29.3.08

"Salvation Mountain", Leonard Knight

Leonard Knight e sua Salvation Mountain! =)

Anita Roddick disse, certa vez:

"Existem pessoas que vivem fora das linhas... e Leonard é uma delas.

Alguns podem chamá-lo de louco. Mas para mim, ele é uma inspiração."


Tudo começou em 1967, enquanto ele estava sozinho em sua van. Era quarta-feira de manhã, ele tinha 35 anos e sentia-se vazio, cansado das coisas.

Foi quando, sem saber por que, começou a falar alto e repetidamente: "Jesus! Por favor, venha pro meu coração!" e de repente sentiu-se bem, feliz, completo.

Anos depois ele viu um balão voando pela cidade e percebeu o impacto que aquilo teve nas pessoas. Decidiu fazer um balão cheio de mensagens sobre o quanto Deus ama as pessoas.

Passou anos se dedicando ao máximo nessa idéia, ele mesmo construiu o balão (100m de circunferência!) e em 1984 foi até o deserto para soltá-lo.

Mas ficou muito grande, Leonard não conseguia inflá-lo. Muitas pessoas tentaram ajudar, fizeram de tudo! Mas não conseguiram fazê-lo voar.

Leonard se sentiu um fracasso. Decidiu ficar ali mais uns dias e fazer uma pequena homenagem para Deus em cima de uma montanha. Utilizava tinta, cimento, argila e alguns objetos que encontrava no deserto.

Só que os dias viraram semanas, as semanas viraram meses... e 23 anos depois ele continua esculpindo e pintando, aquela mesma montanha, com palavras como: Amor, Paz, Alegria, Sacríficio, Compaixão. Tudo para transmitir sua mensagem: "Deus é Amor".

BubbleShare: Veja o Álbum
Após 4 anos de trabalho na montanha, um desabamento pôs tudo abaixo. Sem perder o entusiasmo, Leonard voltou a reconstruí-la, com mais cuidado para que não houvessem outros desabamentos.

A 1ª montanha, antes e após o desabamento.

Em 94, algumas autoridades locais julgaram que a Salvation Mountain poderia se tornar um empecilho nos planos de desenvolvimento econômico da região. Para justificar seus atos, as autoridades alegaram que ali havia alto níveis de substâncias tóxicas.

A população rapidamente se organizou e reuniu centenas de assinaturas e conseguiram um outro laudo, revelando que ali não havia nenhuma contaminação. Em 2002, a Salvation Mountain foi nomeada Tesouro Nacional dos EUA.

A Salvation Mountain está com aproximadamente 15m de altura e ocupa uns 50m de diâmetro e recebe cerca de 100 visitantes por dia, que Leonard faz questão de receber afetuosamente.

Leonard pede que qualquer doação seja feita em tintas, de preferência acrílica. Estima-se que ele tenha utilizado mais de 100.000 galões em seu trabalho.

Seu balão foi reconstruído e hoje é exibido no Baltimore's American Visionary Art Museum, dirigido por Rebecca Hoffberger:

"Sua arte é sobre o amor. Não há julgamento na sua visão de Deus. Ele simplesmente ama as pessoas. É um artista reconhecido mundialmente, não é isso que todos queremos ver? Ele faz isso sem nos cobrar nada."

Leonard agora está com 76 anos e dorme todos os dias no Salvation Truck. Quando questionado se é feliz, ele responde:

"Eu amo todo mundo. Não forço ninguém sobre suas crenças. O grande propósito disso tudo é que Deus nos dá seu amor, de uma forma simples. É simplesmente uma linda história de amor.

Quando estou pintando ou esculpindo, eu estou me divertindo. Nunca fui tão feliz em toda minha vida."

Histórias assim me emocionam muito! Preciso conhecer a Salvation Mountain... tanto quanto a Capela Sistina! \o/

Visite virtualmente a Salvation Mountain:

MUITO PERFEITO!!! :D

Quando abrir a foto panorâmica, utilize as setas na direita para navegar e dar zoom.

Se preferir, clique e arraste o mouse na paisagem, pra direção que quiser! Pros lados, pra cima, pra baixo. Role a bolinha de scroll do mouse para dar zoom!

Vista de Frente: Salvation Mountain - Front View

Outras vistas: Will Pearson Panoramic Photography: Salvation Mountain (nas vistas internas, não esqueça de mover a seta pra cima! muito loko! :D)

Entrevista de Leonard Knight, sobre a Salvation Mountain:

http://www.youtube.com/watch?v=oCjLlRx240I

MAIS LINKS!

Cena do filme Into The Wild, na Salvation Mountain (SHOW!!!)
Salvation Mountain no Google Maps
Site Oficial da Salvation Mountain e Leonard Knight



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

1 comentários:

Jackie Götzen disse...

Sim, sei, o blog é seu espaço, mas tb gostava de quando vc escrevia sobre as suas aventuras pessoais! quando foi quando vc viajou com a biz!

Blog Widget by LinkWithin