28.5.09

"12 Coisas para Saber antes de se Formar!", Guy Kawasaki


O Guy Kawasaki é um cara muito fera, escreveu um dos melhores livros de negócio que eu já li... o "A Arte do Começo" (título blah, mas livro ótimo!). Desde o ano passado que to querendo postar um resumo por aqui, mas tá difícil, o livro inteiro é muito bom! :D

Hoje lembrei de um post "Ten Things to Learn in This School Year" é meio antigo, mas na época gostei muito. Abaixo, escrevi meio-traduzindo/meio-mudando os melhores trechos:

1. Aprenda a Falar com seu Chefe: Na faculdade, você leva problemas para seus professores e ambos chegam a soluções. No trabalho, você deve levar soluções para o seu chefe no e-mail, no corredor, numa conversa de 5 min. No trabalho, se você pode resolver, resolva.

2. Como Sobreviver a uma Reunião Ruim: a) saiba que a maioria do que você vai ouvir é pura conversa-fiada, e isto é parte do jogo. b) foque naquilo que você quer conseguir na reunião e ignore o resto. c) admita que quando você tiver uma empresa, você fará reuniões que também não irão funcionar.

3. Como fazer Reuniões: O propósito de uma reunião é tomar decisões, não compartilhar experiências ou se sentir bem socialmente. a) comece no horário mesmo se não estiverem todos presentes pois assim na próxima eles estarão. b) convide o mínimo de pessoas para a reunião. c) defina uma agenda exata sobre o que haverá na reunião. d) termine no horário, assim todos focarão naquilo que importa. e) mande um e-mail confirmando as decisões e próximas ações.

4. Como Aprender coisas Sozinho: Armado com Google, Manuais em PDF, e auto-confiança, force a si mesmo a aprender sobre qualquer coisa. No trabalho não espere por professores, nem grupos de estudo.

5. Como Negociar: a) Prepare-se para a negociação conhecendo os fatos b) Defina o que você realmente quer c) Defina aquilo que você não se importa d) Descubra o que a outra parte realmente quer e) Busque um resultado em que ambas as partes ganhem e assegure que todos estão felizes.

6. Como Conversar: Geralmente, se você ouvir mais do que falar, voce será considerado não só bom de conversa mas também inteligente. É, a vida tem seus mistérios.

7. Como Explicar algo em 30 seg: Tempo, não dinheiro, é nosso bem mais importante. Pense como se estivesse no lugar das pessoas. Já tenha uma resposta para a pergunta "E daí?". Se você não consegue despertar interesse em 30 segs, você terá uma carreira bem entediante.

8. Como Escrever um Relatório de 1 página: Os melhores relatórios do mundo real tem 1 página ou menos.

9. Como Escrever um E-mail com 5 frases: Você só tem que explicar quem você é, o que você quer, por que deveria ter/ganhar e quando precisará disso.

10. Como se Relacionar com os Colegas de Trabalho: Na faculdade, sucesso depende de você, No trabalho, o que te torna mais importante é sua habilidade em trabalhar com/através/apesar de outros. A lição mais importante: divida o crédito com os outros.

11. Como usar o Power Point: Máximo 10 slides, 20 minutos e no mínimo use fonte de tamanho 30pt - e foque em conseguir aquilo que você quer conseguir.

12. Como deixar um Recado de Voz: É uma versão oral do e-mail de 5 frases. Fale seu telefone devagar no começo e no final da mensagem. E não deixe recados como "Me ligue mais tarde e me diga um horário para nos reunirmos", deixe "Vamos nos reunir quinta às 10h, qualquer problema avise."



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

6 comentários:

ana laura disse...

Jesus que assustador! Eu até tentei fazer meus relatórios para o Juiz com cinco linhas, é, mas ele não leu este livro. Será que devo indicar, risos...
Algumas coisas são bacanas,mas..beijos

Tatah Paiva disse...

Muito bom .
Mandei para os meus amigos de classe

Natalie S. Dowsley disse...

kkkkkkkk!!! estou rindo da ana laura e do juiz! acho q a idéia do presente (o livro) não é boa! rs! ;)
Adorei o post! Curto e interessante: como os bons relatórios! =)
Beijão!

Natalie S. Dowsley disse...

obs.: "presente"???!!! pq escrevi isso??? eu quis dizer "a dica do livro" para o juíz... =P
aff!!! hehehehe! acho q eu tava pensando em dar esse livro de presente pra alguém! rs!

ana laura disse...

Natalie,,risos.. e se eu fizer assim: coloco o livro em um papel bonito e no cartão assino com o nome do Nicholas...risos...como ele pisou comigo estes dias, seria uma boa prenda, não?
AH! claro, e ainda por cima marco a pagina sobre os relatórios de uma pagina...e uma dedicatória bem linda:
"Pra que relatórios enormes se eu sei que você não lê!"

Será que assim ele desistiria de mim? Pensa, num cara chato, mutiplica por 3...pois é, é ele...beijos menina!

Renata Mafra disse...

Muito bom seu blog, não posso deixar de citar vc no meu blog (Aprendendo e Ensinando).
Parabéns, ganhou uma fã
Abração

Blog Widget by LinkWithin