10.12.08

Para que servem os analistas?

Finalmente alguém teve a coragem de falar, parabéns para a Revista Exame.

veja alguns trechos da reportagem:
"Parece que foi num passado distante, mas há apenas seis meses uma espécie de euforia coletiva tomou conta do mercado acionário brasileiro"

"O Brasil havia acabado de receber o tão sonhado selo de país com grau de investimento, e o investidor estrangeiro invadiria a bolsa local na nova fase"

"A expansão do crédito garantia dinheiro a todos, dos compradores de carros àqueles que financiavam seu primeiro apartamento. O futuro, portanto, sorria para a bolsa brasileira"

"Para a premiada equipe de análise do banco de investimento UBS Pactual [..] o Índice Bovespa, que reúne as principais empresas do país e estava em seu recorde histórico, de 70 000 pontos, chegaria a 85 000 pontos até o fim de dezembro"

"Quem acreditou no sonho do 'Ibovespa 85 000' perdeu dinheiro de gente grande. Das ações recomendadas, todas caíram até o fim de novembro. A que caiu menos despencou 50%"

"E o Índice Bovespa rastejava em 34 000 pontos no dia do fechamento desta edição"

"Esse, infelizmente, é apenas um exemplo do circo de horrores que vem sendo o trabalho dos analistas do mercado [..] Seguir recomendações de oráculos das finanças tem sido um péssimo negócio"

"A verdade é que os mais bem pagos analistas do mundo estão, essencialmente, tão perdidos em meio à crise quanto qualquer um de nós"

"Diante das incertezas que o futuro apresenta, é preciso avaliar os cenários, assumir o risco e decidir"

"Apesar da crise atual, os economistas vão seguir tentando adivinhar o que vai acontecer. Os analistas continuarão recomendando ações"

"E empresários, jornalistas e consumidores continuarão levando essas previsões a sério - essa é a única previsão que esta reportagem se arrisca a fazer"



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin