15.2.09

"Sobre Dirigir Filmes", Jim Jarmusch

Jim Jarmusch
Jim Jarmusch é um cineasta americano amado e odiado por ai, mas este não é o motivo do post... eu tava lendo o artigo "My Golden Rules" dele... e achei que serve para mais do que dirigir filmes.

Vou postar aqui os melhores trechos... e assim como ele incentiva no final do artigo, faço minhas as seguintes palavras:

"Guarde apenas aquilo que for útil,
de todos os lugares que puder encontrar"

(Bruce Lee)


Melhores Trechos:
"Minhas Regras de Ouro", Jim Jarmusch

"Regra 1: Não há regras. Existem tantas formas de se fazer um filme como cineastas em potencial. É uma forma aberta"

"Não deixe os cuzões te pegarem. Eles podem ou não te ajudar, mas ele não podem te parar. Pessoas que financiam filmes, distribuem filmes, promovem filmes ou exibem filmes NÃO são cineastas. Eles não estão interessados em deixar os cineastas definirem e ditarem como eles devem tocar o negócio deles, portanto cineastas não deveriam permitir que determinem como um filme é feito."

"A produção serve o filme. O filme não serve a produção. Infelizmente, no mundo do cinema isso é quase sempre ao contrário."

"Criar filmes é um processo colaborativo. Você tem a chande de trabalhar com outros cujas mentes e idéias podem ser mais fortes que as suas próprias. Esteja certo que eles estão focados em suas funções e não no trabalho de outro, ou você terá uma grande encrenca. Mas trate a todos os colaboradores com respeito e igualdade.

"Hierarquia é para aqueles cujos egos são inflados ou fora de controle. Aqueles com quem você escolheu colaborar, se você fez boas escolhas, podem elevar a qualidade e conteúdo do filme muito mais alto do que qualquer um poderia imaginar. Se você não gosta de trabalhar com pessoas, vá pintar um quadro ou escrever um livro."

E abaixo, a MELHOR parte! :)
Aqueles que me perguntam sobre publicarem/alterarem meus posts... taí o que considero uma boa resposta:


"NADA é original. Roube de todos os lugares que inspiram ou alimentam sua imaginação.

DEVORE filmes antigos, novos filmes, música, livros, quadros, fotografias, poesias, sonhos, conversas aleatórias, arquitetura, pontes, sinais de rua, árvores, nuvens, massas de água, luzes e sombras.

Selecione apenas coisas que falam diretamente com sua alma. Se você faz isso, seu trabalho (e roubo) será autêntico. Autenticidade não tem preço; originalidade não existe. E não se precupe com o roubo - celebre-o se você se sentir bem com isso.

Em qualquer caso, lembre do que Jean-Luc Godard disse:

'Não importa de onde você pega coisas
mas sim para onde você as leva'
"


Não me entenda mal, sempre que lembro coloco links de onde tirei alguma informação...

mas quanto aos meus posts... não acredito em originalidade, idéias são junções de outras idéias. Tudo que eu publicar aqui... sinta-se livre para publicar, alterar, dar créditos ou não..

o que me importa é você ESPALHE as idéias... que promova paixão pela vida, responsabilidade para com o mundo e etc... é esse o objetivo.

os posts daqui são coisas que realmente falam com a minha alma.. evito ao máximo publicar para "encher lingüiça"...

idéias pego em tudo! Faço listas de livros, sites, filmes, músicas, quadros, fotos, lugares... são minhas listas de "conhecer antes de apodrecer" (rima porca, eu sei rs)... e vixe, só sei que gosto muito de compartilhar as coisas por aqui :) como já disse Chris McCandless:

"Felicidade Real é Felicidade Compartilhada"



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

2 comentários:

Natalie S. Dowsley disse...

sendo assim...continue postando!!! Bom pra quem visita e lê! =)
um abraço!

Ederson Sousa disse...

Concordo com a Natalie, continue postando. Se as pessoas entendem ou não a sua ideia, problema é delas. Oblog é seu e você tem todo o direito de escrever o que quiser e destacar o que acha interessante.
Abs!

Blog Widget by LinkWithin