5.7.07

Mentalidade Financeira

Fonte: livro Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kyosaki). Não se engane pelo título tosco ;)

Pobres: Sua renda, se mto, cobre apenas as despesas. Não sobra nada.

Classe Média: Trabalham -> Ganham mais -> Gastam mais (carro, casa, supérfluos) -> Despesas aumentam -> Trabalham mais -> Ganham mais -> Gastam mais... e assim vai até a aposentadoria, pra só então "aproveitar a vida".

É o que o Robert Kyosaki chama de "Corrida dos Ratos", por que é uma corrida que se corre em círculos, não há linha de chegada. E mesmo que você consiga se manter sempre à frente, você continuará sendo um "rato". Continuará não sendo dono do seu tempo, do seu destino.

Essa mentalidade também explica por que algumas pessoas ganham na loteria e acabam mais pobres ou se sacrificam mais para manter o novo padrão de vida. Elas "Ganham mais", logo "Gastam mais" e então as "Despesas aumentam", enquanto a "Renda" só diminui.

Ilustração da "Corrida dos Ratos" - Via Chief Hapiness Officer

Ricos:
Trabalham -> Ganham mais -> Investem -> Ganham mais -> Investem... até atingirem a "Independência Financeira".

As pessoas q enriquecem (no geral) tentam fazer com q seu dinheiro gere mais dinheiro, até atingirem o ponto onde a renda gerada pelo seus investimentos cobre totalmente seus gastos (Independência Financeira).

Nesse ponto a pessoa não precisa mais buscar por dinheiro se não quiser, pode se dedicar a outras coisas ou não.

Consegue assim, ter mais tempo e mais liberdade para se dedicar àquilo q a torna mais feliz, seja o que for: um trabalho q realmente goste, viajar, não fazer nada, "whatever".



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin