4.3.09

28/Março às 20:30h - Hora do Planeta 2009


http://www.youtube.com/watch?v=rNG8gpHAtpc


Dia 28 de Março, às 20h30. Pessoas, governos e empresas do mundo todo estão convidados a apagar as luzes por 1 hora para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.

O objetivo é que cerca de 1 bilhão de pessoas(!) participem. Cidades inteiras já aderiram, no Brasil o Rio de Janeiro já marcou que vai apagar as luzes. (espero que a polícia tenha laterna hahaha.. piada sem graça né)

Bom, no primeiro momento eu até pensei "que merda! do que adianta apagar as luzes por uma hora!?" Ah, para amenizar o aquecimento global não adianta nada. Mas para mim, esse NÃO É O PONTO.


Para mim, o ponto é:

  • ver quão bem o movimento conseguirá se organizar, para no futuro melhorar e conseguir mais adeptos em ações mais objetivas que envolvam, por exemplo, assinatura de acordo de emissões de gases entre países, como terá em dez/2009.

  • saber quantas empresas, governos e pessoas vão se sensibilizar com o problema

  • saber o quanto de visibilidade que esse movimento vai ter e discussões sobre o problema que serão geradas

  • quantos vão se cadastrar no site, tornando-se mais acessíveis às últimas informações sobre o problema

  • O quanto de energia será economizada e o impacto que essa economia teria se o tempo fosse estendido de 1 hora, para 1 dia, 1 mês, 1 ano... espero que alguém ou alguma instituição faça essas contas! :-/

Veja o vídeo e entenda melhor o movimento (2:43min):


http://www.youtube.com/watch?v=aeYugbX8YDU


Saiba como ajudar:

Além de desligar as luzes no horário combinado né rsrs :-P
vi algumas dicas no site do movimento


  • Divulgue no seu site - Veja o Kit de Mobilização

  • Cadastre-se no site - é importante para eles quantificarem os adeptos do movimento. Se eles ficarem te mandando spam, ai se descadastra e pronto - Cadastre-se aqui

  • Mobilize - fale da ação para sua família, amigos... mobilize sua escola, seu trabalho, seu prédio, bairro, orgãos governamentais, pontos marcantes da sua cidade... vê o que você consegue aí! Eu vou falar lá na minha faculdade.

  • Seja Criativo - faça dessa hora um momento divertido. Organize uma festa ou um jantar à luz de velas, promova música acústica, jogos de tabuleiro ou um "olhar para as estrelas" enquanto a iluminação estiver reduzida. Ou um diálogo sobre o combate das mudanças climáticas.

  • Faça algo todos os dias - procure, sempre, economizar energia, combustível e água. Prefira produtos com pouca embalagem e que sejam produzidos na sua região. Incentive a reciclagem fazendo a coleta seletiva. Somente utilize madeira extraída legalmente, de preferência com certificação do FSC. Reduza o uso do automóvel e suas viagens de avião. Prefira os transportes coletivos e, sempre que possível, use a bicicleta ou faça uma caminhada. Faça sua parte e incentive seus amigos a fazerem também.

Participe também! O tempo está correndo... ;)

Hora do Planeta
20:30PM Sábado 28 Março 2009





Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

13 comentários:

Natalie S. Dowsley disse...

legal! não conhecia essa mobilização! tentarei divulgar e colaborar... valeu pela informação! =) abração!!!

Taty e Ana disse...

Urrruuuuu adorooooooooooooo! Já marquei na minha agenda e para distrair minha irmã de 6 anos. Porque ela é da geração como e assisto televisão, aí que maldade!Vamos brincar de esconde-esconde, sombra na parede com vela, risos...só não podemos quebrar ou pôr fogo na mobilia!
Mas falando sério, li uma matéria que o aqueciemento global não tem reversão. Fiquei triste.
Mas o que podemos fazer, em contrapartida, é diminuir as causas do problema para que ele não se agrave. Aprendendo a lidar com nossos resíduos, com a emissão de CFC e de CO2...enfim, ainda há uma esperança!

Tem um vídeo bem bacana que um professor passou pra gente, é engraçado e na realidade é um comercial de produto!
mas vale a pena;

http://www.youtube.com/watch?v=EEbfKe48SPI&feature=related

Fernando Leroy disse...

Fala Nicholas! Que surpresa um post por aqui sobre a hora do planeta. Coinscidentemente também planejo colocar algo lá no Circo da Notícia. Trabalho numa empresa aqui em BH - Centro Universitário UNA - que será a grande articuladora do movimento por aqui. Estou trabalhando fortemente para divulgar com os nossos alunos essa grande causa. Abraço!

Fernando Leroy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Johnny Blaze disse...

Isso eh muito maneiro! To divulgando pra geral. Ta sabendo do movimento de pintar os telhados de branco?
Abração!

Meire disse...

Que show!!! vou entrar nessa também!!!
Afinal, se cada um fizer a sua parte, a mudança realmente acontece!

:)

KG disse...

Tô dentro!
De qualquer forma, ficaremos sem luz, pelo bem ou pelo mal...

Abração!

KG disse...

Pequei uma carona!
http://atitudesepalavras.blogspot.com/2009/03/ta-la-no-blog-do-nicholas.html

Carlos Michel. disse...

Nicolas Peguei carona também! Ahh e outra coisa. Cara! te indiquei para receber o selo de Blog nota 10 e vc nada ainda vai no meu blog e confere na postagem abraços!

Fernando Leroy disse...

Tem surpresa pra você lá no Circo da Notícia!

Carlos Michel. disse...

Te dei um presente e você não foi buscar! Olha no meu blog!!!

Pereira disse...

Viva,

Este tipo de ideia é típica de ambientalista burro!
Digo-lhe que a ideia de um apagão mundial seria muito mais nefasta, do que aquilo que realmente se pretende. O que acharia que aconteceria se de repente não houvesse consumo de energia no mundo? Para onde iria toda a energia eléctrica que esta a ser produzida e que de repente deixaria de ser utilizada?
A energia eléctrica não se pode armazenar e como tal toda a energia produzida tem que ser imediatamente consumida. Assim a energia que você está utilizar para visualizar este comentário foi produzida neste mesmo instante. Se de repente deixasse de haver consumos, a rede europeia que está interligada (e as restantes redes que não se encontram interligadas à europeia), entraria em colapso e surgiria um apagão. Assim as centrais deixariam de produzir energia e teriam de ser desligadas. Para a rede voltar ao funcionamento normal seriam necessárias semanas, e as centrais para serem colocadas novamente em serviço teriam consumos energéticos elevadíssimos (uma vez que em Portugal por exemplo grande parte das centrais são a carvão), e como tal essas ideias espectaculares de apagões mundiais para o mundo poder respirar são absolutamente ridículas, sem nexo algum, e que não atingem qualquer dos objectivos propostos tendo até o efeito oposto.
Existem melhores formas de melhorar o mundo, tal como a utilização de equipamentos eléctricos mais eficientes que reduzam a factura energética ou efectuar reciclagem diariamente.

Com os melhores cumprimentos

Pereira

Fabrica de Nuvens disse...

adorei seu blog! acho até que preciso de umas dicas! rsrs
parabéns, bjiinhos

Blog Widget by LinkWithin