5.6.09

20 Anos, HOJE! Foto "Homem Tanque", na Praça da Paz Celestial (Tank Man - Tiananmen Square)


Beijing, 5/jun/1989. Jovem chinês com compras nas mãos se coloca frente a 59 tanques em direção à Praça da Paz Celestial (Tiananmen), 1 dia após o Massacre do 4 de Junho. A identidade dele permanece desconhecida até hoje.

Jeff Widener, hospedado no Hotel Beijing, foi quem que bateu essa foto. Há outros fotógrafos que também registraram o momento, mas a fotografia do Jeff é a mais difundida.

Imagina, após seu país decretar Lei Marcial e 1 dia depois de um verdadeiro Massacre, onde o governo matou milhares de estudantes que tentavam protestar pela democracia... UM HOMEM, voltando das compras, se coloca sozinho na frente de 59 TANQUES!!! Sobe em um e fala um monte pro soldado!

Foi retirado de lá por outras pessoas, afinal o governo depois de matar milhares de estudantes, matar ele não seria difícil... até hoje, ninguém sabe quem ele é ou o que aconteceu com ele depois disso... é assunto censurado na China.

Essa fotografia foi tirada no finalzinho da Guerra Fria e teve tamanho impacto, que em qualquer lista de "fotografias que mudaram o mundo", está lá, entre as primeiras!

Sem dúvida é uma das cenas mais INCRÍVEIS e SIGNIFICATIVAS que já vi.. e que se não mudou (suficientemente) o mundo, pelo menos contribuiu MUITO para minha forma de pensar.

Veja o vídeo!



http://www.youtube.com/watch?v=aooog9tnNnc&hl=pt-br


Tem também um documentário completo

no Youtube (8 partes - inglês):



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

3 comentários:

Priscila Lima disse...

puxa!!! adimiravel coragem... imaginar que uma pessoa tentou impedir um exercito
Será que se fosse com agente, saberiamos o que fazer? teriamos essa coragem toda?
Que Deus nos dê essa coragem pra enfrentar nossos obstaculos...(nossos exercitos)
Abraço
Priscila Lima

erenilson disse...

esse homem não era rebelde era sim um cidadão chines que não aguentava ver seu proprio pais em caos se altodetruir irmão matando irmão esse sim é um eroi pois ele e o piloto do tanque provaram que ambos os lados sentiam que aquilo os militares não sentiam felicidades no que estavam fazendo e ele é eroi tanto para os civis como os militares por isso ele é simbolo geral de coragem e de fraternidade pois queria uma china e não uma china dividida.

Elis Vasconcelos disse...

Gostei muito do seu blog! :)

Blog Widget by LinkWithin