27.3.08

Petição para Alerta AMBER

Amber Hagermanfontes:
AMBER, o alerta que salva
Blog Diga NÃO à Erotização Infantil - autor da petição


Amber Hagerman tinha 9 anos quando foi sequestrada enquanto andava de bicicleta perto de sua casa, em Arlignton no Texas.

Embora a polícia tenha localizado um vizinho capaz de descrever o veículo envolvido, não havia meio de disseminar esta informação rapidamente à comunidade.

Apesar dos esforços das agências policiais e da comunidade, o corpo nu da menina foi encontrado 4 dias depois, flutuando de bruços em um riacho, com o pescoço cortado.

Os pais e a comunidade, enfurecidos, começaram a procurar por um meio mais rápido e eficiente de divulgar informações sobre crianças desaparecidas. 74% das crianças mortas pelos sequestradores são mortas nas 3 primeiras horas. A recuperação rápida da criança aumenta a probabilidade de que ela seja encontrada com vida.

Foi então criado o Plano de Alerta AMBER, que obriga os veículos de comunicação a divulgar informações com nome, fotos e características das crianças, bem como qualquer pista que leve a encontrar a criança e um número é disponibilizado, para que pessoas interessadas possam ligar e dar mais informações.

Há critérios específicos que põe em andamento o plano:

1. Oficiais policiais confirmam o rapto

2. A polícia determina que a criança está em perigo de ferimento ou morte

3. Evidência é juntada (por exemplo, uma descrição detalhada da criança, do raptor, ou veículo envolvido no ato) para ajudar na rápida recuperação da criança.

O AMBER Alert Net é uma das várias iniciativas que têm como objetivo aumentar o alcance do Plano de Alerta AMBER, fazendo com que ele atinja usuários da internet em casa e no trabalho.

Vários países estão aderindo a esse alerta. Vamos aderir aqui no Brasil também:



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us
Blog Widget by LinkWithin