17.8.07

Necessidades Humanas - Maslow


Acho mto útil para entender melhor o q motiva os funcionários e satisfaz os clientes.

Nessa teoria, Maslow afirma q o homem é motivado pelas necessidades não-satisfeitas e q elas obedecem a uma certa hierarquia.

Ou seja, em circunstâncias normais, as necessidades de ordem inferior têm prioridade em relação às de ordem superior. As necessidades foram divididas em 5 classes:

Fisiológicas: Estão no nível mais baixo. São de grande importância qdo não satisfeitas. Alguns exemplos: alimento, descanso, proteção contra intempéries, etc.

É praticamente impossível alguém trabalhar bem ou curtir algum produto/serviço se está insatisfeito nesse nível, ou seja, mto cansado, com mta fome, com sede e etc.

Segurança: Qdo as fisiológicas estão razoavelmente satisfeitas, as necessidades de segurança começam a direcionar o comportamento. Exemplos: proteção contra o perigo, a ameaça, a privação, incertezas.

Portanto empresas que não oferecem uma certa estabilidade, q não são confiáveis, prejudicam mto sua relação com funcionários e clientes.

Sociais: Qdo as necessidades fisiológicas do homem estão satisfeitas e ele não está temeroso a respeito do seu bem-estar, suas necessidades sociais tornam-se importante fator de motivação. Exemplos: necessidade de participação, de associação, de aceitação, de amizade, família e afeto.

Mtas empresas têm medo de q, em grupo, clientes e funcionários se voltem contra os objetivos da empresa. Mas estudos mostram q um grupo coeso e unido favorece a empresa a atingir melhor seus os objetivos do q indivíduos isolados um dos outros.

E perceba q dessa necessidade pra cima, o dinheiro, "salário maior" ou "preço mais baixo", não faz tanta diferença pra clientes e funcionários satisfazerem suas necessidades.

Ego: As necessidades relacionadas ao Ego estão entre as mais importantes para a administração e para o próprio homem. Elas pertencem à 2 classes:

1. Necessidades relacionadas com o amor-próprio: autoconfiança, realização, competência, conhecimento, independência.

2. Necessidades relacionadas com a própria reputação: “status”, reconhecimento, aprovação, respeito.

Ao contrário das outras abaixo, essas necessidades são raramente satisfeitas. Principalmente, nas indústrias de produção em massa, dão pouca consideração a esses aspectos da motivação dos operários.

As empresas devem reconhecer seus funcionários e clientes, e contribuir para que sejam reconhecidos tb fora da empresa.

Auto-realização: Essas são as necessidades de cada um realizar o seu próprio potencial, de estar em contínuo auto-desenvolvimento, de explorar a própria criatividade.

São poucas as oportunidades para que funcionários e clientes satisfaçam essas necessidades.

A privação que a maioria das pessoas experimenta em relação às necessidades de nível inferior desvia suas energias da satisfação dessas necessidades superiores.

As necessidades de auto-realização são pouco trabalhadas nos produtos/serviços oferecidos aos clientes e dentro das empresas.



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

1 comentários:

Anônimo disse...

Nícholas Fernandes voce poderia colocar como tópicos alguns exemplos...
Amei seu blog, muito inteligente, diferente...

Blog Widget by LinkWithin