23.9.08

Economia "Free"

Não existe "Almoço Grátis"! (Anônimo)

Free Economy (Final Version)
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: supply demand)

Conteúdo digital é praticamente grátis para copiar e distribuir, é relativamente fácil de imitar.... isso torna os produtos digitais cada vez mais comoditizados.

Produtos que permitem vários serviços agregados também estão barateando bastante. Exemplo: passagens de avião grátis, já amarrados a alguns serviços.

Beleza, TODO MUNDO adora coisas "grátis"!

Até mesmo quando sabemos que é ilusão (preço do "brinde" embutido no preço final do produto, por exemplo).

Eu gosto pra caramba também, fico feliz que todo mundo está tendo acesso à mais produtos e serviços...

*MAAAS* algumas coisas me PREOCUPAM! :-/

  • Monopólios, amarração do consumidor, falta de inovação:

    Adoro o Google e tal... mas acho a criação do Gmail algo similar ao dumping, isto é, quando um concorrente externo entra num mercado com um preço drasticamente menor, quebrando os concorrentes menores e ficando com o mercado só pra ele depois.

    O Google tem MUITO dinheiro, por isso pode bancar esse tipo de competição.... mas empresas menores, mesmo tendo um conceito de webmail superior... não poderão levantar capital para entrar nesse mercado.

    Essas empresas menores poderiam tentar levantar capital com propaganda ou algo assim.. mas o problema é que TODOS tem essa "brilhante idéia", saturando esse mercado..

    e quando a economia vai mal (e tá indo).. a primeira coisa a ser cortada é a propaganda, ou seja, quebradeira geral nas menores, desemprego, etc

    E nessa o Google vai levando.. não precisa ter pressa pra inovar, nem pra corrigir bugs.. o produto dele é de graça, não há concorrentes.. ficamos nas mãos dele.

    Alguém aqui discorda que o Orkut foi um lixão por tempo DEMAIS!?

    E Músicas? E Livros? Se for tudo grátis.. quem vai querer gravar um CD? Quem vai querer escrever um livro?

    Vai ter shows e palestras.. mas não sei hein.. uma palestra não pode estar no mundo inteiro.. um livro pode!

  • Insustentabilidade dos modelos de negócio:

    Todo mundo quer faturar em cima da propaganda.. é bem arriscado.. em momentos de crise econômica, a receita dessas empresas vai sumir!

    Mesmo o modelo Freemium (produto básico grátis, recursos adicionais pagos) é frágil, pois as chances da concorrência lançar algo similar de graça são altas.

  • Desperdício, Lixo Tecnológico, Excesso de Informação Inútil:

    "Vem fácil, Vai Fácil"... tudo que é de graça, NINGUÉM dá valor.

    Celulares estão hiper baratos, armazenamento de informações... isso faz as pessoas preferirem jogar celulares fora à pegarem um novo... e a Internet está inundada de Propaganda e de Abobrinha, NÃO AGUENTO MAIS!

    Ah e lembrei de um negócio! Uma vez deram Toddynho de graça na minha escola.. a molecada tacou tudo nos ventiladores! Mas o Toddynho que eles compram por R$ 1,50 ai nenhum joga! Entende?

Conclusão

Não me entendam mal, fico feliz de ter acesso a muitos produtos e serviços, mas as coisas tem que ter um preço adequado que evite o desperdício, nada é 100% grátis...

Se não cobram de um jeito, de outro será cobrado... e NÃO SEI se quero ser cobrado na minha liberdade, no estímulo a inovação, no uso consciente de recursos e em ter uma economia mais sólida... por alguns reais que eu economizo por ai.

Sei lá, apenas me preocupa isso tudo, preciso pensar mais sobre isso ainda! Ler mais sobre Cauda Longa, Freeconomics...

Será que o Chris Anderson pode me dar de GRAÇA seus livros sobre esses assuntos? hahaha :D

Veja mais:



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

1 comentários:

Bosco Carvalho disse...

Disponibolizei a versão em inglês, para uma leitura quase em 'monitor cheio', aqui: http://zecabatuta.blogspot.com/2009/08/free-chris-anderson.html

Blog Widget by LinkWithin