1.7.08

Oscar Niemeyer: 100 anos de Genialidade!

Neste post: Frases, Fotos, Vídeos, Principais Obras, Documentário, Reportagens, Entrevistas, Brasília, Arquitetura.

UPDATE: Oscar Niemeyer morreu hoje (05/Dez/2012)

"O mais importante não é a Arquitetura,
mas a Vida, os Amigos e este Mundo injusto que devemos modificar".


(Oscar Niemeyer)


Oscar Niemeyer

--------------------------------------------------------------

Oscar Niemeyer+ de 100 anos de lucidez e vigor.

Saiu da pobreza para o reconhecimento absoluto. Possui mais de 500 obras (projeto arquitetônico não é pastel!). Trabalhos de gênio, não há discussão.

Um homem simples, militante em causas sociais, apaixonado pela beleza da vida... principalmente pelas mulheres.

Aos 99 casou-se pela segunda vez. E continuou trabalhando, em mais de 200 projetos...

Como eu poderia escrever sobre uma pessoa que reúne tantas qualidades?

Ver suas obras é ampliar a cabeça, é ser arrastado pela imaginação... é se inspirar... pegar para si um pouco dessa genialidade, energia, paixão pela vida... é ter esperança por um mundo melhor e mais igualitário.

Nunca gostei muito de "ver prédio", ainda mais sem árvores rsrs. Sempre gostei mais de natureza... mas ter contato com a obra e a vida de Oscar Niemeyer, mudou irremediavelmente a minha forma de pensar.

--------------------------------------------------------------

Trailer do Documentário "A Vida é um Sopro"







 http://www.youtube.com/watch?v=AYRNEzQBdlM
A vida é um sopro - Oscar Niemeyer   
Elenco: Oscar Niemeyer, Carlos Heitor Co
ny, Chico Buarque, Eduardo Galeano, Eric Hobsbawn, Ferreira Gullar, José Saramago, Bruno Contarini, Ítalo Campofiorito, Mário Soares e Nélson Pereira dos Santos.
    site: www.avidaeumsopro.com.br (SHOW!!!)
-------------------------------------------------------------

Biografia
: Oscar Niemeyer - Wikipédia
-------------------------------------------------------------

Obras que mais gosto:

-------------------------------------------------------------

Alguns projetos futuros:

Projetos Futuros - Oscar Niemeyer veja mais no site CASA.com.br
-------------------------------------------------------------

Fotos: Eu, em Brasília  

     -------------------------------------------------------------

Vídeos:

-------------------------------------------------------------

Reportagens Especiais:

-------------------------------------------------------------

Frases e Pensamentos de Oscar Niemeyer:



Beleza O importante pra nós em todos os sentidos é a liberdade. Tem que haver fantasia, tem que haver uma solução diferente. A gente não quer uma arquitetura certinha, que funciona bem. Funcionar bem toda arquitetura tem que funcionar. (...)

Beleza é importante. Você vê as pirâmides... uma coisa sem o menor sentido, mas são tão bonitas, são tão monumentais que a gente esquece a razão das pirâmides e se admira, né? Se você ficar preocupado só com a função, fica uma merda.

Oscar Niemeyer

Invenção Pelo contato que eu tive com o Corbusier o mais importante foi o dia que ele me disse: "olha arquitetura é invenção". Isso depois eu compreendi lendo em diversos livros, quando eu li Baudelaire, ele dizia que a invenção, o espanto é a característica principal da obra de arte. De modo que na minha arquitetura, o que eu faço, a preocupação inicial é que seja diferente.

Arquitetura Moderna x Arquitetura Colonial Eu me lembro que na Europa, às vezes eles diziam: "O passado arquitetônico de vocês é pobre, é mais português do que brasileiro". E eu dizia: "isso é muito bom para nós, porque vocês vivem circulando entre monumentos, e nós estamos livres pra fazer hoje o passado de amanhã".

Poema da Curva Não é o ângulo reto que me atrai, Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo o homem. O que me atrai é a curva livre e sensual.

A curva que encontro no curso sinuoso dos nossos rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, O universo curvo de Einstein.

Desenhos, Croquis - Oscar Niemeyer

Brasília O Juscelino passou por aqui, me chamou, descemos juntos pra cidade e ele me disse: "Olha, eu quero fazer uma capital. Uma capital diferente. Não quero uma capital provinciana, quero uma coisa bonita, que mostre a importância do país."

Eu achei Brasília longe demais, mas depois eu me acostumei com a idéia. Que a determinação de Juscelino era tanta que nós passamos a achar que tudo ia correr bem. E Brasília foi assim uma aventura, cheia de problemas e desencontros, desconforto... a gente mal alojado.

Mas havia determinação do JK, e a coisa prosseguiu. Eu me lembro que quando eu fui pra lá, eu... eu levei quinze arquitetos, mas levei um médico, levei um engenheiro, levei dois jornalistas, levei cinco amigos meus que estavam na merda e precisavam trabalhar e que eu senti que era a oportunidade de ajudá-los.

Eu queria é que a conversa em Brasília fosse mais variada , que não falasse só de arquitetura, que e a vida ficasse mais fácil, mais divertida. A gente se divertia, a gente saía em grupo, não levava a coisa a sério. A gente tinha coisa pra contar, a turma era alegre, divertida...

Porque eu acho que a vida é assim. A gente tem que separar as coisas. A vida é chorar e rir a vida inteira. Aproveitar os momentos de tranqüilidade e brincar um pouco. Depois, os outros é agüentar. A vida é um sopro né? Oscar Niemeyer

Aos jovens arquitetos Não basta ser um bom profissional. Tem que conhecer o mundo, o seu país, os problemas de seu país, saber se comportar, contente consigo mesmo. De modo que as coisas se entrelaçam.

É preciso ler, é preciso ler... tem que se interessar pelos problemas da vida, estar pronto para participar.. nesse mundo injusto que nós vivemos...

Aqui no escritório toda terça é uma aula, de filosofia ou sobre o cosmos... não pra criar um intelectual, nada disso.. é o homem mais coberto do mundo que o cerca não é.. pronto a colaborar, da maneira correta, com horizontes abertos...

Eu estou informado em literatura, no que passa no mundo.. é preciso guardar sempre dentro de nós a vontade de colaborar, de ser útil, de ajudar o próximo. Eu quando viajei, encontrei solidariedade por toda a parte. Oscar Niemeyer

Sua vida Se você me pergunta sobre o meu trabalho, a minha vida, o que ficou, assim, que me agrada, não foi a arquitetura.

Foi eu ter olhado a vida de uma maneira mais humana, ter ficado ao lado dos mais pobres, ter entrado para o partido, estar pronto a protestar quando é preciso, ter me situado, ter me sentido bem comigo mesmo.

Isso é o que eu falo aos estudantes, quando falo com eles, dizendo que a arquitetura não é o mais importante, o mais importante é a vida, são os amigos, a família e a gente tem que tentar ser cordial com todo mundo, porque a vida não tem muito significativo, não há razão para a gente estar brigando. É isso.

Críticas Tudo tem que dar uma explicação. Mediocridade ativa é uma merda!

E no fim Você olha pro céu e fica espantado. É um universo fantástico que nos humilha e a gente não pode usufruir nada.

A gente fica espantado é com a força da inteligência do ser humano, que nasceu feito um animal qualquer, e hoje pensa, daqui a pouco está andando pelas estrelas, conversando com os outros seres humanos que estão por essas galáxias aí.

Mas no fim, a resposta de tudo isso é isso: nasceu, morreu: fodeu-se.


Oscar Niemeyer



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

2 comentários:

Gibara disse...

Eita tiozinho feio da porra.

Quando tu foi lá pro Rio você passou pela Av. Oscar Niemeyer.
;)

Ronaldo Costa disse...

Obrigado pela vista, Nicholas.

Show esse post sobre o Niemeyer. Você sintetizou praticamente tudo que há sobre ele e suas obras, belo trabalho!

Sou fã do trabalho dele há anos, e parece que você também é... Será que como eu, você também tem vontade de fazer arquitetura?

Blog Widget by LinkWithin