8.8.08

Documentário "The Corporation"

EXCELENTE!!! :D

The Corporation é um documentário de Mark Achbar e Jennifer Abbott, baseado no livro de Joel Bakan "The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power", sem versão em português.

O filme descreve o surgimento da instituição mais poderosa do nosso tempo - as grandes empresas - e o impacto que elas causam no mundo e em nossas vidas.

Entrevistas com 40 especialistas, entre eles: Noam Chomsky, Naomi Klein, Milton Friedman, Howard Zinn, Vandana Shiva e Michael Moore.


Leia sobre Responsabilidade nas Empresas:
Livro "Meu Jeito de Fazer Negócios", Anita Roddick
(meu livro favorito sobre negócios)


Melhores Trechos do Filme - Clique Aqui!


150 anos atrás, uma corporação era uma instituição relativamente insignificante. Hoje ela é onipresente, como a igreja, a monarquia e o partido comunista foram em outros tempos e lugares.

--------------------------------

Pessoa Juridicas são pessoas que não tem consciência moral. Elas realmente, só veem uma única coisa: o lucro. Como fazer tanto dinheiro quanto puderem a cada trimestre. Para estas pessoas nunca vai existir o suficiente.

--------------------------------

A quem estas companhias devem lealdade? as corporações devem obrigações apenas consigo mesmas, de crescerem e serem lucrativas, e tendem a ser mais lucrativas se fizerem outras pessoas pagarem suas contas, jogando seus custos para a sociedade.

--------------------------------

As empresas são como psicopatas:
- incapazes de sentir culpa
- incapazes de relacionamentos de longo prazo
- inconformidade com as leis
- indiferença quanto à segurança de outros

--------------------------------

Responsabilidade no negócio é uma questão difícil. Existem custos para serem cortados a toda hora e em algum momento a corporação diz "sabe de uma coisa? Deixe que outra pessoa cuide disso.Eu já tenho coisas suficientes para fazer".

--------------------------------

E no processo de atingir estes objetivos não há nenhuma pergunta, ou maldade ou remorso. Existe uma pressão dentro da corporação para conseguir resultados AGORA e externalizar qualquer custo que não seja necessário ou que as pessoas permitam que seja externalizado.

--------------------------------

Esta jaqueta custa $ 178,00 e os trabalhadores que as fazem recebem $ 0,74 por cada jaqueta que fazem. As pessoas na China que estão morrendo de fome, a única coisa que elas tem para oferecer para qualquer um que valha alguma coisa é a sua mão de obra barata. "Venha e nos empregue. Nós trabalharemos por $ 0,10 a hora. Porque com $ 0,10 por hora nós compraremos arroz que precisamos para não morrer de fome".
Esta é a realidade.
É a ciência da exploração.

--------------------------------

Os produtos sintéticos que permeiam nosso dia a dia e nossos produtos de consumo nosso ar e nossa água produzem câncer e crianças defeituosas além de outros efeitos tóxicos. As indústrias sabiam sobre isto e tentaram trivializar estes riscos. Indiferença negligente da segurança alheia. Se eu pegar uma arma e atirar em você eu sou um criminoso. Se eu te expuser a um agente químico, sabendo que isto irá te matar... qual é a diferença?

--------------------------------

Os corretores que trabalham na bolsa de valores não são caras que querem acabar com o ambiente e desobedecer as leis. Eles veem dolares e eles estão fazendo dinheiro. E voltamos novamente ao problema, de se obedecer a lei ou não, dependendo do custo efetivo. Se a possibilidade de ser pego for menor que o custo de seguir a lei. Algumas pessoas pensam que é apenas uma decisão empresarial.

--------------------------------

Não existe um único trabalho científico publicado nos últimos 25 anos que contradiga este cenário. Cada sistema vivo na terra está declinando.

--------------------------------

Eu fiquei pasmo quando aprendi quanta coisa a terra tem que produzir através de nosso processo de extração para produzir um dolar de lucro para nossa companhia.

--------------------------------

Uma corporação é simplesmente uma estrutura legal artificial mas existem pessoas trabalhando lá. Sejam os acionistas, sejam os gerentes, sejam os empregados, todos tem responsabilidade moral.

--------------------------------

Quanto é o suficiente?
Se você é um bilionário, não seria suficiente se fosse meio bilionário?
Não estaria bem para sua companhia fazer um pouco menos de dinheiro..?

--------------------------------

Qualquer produto pode ser feito de maneira sustentável?
Bem, nem todo e qualquer produto.
Você pode extrair produtos de minas de maneira sustentável?
Bem, eu não acredito. Existe uma questão mais fundamental que esta sobre as minas. Alguns produtos simplesmente não deveriam ser produzidos.

--------------------------------

Um dia no início desta jornada, percebi que a maneira que estava conduzindo minha companhia era a maneira do saqueador. Saqueando algo que não era meu, algo que pertence a toda criatura na terra e eu disse a mim mesmo "meu Deus, vai chegar o dia que isto vai ser ilegal... quando saquear não será mais permitido e vai chegar". Então eu disse a mim mesmo "meu Deus, algum dia pessoas como eu vão acabar na cadeia".

--------------------------------

Quando 11 de setembro aconteceu, foi uma das piores coisas que eu vi em toda a minha vida. Mas eu direi a você e qualquer corretor dirá a você. Quem não estava naquele edifício e quem estava comprando ouro e quem é dono do ouro e da prata quando aquilo aconteceu, a primeira coisa que eu pensei era "quanto será que o ouro vai subir"? Quando aconteceu todos dobraram seu capital.

--------------------------------

Com o passar dos séculos nós colocamos cada vez mais coisas ao alcance do público e ultimamente, começamos a tirar tudo de volta. Privatizar não significa você pegar uma instituição pública e dá-la a uma pessoa bacana. Significa você pegar uma instituição pública e dá-la a uma tiranía irresponsável.

--------------------------------

Imagine um mundo no qual uma das coisas que pertencem a uma corporação é a música "Parabéns para você". De fato, uma subsidiária da AOL/Time Warner tem os direitos autorais e para usá-la em filmes é preciso pagar por esse uso.

--------------------------------

Century City e a Lieberman Research Worldwide conduziram um estudo sobre teimosia infantil. Este estudo não era para ajudar os pais com a teimosia. Era para ajudar as corporações ensinar para as crianças teimar por seus produtos de maneira mais eficiente. 20%-40% das compras nunca ocorreriam se as crianças não teimassem com seus pais e 1/4 de todas as visitas a parques temáticos. A propaganda que as crianças estão expostas é trazida por psicólogos; isto é manipulação infantil. Uma família não pode combater uma indústria que gasta $ 12 bilhões por ano tentando ter seus filhos.

--------------------------------

As corporações do futuro não produzirão produtos. Elas produzirão marcas significativas. A disseminação da idéia delas mesmas é o seu produto.

--------------------------------

O que aconteceria se nós acordarmos um dia e descobrirmos que virtualmente todos os nossos relacionamentos, entre nossos colegas seres humanos.. são comerciais?

--------------------------------

O escritório de patentes e o governo dos Estados Unidos deram uma olhada nesta citada invenção, um micróbio modificado; e disseram de jeito nenhum. As patentes não cobrem coisas vivas. Sete anos mais tarde o Escritório americano de patentes emitiu o decreto que diz que você pode patentear qualquer coisa viva no mundo exceto um ser humano completo.

--------------------------------

Esta lei, este contrato proibia as pessoas de guardar água da chuva. portanto a água da chuva também tinha sido privatizada. (sobre a privatização de uma estação de água na Bolivia e da proibição de captar água da chuva).

--------------------------------

O emprego principal dos pais dos garotos que foram para a escola Columbine... o trabalho número um na cidade de Littleton Colorado... é a Lockheed Martin, fabricando armas de destruição em massa. Mas eles não veem a conexão entre o que eles fazem para viver e o que seus filhos fizeram na escola.

--------------------------------

Ultimamente nós temos que como indivíduos aceitar a responsabilidade de nossas ações coletivas

--------------------------------

Não existe uma só companhia na terra, nenhuma instituição de nenhum tipo, nem minha, nem sua, nem de ninguém... que é sustentável. Eu me convenci sozinho, ninguém me convenceu que sou como um saqueador da terra. Mas nos olhos da maioria sou um tipo de herói moderno. No fundo, no fundo a primeira revolução industrial fracassou e não está funcionando. Não é sustentável. É um erro.
E nós devemos nos mover para outra e melhor revolução industrial e fazer direito desta vez.
Quando eu penso o que poderia ser, eu visualizo uma organização de pessoas buscando um propósito, e este propósito é não causar danos.
Eu vejo uma companhia que é é ligada à terra por um cordão umbelical para suas matérias primas, coletando as matérias primas que já foram extraídas e as reutilizando novamente e novamente utilizando no processo energia renovável.
Este é o nosso plano. Resta subir o monte sustentabilidade. Aquele ponto no topo simbolizando nenhum desperdício...
Desde 1995, Interface reduziu seus danos ecológicos em um terço. Seu objetivo é se tornar sustentável até 2020.

--------------------------------

(Michael Moore indagado sobre como consegue fazer seus documentários...)
Vocês sabem que eu sempre penso que isto é muito engraçado, como eu sou capaz de mostrar tudo isto e ainda continuo aqui?
Eu estou na Internet. Sou distribuido pelos estúdios que são parte de grandes entidades corporativas. Então porque eles não me põe para fora se eu estou me opondo a tudo o que eles representam?
E eu gastei tempo e dinheiro deles para me opor ao que eles acreditam. OK?
Bem, é porque eles não acreditam em nada.
Eles me puseram aqui porque eles sabem que existem milhões de pessoas que querem ver meu filme e assistir na TV e isto os fará ganhar dinheiro. E por isso sou capaz de trazer estas coisas porque eu estou dirigindo meu caminhão através desta inacreditável falha do capitalismo: a falha da ganância.
Dizem que o homem rico lhe venderia a corda que ele está usando se ele pensar que pode fazer dinheiro com isso.
Bem, eu sou a corda. Eu espero. Sou parte da corda.
E eles também acreditam que quando as pessoas assistirem isto, eles acham que.. vocês sabem.. vocês sabem eles assistirão isto e... eles não farão nada porque acham que estamos fazendo um ótimo trabalho entorpecendo suas mentes e enganando a todos. As pessoas não saem da igreja para irem para nenhuma atividade política. Eles estão convencidos disto.
Eu estou convencido do oposto.
Eu estou convencido que poucas pessoas sairão deste cinema ou se levantarão da poltrona e irão fazer alguma coisa, qualquer coisa... e terão este mundo de volta a suas mãos.


Assista ao "The Corporation" - parte 1 (72 min):


http://video.google.com/videoplay?docid=1536249927801582119


Assista ao "The Corporation" - parte 2 (72 min):



http://video.google.com/videoplay?docid=-7123616269200477373



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin