21.12.07

37signals: 10 Dicas para obter Reconhecimento

fonte: Ask 37signals: 10 Ways to "Get Ink"

A 37signals é uma empresa que eu admiro demais! Principalmente pelo reconhecimento que tem como empresa inovadora e também pelos seus projetos: Ruby on Rails, Basecamp e etc.

Seth Godin disse (veja aqui) que a 37signals consegue tanto reconhecimento justamente por não fazer "auto-promoção", mas sim "outro-promoção", ou seja, promovem as outras pessoas através de serviços realmente úteis.

Abaixo, confira as dicas deles para obter reconhecimento:

1. Ofereça algo de valor: Marketing é solicitar o tempo e atenção de alguém. Portanto, mantenha sua mensagem breve e interessante. Quando você educa ou entretem as pessoas, elas prestam atenção. Se você as chateia, elas não prestam atenção.

2. Conheça seu público: Qual ângulo será interessante para alguém que normalmente não liga para seus serviços? O que há de único na sua história? Nós investimos muito em comunicar a importância de manter-se pequeno e focar no "menos".

3. Tome partido por alguma coisa: Conheça e exponha a filosofia da sua empresa. Isso guiará você (e os outros) a chegar até sua história.

4. Mostre seu rosto: E-mails não substituem interações cara-a-cara. Vá a conferências e encontros, convide alguém que você admira para almoçar e etc. Tudo bem em fazer "network" - apenas não seja obcecado por isso.

5. Construa relacionamentos reais e sustentáveis: Seja um amigo ao invés de ser um cara tentando conseguir algo. Mantenha suas interações humanas (uma nota sincera tem um alcance muito maior do que um press release sensacionalista).

6. Importa a mensagem, não o quanto você gasta nela: Empresas que gastam toneladas em propaganda/RP para convencer as pessoas que seus produtos valem algo, são como caras que gastam montes de dinheiro com presentes e jantares para impressionar uma mulher. Que tipo de relacionamento estão realmente construindo? Relações bem sucedidas com clientes são como qualquer outro relacionamento de longo prazo: Começam mostrando que você se importa com a outra pessoa.

7. Ofereça coisas de graça: (Não acho que isso contradiz o item acima, mas..) Pessoas adoram coisas de graça. Ofereça uma versão grátis, distribua cupons, etc.

8. Pegue a onda: Tudo mundo está falando sobre o iPhone? Então faça um software para o iPhone. Descubra sobre o que as pessoas estão falando e então veja como você pode aparecer na cena também.

9. Tenha visão de longo prazo: Promoção, assim como outros aspectos do desenvolvimento de uma empresa, exige tempo e dedicação. Não espere reconhecimento instantâneo.

10. Seja inegavelmente bom: Seja tão bom de forma que ninguém possa ignorar. É bem mais fácil conseguir ser reconhecido assim do que indo em coquetéis. Saia, faça algo que arrebente e as pessoas falarão sobre você.

Veja também: mais dicas no capítulo Promoção do livro da 37signals: "Getting Real".



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

1 comentários:

Carla Shwafaty disse...

Achei que as fotos já estaria aqui hunf =(!
Bjokas Nico

Blog Widget by LinkWithin