8.1.08

"Meu Jeito de Fazer Negócios", Anita Roddick - parte 1

O livro dessa mulher mudou a minha vida e minha forma de ver o mundo! Se faço Adm hoje, devo muitíssimo a ela!!!

Li o livro em 2003 e ñ canso de folheá-lo e ver como continua atual para os dias de hoje.

Pra mim, é o MELHOR livro de negócios q li! (Dentre vários: Jack Welch, Peter Drucker, Tom Peters, Seth Godin, Guy Kawasaki..) pq o livro da Anita nos dá paixão, nos dá uma causa! E isso vale muito mais do q os 77,00 q o livro tá custando no submarino.

É tb cheio de imagens, frases, cartas provocativas.. possui um design bacana.. coisas q enriquecem ainda mais o tesouro dentro dessas páginas!

Mas quem foi Anita Roddick? filha de uma família de imigrantes, que acreditava no amor e no trabalho. A mãe dela jogou um balde de água no padre da cidade (imagina isso na época!), pq ele disse estar fazendo um favor em dar um enterro católico ao pai da Anita, q tinha falecido.

Qdo moça, se formou em História, era hippie, ñ tinha a menor idéia de nada.. apenas uma vontade feroz e grande imaginação. Encheu tanto o saco da ONU q mesmo ñ atendendo aos requisitos, acabou sendo contratada.

Depois de viajar o mundo, conheceu Gordon Roddick e 4 dias depois estavam morando juntos e nunca mais se separaram. Anita, sem grana e algumas tentativas falidas... teve a idéia de lançar cosméticos naturais. Com muito trabalho e criatividade surgiu a The Body Shop.

Mto antes dessas coisas de responsabilidade social nas empresas, administração humana, proibição de testes em animais, comércio justo, valorização da beleza natural da mulher... a empresa dela fazia tudo isso! Com excelentes resultados monetários e humanos, teve seu modelo de negócio copiado por várias empresas!

Ela e o marido tb estiveram envolvidos em causas sociais dificílimas em todo o mundo (veja os sites dela I'm a Activist e AnitaRoddick.com), como foram a dos Ogonis na Nigéria e dos Caiapós aqui no Brasil, lutando contra a exploração das grandes empresas e a conivência dos governos, utilizando inclusive recursos da sua própria empresa.

Anita morreu em 10/Set/2007 e isso foi um grande choque pra mim.

Tentei fazer o resumo desse livro, mas pra mim ele é irresumível. Logo vi q tava grifando quase tudo! Em cada linha via um aprendizado importante, em cada relida tinha vontade de grifar mais e mais coisas...

Enfim, q essas simples anotações coloquem um pouco de fogo nos seu coração assim como esse livro colocou no meu!

Dividi em partes pq ficou mto grande... a primeira terá as anotações dos capítulos:
  • Um Caminho Divertido
  • Afinal, o que é o mundo dos negócios?
  • Quem quer ser Empreendedor
Nas outras virá um pouco + sobre a Anita e as anotações dos capítulos:
  • Paixão Persuasiva
  • A Tirania do Negócio de Beleza
  • Fazendo as Coisas como uma Mulher
  • Levando a Pior nos EUA
  • Provocando Alvoroço em Campanhas em prol de causas sociais
  • Comerciantes de Visão
  • O Olho do Inimigo nas minhas costas
  • Reinventando a The Body Shop

"Do something!!!" (Anita Roddick)


Resumo/Melhores Trechos (clique aqui pra ver)

Um caminho divertido

"Em termos de poder ou influência, pode esquecer a Igreja e o Governo. Ñ há instituição + poderosa na sociedade do q a Empresa. Acredito que agora, mais do q nunca, é importante q a empresa assuma uma liderança moral. O negócio das empresas não deveria ser apenas dinheiro, deve ser também responsabilidade. Deveria ser sobre fazer um bem público e não sobre ganância pessoal."

"Precisamos redefinir o lucro, passando a medir o progresso pelo desenvolvimento humano, não pelo Produto Interno Bruto"

"Se você acha educação algo caro, tente a ignorância"

"Dedicatória: A meus netos [..] na ctz q seguirão o caminho de seus pais e avós (e, é claro Mother Jones) - determinados, verdadeiros, livres p/ pensar, simpáticos, demolidores de mitos, inconformistas e ativistas."

"Se você se acha mto pequeno pra ser notado, tente dormir com um mosquito!"

Afinal, o q é o mundo dos negócios?

"Olhando em retrospectiva [..] sinto q o caminho me tornou + radical. Fosse uma expedição na floresta Saraw, p/ fotografar o desmatamento ilegal, fosse a ida até o coração da Amazônia, p/ estabelecer uma primeira relação comercial com os caiapós, tive a oportunidade de entender de forma concreta como as corporações globais ameaçam a vida, ñ só da nossa sociedade, mas tb nas comunidades onde os homens de negócios nunca vão."

"A verdade é q o 'livre-comércio', como nossos antepassados vitorianos pregavam, referia-se a liberdade das comunidades de comercializar igualmente entre si. Nunca teve como objetivo ser o q é hoje - uma autorização p/ os grandes, ricos e poderosos tripudiarem sobre os pequenos, fracos e pobres."

"Na nossa sociedade, a gentileza é vista como algo ridículo ou falso. Jacob me provou q nada é + convincente do q ela."

Um Mundo sem Limites: "Já vi, e continuo vendo, crimes corporativos em grande escala. Vários setores parecem mesmo estar satisfeitos por poder lucrar com as condições subumanas de trabalho, vendo o mundo ser transformado rapidamente num grande playground para os que movimentam agilmente o capital e os investimentos de um lugar para o outro. [..] O novo capital nômade ñ cria raízes nunca, ñ constrói comunidades nunca. Tudo q ele é capaz de produzir é um grande lixo."

"A riqueza das 7 pessoas mais ricas no mundo, uma vez somada, seria suficiente para erradicar a pobreza no mundo inteiro"

"telas de computadores, um mercado de US$ 1.5 trilhão, 3% se refere ao valor das mercadorias existentes. 97% é puramente especulativo, virtual."

"Nos balanços financeiros ñ estão registrados os desrespeitos aos direitos humanos, o trabalho infantil, ou as violências cometidas contra o meio-ambiente.

A mudança pela regulamentação: "produtos elaborados sob condições q ñ atendam um padrão mínimo de decência deveriam ter comercialização proibida, e as empresas q desrespeitassem as regulamentaçoes deveriam ser punidas."

A mudança pela consciência do consumidor:

"Políticos podem ser julgados e condenados com base na sua responsabilidade pública. Pq ñ estender isso aos diretores das grandes corporações?"

"Como implantar uma regulamentação ñ é fácil, + ainda a consciência de cada um é fundamental"

"um dia as empresas serão julgadas pela sua lucratividade e pela sua ética"

"a falta de ação, + do q nunca, ñ é uma opção! A escolha poderá ser espontânea, levando ao sucesso, pq estarão sendo adotadas as polìticas corretas; ou então, prevalecerá a pressão da opinião pública, obrigando à adoção de práticas compatíveis"

Empresas com Alma

"Os sistemas [..] se transformam qdo há uma mudança fundamental em nós mesmos. A chave é o indivíduo, ñ o sistema. Se o indivíduo ñ tem lucidez, nenhum sistema, de direita ou de esquerda, pode trazer ordem e paz para o mundo."

"É um pecado contra a dignidade humana qdo um CEO demite milhares de pessoas e em seguida aceita um bônus de US$ 100 milhões"

"As empresas, sendo as + poderosas, cabe a elas liderar as transformações socias e promover uma melhor qualidade de vida, num mundo onde nem as necessidades básicas estão sendo atendidas."

"QQ faculdade de administração deve conter a preocupação com justiça social, direitos humanos, formação de comunidades equilibradas, ecomicamente e eticamente, e tb com a produtividade da alma humana."

"O mercado ñ tem humanidade, ñ tem mentalidade e nem consciência. Ele ñ comporta sentimentos de solidariedade, de vergonha ou de esperança. Ele ñ sabe o q são gentileza ou lealdade - mas tudo isso é essencial para o se humano "

Mudando o Sistema: "As empresas q operam globalmente podem mostrar o caminho. Elas ñ tem pq temer as mudanças, terão mto o q ganhar se ficarem abertas e atentas."

Quem quer ser um Empreendedor?

uma pessoa mediocre só pode obter um resultado medíocre. Seja especial.

a vida ñ é + complicada q o amor o trabalho

é importante criar uma atmosfera própria, uma personalidade, onde quer q vá ou q esteja fazendo

qdo se comete um erro, deve-se encará-lo rapidamente, para mudar o curso dos fatos

Ora se alguma coisa irrita vc, é provável q irrite mtas outras pessoas. E irritação é uma grande fonte de energia e criatividade

A falta de dinheiro criou as condições do nosso sucesso. Reciclando e reutilizando td.

Defina sua diretriz e habilidades, pesquise, descubra o q os concorrentes ñ tem e divulgue isso.

O crescimento de uma empresa é como ao de uma criança. No começo, td é estimulante. Leva uns tombos, aprende as primeiras palavras. Torna-se adulta e vai criando resistência às mudanças.

Sempre preferi buscar harmonia e camaradagem entre pessoas criativas, q lutam por seus motivos; do q espremer um pouco de criatividade ou ter uma organização composto por clones.

Qualidades q um empreendedor precisa ter

1. Visão de algo novo, tão forte q vai se tornar uma realidade. Beirando a obssessão.

2. Um toque de loucura

3. Habilidade p/ ir contra a multidão, seguindo seus instintos, reagindo de forma autêntica

4. Habilidade de ter novas idéias até achar a solução, e achar pessoas q o ajudem a executá-la

5. Otimismo Patológico. Tudo é possível para um empreendedor.

6. Conhecimento claro sobre como fazer as coisas, a partir: dos livros, da observação, do diálogo.

7. Experiência de vida prática: agir social e politicamente de maneira a usar aquilo q produz pra provocar mudanças

8. Criatividade

9. Habilidade de combinar tudo isso de forma eficiente

10. Ser um grande contador de histórias

Mulheres Empreendendoras

Por um lado, a mulher é encorajada a arriscar e a conduzir seu próprio destino; mas, por outro, há a pressão moral mto forte, na forma do lar e da família - o pressuposto é ainda o de q mulher deve estar onde os filhos estão.

Permanecem os preconceitos de q as mulheres ñ sabem gerir um negócio e q agem com carinho e envolvimento excessivos. Mas uma pesquisa mostra q as mulheres no comando são auto-suficientes e autocráticas, comandando com base no medo.

Pessoas q tem competência pra começar um empreendimento ñ são tão qualificadas pra gerenciá-los. Por isso sempre soube q deveria contratar pessoas melhores q eu.

A verdadeira força de um líder está em reforçar a força do grupo (Richard Farson)

ao contrário dos homens, as mulheres são sempre julgadas pela aparência e irrita o fato disso importar mais do q elas dizem

eu achava q ia ser julgada pelas minhas idéias, e ñ pela aparência, mas estava errada. Meu conselho pra qq mulher q tenha q enfrentar uma situação semelhante é o de deixar as crianças em casa e vestir-se da maneira mais informal e impessoal possível.

Conselho p/ empreendedores

1. Seja Oportunista

Os empreendedores de sucesso ñ trabalham dentro de sistemas, odeiam hierarquias e estruturas, procuram destruí-las. Possuem uma criatividade inata e selvagem, q ñ pode ser aprisionada. Possuem um radar em suas cabeças.

2. Apaixone-se pelas suas idéias

A maioria dos empreendedores q conheço ñ está preocupa em acumular dinheiro. Eles são movidos por idéias e em levá-las o mais longe possível.

Empreendedores Favoritos

Yvon Chouinard, fundador da Patagonia. Montanhista insatisfeito, passou a fabricar os próprios equipamentos. Mto engajado em resp. social.

Ben & Jerry, desejando empreender e se divertir, fizeram um curso sobre como fazer sorvetes e acabaram construindo uma empresa internacional. Td q tinham era uma boa idéia, coração bom e admitiam q lucros e princípios podem caminhar juntos.

Gerenciando o sucesso

Como manter um espírito empreendedor, qdo a empresa já se institucionalizou e o sucesso tb? essa é a parte + difícil

Uma empresa empreendedora precisa de pessoas malucas, remodelando as estratégias, trazendo novas idéias, experimentando sempre.

Energia Vital

A medida do sucesso é dada pelo tempo q dedicamos à criatividade. Ñ aprovo o simples cumprimento do horário de trabalho. Pessoas indisciplinadas ñ me incomodam. Elas são capazes de motivar, e isto é o q tem valor pra mim.

As pessoas tendem a achar q tenho excesso de energia. De onde veio isso?
  • Pânico: Ñ acredito q, qdo morrer, haverá um outro lugar. Você apanha a chama da vida e faz o máximo q pode, e depois ela se apaga. Penso q a energia vem disso.
  • Ser uma contestadora.
  • Senso de Revolta: o descontentamento em si leva à busca de solução.



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorooooo as ideias da Anita Roddick, sou uma eterna fã dessa grande mulher, peço que coloques a segunda parte do resumo do livro por favor.

Nícholas Fernandes Gimenes disse...

Opa! verdade.. prometi e não cumpri! vou postar a segunda parte aqui sim... me dá uns dias!

se quiser me manda seu e-mail q eu te aviso assim que o resumo já estiver postado aqui.

Abs!

Anônimo disse...

valeuuu, meu e-mail é queilale@hotmail.com.

Blog Widget by LinkWithin