30.7.07

Globalização: Novos Desafios p/ os Administradores

"No futuro próximo, existirão 2 tipos de empresas: as que atuarão globalmente e aquelas que morrerão"

(Laurel Delaney)

A Globalização tá achantando as distâncias entre as pessoas
e colocando + pressão nos administradores... mas trás tb novas oportunidades ;)


A facilidade de comunicação/transporte para qualquer lugar do mundo trouxe novos desafios eoportunidades aos administradores:
  • Clientes: Ficou mais fácil explorar novos mercados ao redor do mundo, criando ou adequando produtos / serviços conforme a cultura e necessidades dos clientes.

  • Concorrência: O administrador precisa enfrentar não só a concorrência local, mas do mundo inteiro.. e mtas vezes com produtos bem mais baratos e de qualidade satisfatória.

    As melhores práticas e inovações são rapidamente copiadas e tb devem ser buscadas pelo administrador no mundo todo, inclusive em empresas de outros segmentos.

  • Fornecedores: As opções aumentam, podendo buscar fornecedores mais baratos, ágeis, com melhores formas de pagamento e de maior qualidade.

  • Investidores: As opções aumentam tb, mas é preciso dar maior atenção à dinâmica das economias mundias e aos seus reflexos, assim como na cultura dos investidores e na legislação vigente.

  • Tecnologia: A tecnologia é fundamental para manter a competitividade. A tecnologia da informação se torna ainda mais importante para a gestão do conhecimento da empresa e a necessidade de comunicação com pessoas em diferentes partes do mundo.

  • Logística: Aumenta a importância da logística com a crescente necessidade de receber/enviar materiais com segurança, velocidade e precisão no mundo todo.

  • Funcionários: Considerar as vantagens da terceirização para empresas de outros países, buscando menores custos e maior qualificação, é necessário para enfrentar a competição global.

    A elevada qualificação da concorrência e as constantes inovações fazem ainda mais necessária a atualização e o treinamento contínuo dos funcionários.

    Também é preciso buscar / atrair e manter talentos vindos de todas as partes do mundo, auxiliando-os na obtenção de vistos / moradia / transporte e na adaptação.

    Outro desafio é adequar as práticas da empresa aos funcionários de cada cultura.

    O treinamento em idiomas, tecnologias da informação e a realização de intercâmbios são fundamentais p/ minimizar o choque entre as diferentes culturas.

    É necessário descentralizar o poder, fortalecendo os líderes locais, p/ aumentar a agilidade das ações e no conhecimento da cultura local.

  • Inovação: Inovar melhorando ou criando novos serviços / produtos / processos / tecnologias é a melhor forma de competir globalmente, pois obtêm-se uma certa vantagem enquanto a concorrência corre para se reestruturar.
Conclusão

É preciso considerar as ameaças e as oportunidades globalmente mas sem desconsiderar as peculiaridades locais. Blah! hahaha :-P



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

1 comentários:

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.

Blog Widget by LinkWithin