20.8.07

"Execução", Larry Bossidy e Ram Charan

fonte: além das minhas próprias anotações, vi tb o resumo do blog Congestionado

Várias empresas apresentam ótimas idéias, criam planos detalhados... mas não conseguem executá-los da forma esperada.

Mtos líderes acham q executar é a parte banal e concentram-se apenas na estratégia. Estratégia sem execução não vira realidade. O líder é único q pode imbutir a execução na estratégia, resolver os problemas e fazer as coisas acontecerem!

Os 7 Comportamentos Essenciais para o Líder:

1. Conheça o seu Pessoal e o seu Negócio. Relatórios não substituem a convivência. Tb não é sobre gerenciar cada detalhe, inibindo a criatividade. É sobre estar envolvido com a realidade do dia-a-dia da empresa.

2. Insista no Realismo. As empresas estão cheias de gente q nega a realidade, ignorando erros e fraquezas. Para uma execução efetiva é necessário questionar, buscar a verdade, encarar a realidade da empresa e ajudar seu pessoal a superar as dificuldades q surgirem.

3. Estabeleça Metas e Prioridades Claras. Certifique-se que estão claras e entendidas por todos. Documente de maneira simples. Facilite o acesso. Esclareça as dúvidas. Poucas prioridades, 4 no máximo.

4. Faça acompanhamento, Conclua os planos. Planos q não são concluídos diminuem a motivação da equipe e fazem com q iniciativas futuras não sejam levadas a sério. Essa é umas das principais causas de uma péssima execução. O líder deve criar mecanismos de acompanhamento, como reuniões para verificar se todos estão conseguindo fazer o q deveriam estar fazendo e resolver os conflitos.

5. Recompense os q "fazem acontecer". Se vc quer q as pessoas produzam um comportamento específico, vc deve recompensá-las para isso. Nas empresas q não executam, mtas vezes as recompensas não possuem relação nenhuma com os resultados alcançados.

6. Amplie as Habilidades das Pessoas através da Orientação. Orientar é uma das tarefas + importantes de um líder. O líder deve passar sua experiência para os outros líderes, expandindo assim a capacidade de toda organização.

7. Conheça a si mesmo e tenha firmeza emocional. Sem isso, não se consegue ser honesto consigo mesmo, com a realidade do negócio e com as outras pessoas.

Criando a Base para a Mudança Cultural

Para criar a mudança cultura é essencial explicar os resultados esperados, discutir a forma de obter esses resultados (com orientação do líder) e recompensar aqueles que produzirem os resultados.

1. Mudança no Comportamento através da Mudanças nas Recompensas

A relação entre recompensas e desempenho é a base da mudança. Se uma empresa recompensa e promove as pessoas pela execução, sua cultura mudará. Não se deve recompensar apenas os números/resultados, mas o comportamento desejado tb. É preciso dar um feedback construtivo (orientar) os q não estão se comportando de acordo com a nova cultura, em último caso afastá-los para não contaminar a organização.

2. A importância do Diálogo

Não se pode ter uma cultura de execução sem um diálogo que traga a realidade à superfície. Isso só é possível através de um diálogo franco, aberto e sem formalidades. O pessoal da empresa deve participar dos diálogos com a cabeça aberta e espaço para falar e receber opiniões sinceras.

As pessoas certas nos lugares certos

As análises, as experiências e capacidades de algumas pessoas podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Essa é uma tarefa q nenhuma líder deve delegar.

Não que o dep. de RH deva ser extinto, mas o líder deve se envolver pessoalmente no processo de seleção, avaliando os candidatos junto ao RH e fazer as perguntas corretas para obter as informações que precisa.

Para colocar as pessoas nas posições certas, o líder pode ter algumas dificuldades:

Falta de conhecimento. O líder se baseia somente em opiniões de terceiros ou não identifica corretamente as característica necessárias q o candidato deve ter para ter sucesso no novo cargo.

Falta de coragem. Mtas vezes as pessoas ocupam as posições erradas por falta de coragem do lider em efetuar as mudanças (por exemplo, demissões).

Conforto Psicológico: O líder se sente bem com uma pessoa no cargo (por ser fácil de lidar), mesmo que não seja a mais adequada.

Um ponto importante é saber se o candidato sabe "fazer acontecer", não só olhando o histórico de resultado mas procurando também saber "como" fez acontecer.

As principais características que devem ser procuradas em um talento são:
  • Energizam as pessoas
  • São determinados e não procrastinam decisões díficeis
  • Conseguem as coisas através dos outros
  • Acompanham tudo até que chegue ao fim.
Os Principais Processos da Execução (Pessoal, Estratégico e Operacional)

Processo de Pessoal

1. Ligar as Pessoas à Estratégia e às Operações: os líderes devem avaliar se possuem o tipo e a quantidade adequada de pessoas para executar a estratégia. Para isto deve ser avaliada a estratégia de curto (0-2 anos), médio (2-5 anos) e longo (+ de 5 anos) prazos.

2. Desenvolver o Grupo de Liderança: os objetivos de médio e longo prazos somente serão atingidos se a organização criar um grupo de líderes promissores que tenha capacidade de assumir gradualmente maiores responsabilidades. É importante tb avaliar o risco que a saída de alguns profissionais representa para a empresa

3. Lidar com Aqueles que têm Mau Desempenho: É importante distinguir as pessoas q não se encaixaram bem na posição, aquelas q devem ser promovidas, as q devem ser orientadas e aquelas q devem ser afastadas.

4. Ligar o RH aos Resultados do Negócio: O RH deve estar integrado à estratégia e operações e apoiar os líderes no recrutamento.

Processo de Estratégia

Ao invés disso, deve ser um plano de ação que dê uma direção clara para as atividades da organização e sua criação deve envolver ativamente os líderes responsáveis por sua execução.

Um bom planejamento estratégico deve responder as seguintes questões:

1. Qual é a avaliação do ambiente externo? (política, sociedade, economia, demografia, tecnologia, concorrência)
2. Qual é o seu grau de entendimento sobre os clientes e os mercados existentes? Quem decide a compra e como se comporta?
3. Qual a melhor forma de fazer o negócio crescer de maneira rentável e quais são os obstáculos ao crescimento?
4. Quem são os concorrentes?
5. A empresa pode executar a estratégia?
6. Quais são os marcos mais importantes para executar o plano?
7. O curto e o longo prazo estão equilibrados?
8. Quais os principais problemas que a empresa poderá enfrentar?
9. Como o negócio gerará lucro numa base sustentável?

Processo de Operações

O processo de estratégia define aonde o negócio quer chegar, o processo de pessoal define quem vai fazer isso e o processo de operações diz qual é o caminho para atingir o objetivo.

É importante deixar claro novamente que não se trata de colocar números maiores do que no ano anterior, e sim de ter uma discussão franca sobre as possibilidades da organização. Todas as metas devem ser ambiciosas, mas realistas.

Líderes que "fizeram acontecer"

Jack Welch, Sam Walton e Herb Kelleher são exemplos de líderes q faziam acontecer. Sempre estavam intimamente ligados ao seu pessoal e às operações. Conheciam a realidade do negócio e conversavam sobre ela. Eles se informavam dos detalhes, ficavam entusiasmados com o q estava sendo feito e eram apaixonados por obter resultados. Esses líderes inspiravam pelo o exemplo.



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