18.3.09

Pessoas precisam Viajar!


Mas NADA de hotel, de agência de viagem, de guia turístico, avião.. pode parar!

Falo de entrar em contato com a realidade...
que nem um amigo meu falava: sair da "bolha"! hahaha

Ai é só acampando mesmo, por conta própria.. ou ficando numa pousadinha/albergue... indo de busão ou de moto....... tá tá carro serve tb :-P


cena do filme "Bubble Boy" (comédia demais!)

Mas pra quê?

Vou chamar uns amigos que vão explicar super bem! ;)

Amyr Klink

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV.

Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.

Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver"

(trecho do livro "Mar sem Fim")


Chris McCandless

"Gostaria de repetir o conselho que lhe dei antes: acho que você deveria promover uma mudança radical em seu estilo de vida e fazer corajosamente coisas em que talvez nunca tenha pensado, ou que fosse hesitante demais para tentar.

Tanta gente vive em circunstâncias infelizes e, contudo, não toma a iniciativa de mudar sua situação porque está condicionada a uma vida de segurança, conformismo e conservadorismo, tudo isso parece dar paz de espírito, mas na realidade nada é mais maléfico para o espírito do homem que um futuro seguro.

A coisa mais essencial do espírito vivo de um homem é sua paixão pela aventura. A alegria da vida vem de nossos encontros com novas experiências [..]

Você está errado se acha que a alegria emana somente ou principalmente das relações humanas. Deus a distribuiu em toda a nossa volta. Está em tudo ou em qualquer coisa que possamos experimentar. Só temos de ter a coragem de dar as costas para nosso estilo de vida habitual e nos comprometer com um modo de vida não-convencional.

O que quero dizer é que você não precisa de mim ou de qualquer outra pessoa para pôr esse novo tipo de luz em sua vida. Ele está simplesmente esperando que você o pegue e tudo que tem a fazer é estender os braços. A única pessoa com quem você está lutando é com você mesmo [..]

Espero que na próxima vez que eu o encontrar você seja um homem novo, com uma grande quantidade de novas experiências na bagagem. Não hesite nem se permita dar desculpas. Simplesmente saia e faça. Simplesmente saia e faça. Você ficará muito, muito contente por ter feito."

(carta para Ron Franz, retirado do livro "Na Natureza Selvagem")



Jack Kerouac

"Qual é a sua estrada, homem? [..] Há sempre uma estrada em qualquer lugar, para qualquer pessoa, em qualquer circunstância"

"'É o mundo', disse Dean. 'Meu Deus!', uivou, batendo no volante. 'É o mundo! Podemos seguir até a América do Sul, se houver estrada. Pensa nisso!'"

"AQUILO era nossa alegria excitada e derradeira, a alegria que tínhamos de falar e viver e que nos conduzia ao transe vazio que punha fim a todos os inumeráveis pormenores angélicos e turbulentos que haviam estado à espreita em nossas almas durante toda nossa vida.

"'Agora saca só esse pessoal ai da frente [..] parece que eles têm que se preocupar e trair suas horas, cada minuto e cada segundo, entregando-se a tarefas aparentemente urgentes, todas falsas; ou então a desejos caprichosos puramente angustiados e angustiantes, suas almas realmente não terão paz a não ser que se agarrem a uma preocupação explícita e comprovada, e tendo encontrado uma, assumem expressões faciais adequadas, graves e circunspectas, e seguem em frente, e tudo isso não passa, você sabe, de pura infelicidade, e durante todo esse tempo a vida passa por eles e eles sabem disso, e isso também os preocupa num círculo vicioso que não tem fim."

"para que pensar nisso quando se tem pela frente toda a vastidão dourada da Terra e acontecimentos imprevisíveis de todos os tipos estão à espera, de tocaia, para te surpreender e te fazer ficar satisfeito simplesmente por estar vivo para presenciá-los?"

"'Simplesmente não dormirei nunca', decidi. Havia tantas outras coisas interessantes para fazer."

"Tinha aprendido a rir melhor do que qualquer pessoa no mundo"

"Botei a cabeça para fora da janela e aspirei profundamente o ar perfumado. Foi o mais sublime de todos os momentos"

"percebi que estava na Califórnia. Ar cálido e próspero soprando entre as palmeiras - ar que se pode beijar"

(trechos do livro "On The Road")


Robert Pirsig

"Estou feliz por estar dirigindo de volta nessas terras. É uma espécie de nada, famosa por absolutamente nada e tem um apelo justamente por isso. Tensões desaparecem ao longo de velhas estradas como esta"

"O céu la fora está brilhante e claro, é uma vergonha desperdiçá-lo assim"

"Em um carro, você está sempre em um compartimento e tudo que passa na janela do carro é apenas mais 'TV'. Você é um observador passivo e tudo se movimenta tediosamente numa tela. Numa moto não existe tela. Você está completamente em contato com tudo. Você está na cena, não apenas assistindo, e o senso de presença é irresistível. O chão que passa a alguns centímetro do seu pé é real, é o mesmo em que você anda, está ali, você pode tocá-lo com o pé a qualquer momento, e toda a experiência não sai da sua consciência"

"Além dos pinheiros estão a grama seca e montes de terra e areia tão brilhantes que é difícil olhar para eles. O calor, silêncio, e as colinas não cultivadas e o céu vazio dão uma sensação de grande e intenso espaço"

"Colinas vazias, ninguém em lugar nenhum, nem mesmo um som; e existe algo em lugares como este que eleva um pouco seu espírito e faz você pensar que as coisas provavelmente vão melhorar"

"A chuva veio forte na estrada com uma rajada cheirando terra da poeira que esperava a tanto tempo e a poeira ao lado na estrada ficou marcada com as primeiras gotas de chuva. Isso tudo é tão novo. E nós estávamos tão necessitados disso, de uma nova chuva. Minhas roupas ficaram molhadas, e as lentes dos óculos ficaram cheias de água, e os arrepios começaram e foi uma sensação deliciosa. A nuvem passou debaixo do sol e a floresta de pinheiros e as pequenas planícies brilham de novo, refletindo a luz do sol que bate nas pequenas gotas da chuva"

"Agora mesmo, o sol está brilhante, o ar está frio, minha cabeça está clara, temos um dia todo pela frente, estamos quase nas montanhas, é um bom dia para se estar vivo"

"Nós estamos num belo quarto de madeira em um hotel. O sol está brilhando na mardeira escura através da cortina da janela, mas mesmo com o desenho da penumbra eu posso sentir que estamos perto das montanhas. Existe ar de montanha neste quarto. Está fresco e úmido e quase fragrante. Uma respirada profunda me deixa pronto para a próxima e para a próxima e cada respirada profunda me deixa um pouco mais pronto até eu pular da cama e abrir a cortina e deixar toda aquela luz do sol entrar... brilhante, fresca, luminosa, nítida e clara"

"As plantas e folhas se movem com cada brisa leve como se estivessem esperando elas, como se estivessem esperando elas todo esse tempo"

"Logo os imponentes pinheiros desaparecem completamente e estamos nas planícies alpinas. Não existe uma árvore em lugar nenhum, apenas grama em todo lugar cheia de pequenos pontos rosas e azuis e brancos intensos. Flores selvagens, em todo lugar!"

(trecho de "The Zen and Art of Motorcycle Maintenance")


Steppenwolf

"Pondo sua moto pra correr
Vamos para a estrada
Procurando por aventura
e pelo que vier em nosso caminho

Isso querida, faça acontecer
Pegue o mundo num abraço apaixonado
Dispare todas suas armas de uma vez
e exploda no espaço

Eu gosto de fumaça e relâmpagos
O estrondo do trovão
correndo com o vento
e o sentimento que me envolve

Como uma verdadeira criança da natureza
Nós nascemos, nascemos para sermos selvagens
Nós podemos escalar tão alto
Eu não quero morrer nunca"

(letra da música "Born to Be Wild")


Khalil Gilbran

"Não se esqueça de que a terra gosta
de sentir os seus pés descalços
e de que o vento anseia
por brincar com seus cabelos"


Mário Quintana

"A gente sempre deve sair à rua
como quem foge de casa,
como se estivessem abertos diante de nós
todos os caminhos do mundo"


Guimarães Rosa



"A vida só quer uma coisa
da gente: CORAGEM"



Leonardo Da Vinci

"E uma vez descoberto o vôo,
estarás condenado a caminhar
olhando para o céu,
pois terás descoberto
porque os pássaros cantam"


Rodrigo Raineri


http://www.youtube.com/watch?v=rbKhjVfeay8


Calvin e Haroldo


Calvin: Uau, realmente nevou na noite passada! Não é maravilhoso?
Haroldo: Tudo que era familiar desapareceu! O mundo parece totalmente novo!
Calvin: Um novo ano... um começo fresco, limpo!
Haroldo: É como ter uma grande folha de papel para desenhar!
Calvin: Um dia cheio de possibilidades!
Haroldo: ...
Calvin: É um mundo mágico Haroldo, velho amigo... vamos explorá-lo!



E viajar assim é muito fácil, muito barato.. e muito bom!!!

Escolhe um lugar meio afastado.. pegue o telefone de um camping de lá... reserve vaga, pergunte como faz pra chegar.. quanto custa..

vê no google maps como que chega, considere a gasolina, pedágios, documentos em ordem, horários de ônibus... leve dinheiro vivo.. e no mais, dá nada, vai perguntando que acha! Faz parte! ;)

Compra ou empresta uma mochila de trilha, barraca, saco de dormir, head lamp... é o básico né, não precisa comprar tudo que tem na loja! Comprando aos poucos, não sai uma grana absurda... e as coisas duram vários anos, dá pra fazer trocentas viagens!

Ai com o tempo você vai comprando mais coisinhas úteis:
E pra saber como comprar, vai procurando no google "dicas mochilas", "dicas saco de dormir", vê lá!

E, bom, perrengues vão ter...
Enfim, é tudo teste pra ver o quanto você está disposto a viver de verdade, e entender do que o mundo é feito e a se deliciar com tudo isso... e outra, perrengue é história pra contar e faz a gente ficar mais esperto.

Mesmo sozinho dá pra curtir absurdo! Só não vai sair pro mato sem avisar ninguém, sem nada, num lugar que não conhece... e acabar se perdendo, tomando tiro de algum fazendeiro ou mordido por uma cobra... muita gente morre de bobeira.. bom senso faz bem!

No mais, você vai fazer uma PUTA VIAGEM! Vai conhecer gente diferente e bacana, fazer amigos... vai curtir lugares lindos... e gastar quase nada.

Em viagens de 4 dias, costumo gastar de 100 à 150 reais.. sem regular nada, comendo um monte de porcarias.. dá pra gastar menos levando comida, cozinhando.. e enchendo o carro de pessoas.

E esse tipo de viagem vai estragar a sua vida no começo por que antes você gostava de estudar, de trabalhar... agora vai odiar e não vai ver a hora de viajar de novo!

mas fica tranquilo que com o tempo você volta ao normal... a só pensar em trabalhar e se acostumar com a cara fechada... ai é bom viajar de novo hahahah

2009 é o ano hein! Vários feriados... não se permita dar desculpas, SIMPLESMENTE SAIA E FAÇA. Vá conhecer o que é seu. Você ficará muito, mas muito contente por ter feito. ;)

e abaixo um vídeo que me dá mó vontade de viajar!


http://www.youtube.com/watch?v=WYEQ6jGYcCw



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

11 comentários:

Tatah Paiva disse...

Inspiradíssimo! Parabéns!

Johnny Blaze disse...

Podes crer. Mto dos brasileiros n tem o hábito de viajar.
Falam mto de falta de dinheiro e tal. Mas se eles soubessem que acampar e outras viagens são tão baratas....iam todo fds.
É preciso relaxar a mente.
Vlw

Taty e Ana disse...

"Botei a cabeça para fora da janela e aspirei profundamente o ar perfumado. Foi o mais sublime de todos os momentos"

Adorei esta parte,,,como se uma simples atitude eu pudesse me desaguar no mundo e ele em mim!

Ana Laura

gibara disse...

AMEM!

Flor disse...

rsrs... A vida só pede coragem da gente, né? Era justo o que eu te falei que me falta HJ, hehe...

Acho que o mais perto que eu já cheguei de viagens assim, foi quando eu era escoteira, até os meus 16 anos - foram anos maravilhosos, de mochilão na costa, muita besteira, descer antes do lugar, e ter que andar quase 20 km a noite A MAIS do que o planejado arroz papa e com gosto de querosene enfim -, mas depois da era "decida sua profissão e estude" tudo mudou um bucado, agora é só férias na casa da vovó com a família - hummm e é bom também! rsrs...

Postagem magnífica, Nich.

AMEM [2]

Beijos.

Jaque.

Ederson Sousa disse...

Fala Nicholas!
Muito bom o post. A maior parte das pessoas se conformam em ficar em casa mesmo e não desfrutam do mundo. Eu sempre gostei de viajar e minha noiva também. Tanto que ela é de Blumenau e eu de São José dos Campos. rs
Estamos em São Paulo, mas juntando dinheiro para um dia viajar por aí!

Natalie S. Dowsley disse...

=) obrigada pelo seu carinho! =)
Estou bem e não mais apenas nos líquidos!!! ainda bem!!! kkkkk!!!
Só ando meio entediada... em busca de emprego, sonhando alto e sem chão pra realizar os sonhos, mas sempre em frente e em busca. =)
Olha, adorei o post, hein?!!! Ainda mais as dicas em que dá pra viajra e se divertir SEM GASTAR MUITO! kkkkk!!!
Assim que der vou programar um passeio assim... aproveitar os muitos feriados desse ano, como vc bem disse! =)
xero grande pra tu!

Yasmim M. disse...

Olá, certamente você não conhece, mas estava fazendo uma busca na internet quando o seu blog pareceu.
Então comecei a ler e ao fim de tudo fiquei sem palavras.
Parabens, escolheu otimos trechos, frases incriveis, e simplificou o que esta falta em muita gente hoje: CORAGEM e principalmente determinação.

Até mais.

Renata Mafra disse...

Olá, sou seguidora do seu blog a algum tempo, e adoro estar passando por aqui, seus post são muito legais, suas escolhas são excelentes.
Parabéns, continue a trilhar este caminho.
Abração!!!

Jana disse...

Nossa, acabei de ver o filme "Na Natureza Selvagem" e seu blog estava no caminho da minha busca sobre o filme em que foi inspirado o filme e adorei seus posts sobre viagem! Muito bem escritos e feitos! Gostei muito! Voltarei para ler seus posts, apesar de teorias de administração de empresas não fazerem meu feitio....
Parabéns!

Thatiana Carvalho disse...

Uma vez descoberto o prazer de "sair por ai" (sozinho ou acompanhado), fudeu! Não tem mais cura, não tem mais remédio pra essa sede de ir, ir e ir... Essa foi a melhor descoberta da minha vida!!! Nada de dar desculpas, de colocar empecilho, de achar que não vai dar certo ou sentir insegurança. Eu quero é ir pro mundo, conhecer o resto do meu EU que esta por todas as partes dessa vida!

Blog Widget by LinkWithin