vendável, mas em futuro próximo isso poderá mudar. Se visar somente a viabilidade comercial de uma idéia, você estará limitado e nunca criará algo realmente inovador. Siga seu ímpeto criativo, busque satisfazê-lo, até aparecer a oportunidade de utilizar uma de suas idéias.

- As condições não importam: não espere as condições ideais ou aprovação para começar a criar, do contrário, você poderá esperar para sempre. Um ambiente não favorável não deve impedir uma boa idéia de ser desenvolvida.

- Criar não precisa ser um ato solitário: buscando soluções em grupo, a idéia de um serve de base para a idéia do outro, potencializando o processo criativo.

- Questione! pergunte "E se...?", "Como?", "Por quê?". As crianças são mais criativas que os adultos, por que fazem muitas perguntas e criam pelo prazer de criar. Uma criança faz, em média, 65 perguntas por dia, um adulto na idade de se aposentar faz 6.

- Não existe o impossível: Mesmo que todos considerem impossível, você sempre poderá tentar… e quem sabe, conseguir! Imagine se quem inventou o avião (Santos Dumont) achasse impossível que o homem poderia voar.



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us
Blog Widget by LinkWithin