17.9.07

Tipos de Histórias p/ gerar Boca-a-Boca

Fonte: vi no Blog do Guy Kawasaki, e dei uma traduzida/adaptada em cima.

Lois Kelly é o autor de Beyond Buzz: The Next Generation of Word-of-Mouth Marketing . Segundo ele, se o seu negócio não se identifica com pelo menos 3 dessas histórias, então vc tem um problema!

1. Aspirações e Crenças: Mais q qq outra história, pessoas gostam de ouvir sobre aspirações e crenças, tanto q religião é o tópico mais popular de boca-a-boca. Aspirações ajudam as pessoas a se conectarem emocionalmente com a empresa, a ver a alma da empresa.

2. Davi vs. Golias: Histórias sobre pequenas empresa vencendo as grandes organizações, criam significado e paixão. As pessoas gostam de saber como o pequeno vai vencer o grande e como o mundo ficará melhor com isso.

3. Avanlanche prestes a desabar: A montanha tá rugindo, o sol tá ficando quente, mas as rochas e a neve ainda tão pra cair e vc pode ser morto se não tomar cuidado. Esse tema vai de encontro com nosso desejo de saber coisas importantes antes da maioria.

4. Contrárias ao senso-comum/Contrárias à intuição/Afirmativas desafiadoras:

"Contrárias ao senso-comum" são contra ao q pensa as multidões e chama mta atenção. Qto + original e - arrogante for, mais útil será pra provocar conversas significativas.

"Contrárias à intuição" vão contra o q nossa intuição diz q é verdadeiro. Fazem com q as pessoas repensem seus conceitos e como falem sobre eles.

5. Ansiedades: É diferente da avalanche pois é mais sobre incerteza do q a vinda de uma mudança grande. Exemplos de temas: aposentadorias, educação dos filhos.. etc

6. Personalidades Marcantes e Histórias Pessoais: Históris com algumas lições de vida e com o q os executivos valorizam. Esses pontos são lembrados, retransmitidos e implementados.

7. Tutoriais e conselhos: Pessoas adoram histórias sobre como fazer melhor as coisas comuns, de maneiras mais prática. Pra ser interessante, histórias assim tem q ser novas e originais.

8. Glamourosas e Chiques: Nossa sociedade é viciada em glamour e celebridades. Achar uma forma de linkar sua história com algo de glamour e fama é uma boa forma de iniciar um boca-a-boca.

9. Relacionada à algum evento: Falar sobre as previsões do mercado pro próximo ano, publicidade durante época de copa do mundo, são exemplos desse tipo de história.

Uma perguntas q vc deve se fazer: "Q tipo de história nosso marketing está usando?"

E se tiver coragem: "Qual tipo de história nossa marketing deveria usar?"



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