3.10.07

Lemas do Karatê (Dojo Kun)

Lemas do karatê, em japonês. (Dojo Kun)

Quem repete isso no começo e ao final de cada treino, sabe o valor q tem essas palavras.. saudades do Karatê, dos aprendizados e dos amigos... =)

1) Esforçar-se para formação do caráter
HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO

Ser querido é melhor que ser temido. Tornar-se uma boa pessoa é mais importante que tudo para o karateka. Pratica-se o karatê para obter principalmente paciência, perseverança, concentração, controle e humildade.

2) Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão
HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO

O karateca busca tornar-se cada vez mais humano e, ao mesmo tempo que combate o lado animal, cultiva o espiritual. Tenta assim buscar os motivos, entender as consequências, refletir as atitudes, compreender o mundo e a vida enfim.

3) Criar o intuito de esforço
HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO

Mesmo quando não se está conseguindo é importantíssimo tentar sempre de modo a desenvolver em si a habilidade que não possui. Quando se é fraco, é suportando uma carga um pouco maior que se vai conseguir fortalecer. Esforçar implica em ir além dos limites sejam eles físicos ou espirituais.

4) Respeitar acima de tudo
HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO

Acima de tudo. Quem segue verdadeiramente este preceito não vai justificar depois uma conduta desrespeitosa, mas vai sempre demonstrar nas atitudes a idéia que abraça.

5) Conter o espírito de agressão
HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO

O animal agride quando ferido, acuado ou quando seu espaço pessoal é invadido. O homem, por ser potencialmente superior, se ofendido, tem a opção de revidar ou procurar uma situação mais confortável longe do ofensor, provocado, pode procurar uma visão diferente que o permita entender o seu ofensor.

fonte: Karatê Shotokan Brasil



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

4 comentários:

dyheferas.blogspot\ disse...

Oi Nicholas...meu nome Dyhé...nossa...achei mto legal seu blog....tôo fazndo um trabalho sobre karate....eu treinei tambem por 3 anos...é mto incrivel...e agora parei há um ano...sinto mta falta tambem.... esta d parabéns pela sua iniciativa ....gostei mesmo...
bjooo
fica com deus!
:*

Allan Vitorino disse...

O certo seria colocar todos 1 só nao por 1, 2... porque eles não tem importancia maior q a outra e so 2 dilema seria fidelidade para com verdadeiro caminho da razão! Mas gostei do seu blog!
Parabens.

Anônimo disse...

nao existe primeiro ou ultimo no karate todos sao hitoso!!!!!!!

Unknown disse...

Alguém me mostraria a frase em kanji respeito acima de tudo, estou querendo fazer uma tattoo mas estou com dúvida nas fontes, quem poder ajudar, manda pro meu email, ret_law11@hotmail.com

Blog Widget by LinkWithin