11.1.08

Morreu Sir Edmund Hillary

Fiquei muito triste com a notícia, sempre fico balançado quando gente assim vem a falecer. Morreu aos 88 anos, por um ataque no coração.

Quem foi Edmund Hillary?

Edmund Hillary junto com Tenzing Norgay, foram os primeiros a subirem o monte Everest, em 1953.

Na época, depois de tantas tentativas sem sucesso e mortes, foi um feito incrível!!! A notícia correu o mundo todo, inspirando as pessoas, sobre sacrifícios e realizações.

A foto batida de Tenzing no topo do Everest é talvez a mais inspiradora do alpinismo e é citada por grandes montanhistas como o q os levou a seguir uma vida nas montanhas!!!


Ed (como gostava de ser chamado) teve uma vida marcada por grandes conquistas e aventuras, por sua humildade, integridade e dedicação aos povos himalaios... com a construção de escolas, hospitais, pontes e aeroportos.. ficando conhecido por eles como "burra sahib" (Grande Homem).

Esse "simples fazendeiro da Nova Zelândia" (como se descrevia) fez duras críticas à corrupção de governantes, às explorações comerciais das montanhas e à incidentes polêmicos como um no qual alpinistas abandonaram um colega agonizando na montanha.

Ed foi um homem de poucas palavras e muita ação... autêntico, simples, determinado, responsável.. que se orgulhava muitos mais de suas obras filantrópicas do que de sua ascensão ao Everest.

Jim Wilson, amigo de Ed, disse: "Todos temos sonhos. Mas Ed, tinha sonhos e então incrivelmente seguia em direção deles, continuava em frente e os realizava."

Ed disse, enquanto plantava árvores raras numa escola infantil do Nepal: "Acho que tudo vem da motivação. Quando você realmente quer alguma coisa, você trabalha duro por ela."

Sobre a morte, ele disse: "Isso particularmente não me assusta. Eu tive uma vida longa e maravilhosa, 2 esposas incríveis... não dá para fazer muito melhor que isso... tive uma vida ótima, excitante, cheia de boas aventuras..."

Sobre o porquê de escalar, ele disse: "Não tenho nenhuma resposta nova sobre o porque um homem escala uma montanha. A maioria simplesmente ainda vai apenas pra chegar lá e escalar."

O q tenho a dizer sobre Ed é q ele foi sim um "Grande Homem" como dizem os himalaios. Um homem responsável, íntegro, autêntico, determinado, aventureiro, bem-humorado.. uma grande referência pra mim sobre o tipo de homem que quero me tornar.

Abaixo, uma frase dele q li antes mesmo de começar a escalar e q nunca mais esqueci:

"Não foi a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos."

(Sir Edmund Hillary)

Qdo li, eu gostei. Mas hoje, depois de começar a escalar e de outras coisas, muito mais do q apenas gostar, eu a entendo.



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin