3.10.07

"Você está Louco!", Ricardo Semler

Ricardo Semler, seus livros e sua empresa Semco (14 anos se reinventando crescendo à 27,5% a.a), não são tão conhecidos no Brasil. Mas lá fora tão bombando! Ele deu aulas no MIT e Harvard, sua empresa é estudo em vários cursos no mundo e seus livros já venderam milhares de cópias!

Esse livro dele achei meio chatinho de ler, é meio biográfico.. mas tem umas idéias de arrepiar!

Imaginar uma gestão tão democrática.. onde funcionários elegem seus chefes, decidem horário e o local onde vão trabalhar (ganham assim horas perdidas nos congestionamentos), têm direito a folgas durante semana pra se dedicarem a projetos pessoais, participam das decisões da empresa...

imaginar q isso pode dar certo, é assustador e excitante!
deve ser difícil implementar, mas persistindo pode valer a pena! Tornando os funcionários + comprometidos, motivados, criativos... e a empresa + descentralizada e quem sabe até + ágil!

Ele aborda tb problemas na educação do país. Segundo Ricardo, para termos empresas democráticas, precisamos de escolas democráticas. Criou assim a escola Lumiar, em q o aluno é sempre acompanhado pelo mesmo tutor e aprende o q lhe interessa, montando sua própria grade.

Criou também o Instituto DNA Brasil no qual intelectuais e representantes do povo se reúnem para repensar os problemas do país.

Em Campos do Jordão, está desenvolvendo um complexo hoteleiro com luxos autênticos do Brasil e não copiados do exterior.

O q ele fala da vida dele também não é de todo ruim, ele fala dos problemas da administração familiar na empresa, sobre qdo ficou obcecado pelo trabalho, qdo o sucesso subiu a cabeça, qdo o nível de stress afetou sua saúde.... fala também tb das viagens de aventura q ele fez.. atravessou o deserto e etc...

Agora o q + gostei no livro foi o lance dos "3 porquês". Ele fala q frente a qq idéia, devemos perguntar "por quê?" 3 vezes. Ele diz q td mundo consegue responder o 1º pq. Já o 2º causa certo incomôdo, começa a ficar inseguro. E no 3º pouca coisa continua fazendo sentido. Isso o ajuda a ser mais inovador e a se livrar de conceitos ultrapassados.

Acho q + do q uma "experiência", esse modo de gerir do Ricardo é uma tendência. Com essa necessidade de inovar, de reter bons talentos e valorização do bem-estar... quem tiver familiarizado em desenvolver um ambiente c/ transparência, liberdade e igualdade... sairá na frente.

Se um dia eu tiver oportunidade, vou tentar esse lance de gestão democrática! curti! ;)



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin