15.4.08

"On The Road" (Pé na Estrada), Jack Kerouac

On The Road - Jack KerouacNoooossa esse livro é muito DOIDO!! hahaha curti pra caramba!!

O livro relata as viagens de dois caras malucões: Sal Paradise e Dean Moriaty. A história foi baseada nas viagens reais feitas pelo autor Jack Kerouac (Sal) e seu amigo Neal Cassidy (Dean).

São dois caras apaixonados por literatura, jazz, mulheres... que atravessam os EUA em viagens surpreendentes.. zoando absurdo, conhecendo um monte de gente doida.. vivendo amores, aventuras.. curtindo a natureza.. passando por vários perrengues hahaha.. e aprendendo muito sobre suas próprias vidas!

O ritmo do livro é muito alucinante!! Não pára! Tem pouquíssimos parágrafos, pontos, vírgulas... ele dispara contando tudo.. faz a gente se sentir como se tivesse num bar ouvindo as histórias loucas de algum amigo nosso figuraaaaça..

Esse tipo de escrita foi inovador na época, Jack disse ter escrito esse livro, contendo 7 anos de suas viagens, em apenas 3 semanas!! Ele unia as folhas com fita adesiva e colocava na máquina de escrever, para não ter que trocar de folha... se enchia de drogas estimulantes e não parava mais!

Viagens de Jack KerouacAs viagens de Jack Kerouac

Em alguns momentos ler o livro até me cansou, não conseguia acompanhar, tinha que descansar a cabeça hahahaha é muito rápido e sem pausas hahaha!! Mas ler faz você mergulhar na maluquice, é um turbilhão de idéias e acontecimentos, achei uma leitura muito massa!

Esse livro influenciou toda uma geração, deu origem ao termo BEAT (beatniks) e Jack Kerouac ficou muito famoso, o que não foi muito bem aceito por ele.

Depois de ler o livro... Bob Dylan, Chrissie Hynde (dos Pretenders), Hector Babenco (de Pixote) fugiram de casa, e Jim Morrison fundou o The Doors.

Neal Cassady e Jack KerouacJack escreveu outros livros, inclusive mais um inspirado em seu grande amigo Neal Cassady, entitulado Vision of Cody.

Dizem que seus livros devem ser lidos em inglês, em voz alta, num tom celebratário... como a poesia de Walt Whitman.. e que ninguém fazia isso melhor do que o próprio Jack.

Carolyn Cassady, esposa de Neal lançou uma biografia e conta que:

"Jack sempre foi muito tímido, ainda que parecesse durão, era doce, sensível, passional. Neal era mais espontâneo, machão sem fazer esforço, mas também se interessava muito pelas palavras. Ele esperava que Jack o ensinasse a ser do seu jeito. Eles eram opostos e muita gente pensava que se pareciam. Neal era rude, Jack era mais introvertido e gostaria de ter a mesma iniciativa com as mulheres. Ele gostava de ver Neal fazer isso"
.

Sou contra a zoar tão forte como acontece em alguns momentos do livro, tipo roubar carro para curtir, se arriscar na estrada e etc. E também não curto essa coisa de "vivo minha vida, o mundo que se ferre", acredito que temos responsabilidades e que devemos agir no mundo a favor dos outros.

Mas sou 1000% a favor dessa FOME incontrolável de viver tudo, ao mesmo tempo... de curtir cada segundo da vida.. de conhecer o mundo.. de curtir os amigos.. de não viver preocupado.. de viver sua verdadeira essência! Nada de dormir, isso é para os fracos! hahaha

O livro tem vários trechos ótimos, como este:

"Para mim, pessoas mesmo são os loucos, os que estão loucos para viver, loucos para falar, loucos para serem salvos, que querem tudo ao mesmo tempo agora, aqueles que nunca bocejam e jamais falam chavões, mas queimam, queimam, queimam como fabulosos fogos de artifício explodindo como constelações."

O Walter Salles está filmando o livro, com estréia prevista para 2009.

Veja mais trechos abaixo, e Hit the Road Jack!!! hahahah :D

Melhores Trechos:


On the Road - Pé na Estrada - Jack Kerouac


Livro com o texto do manuscrito original :)

ON THE ROAD - MANUSCRITO ORIGINAL - Jack Kerouac



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

3 comentários:

Anônimo disse...

Melhor livro até hoje!!
Não existe nada mais junkie do que ele!! Demais!! Minha biblia!! Lana

Tefi disse...

O livro é realmente fantástico... inspirador!
Se tiver interesse sugiro como próxima leitura "Vagabundos iluminados", também do Kerouac.

Nayara Bueno disse...

Bom eu estou mega em dúvida se leio On The Road - Manuscrito Original ou o Romance se puderem me ajudarr!!!

Blog Widget by LinkWithin