24.7.07

Clientes Evangelistas

Fonte: o PDF The Customer Evangelist por Ben McConnell e Jackie Huba, lá do ChangeThis
Não é só padre q "evangeliza". Clientes tb!

A propaganda está perdendo sua importância. Os clientes estão preferindo comprar baseando-se em indicações.

Sendo assim, as empresas passaram a valorizar os chamados clientes "evangelizadores" ou "evangelistas".

Os clientes evangelistas são aqueles que:
  • Recomendam apaixonadamente sua empresa aos amigos, vizinhos e familiares.
  • Acreditam na empresa e nas pessoas que nela trabalham.
  • Adquirem os produtos/serviços como se fossem presentes.
  • Sugerem melhorias sem serem solicitados.
  • Perdoam eventuais falhas no serviço ao cliente.
  • Não querem ser comprados, fazem isso por vontade própria.
  • Sentem-se parte de algo maior
Para dar uma idéia, veja uma cliente evangelista, numa carta enviada ao presidente da Southwest Airlines, após o ataque terrorista do 11/9:

"Nós estamos encorajando nossos clientes a voar pela Southwest. Nós estamos comprando mais das suas ações e estamos prontos para fazer qualquer coisa que possa ajudá-los. Conte com nosso contínuo apoio." (Ann McGee-Cooper)

Percebam que não é um cliente comum, mas sim um consumidor verdadeiramente fiel!

A criação de clientes evangelistas e de campanhas "boca-a-boca" são muito mais eficazes e custam dramaticamente menos que propaganda em mídias de massa.

Para criar clientes evangelizadores:
  • Busque continuamente feedback dos clientes
  • Deixe o conhecimento ser partilhado livremente
  • Construa redes de disseminação boca-a-boca
  • Crie uma comunidade onde os clientes podem se encontrar e partilhar informações.
  • Distribua amostras grátis
  • Crie uma causa



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