27.6.09

Como NUNCA sentir TÉDIO - parte 2 de 2

Gene Kelly mostrando que nem a chuva é desculpa! rs
cena do clássico Cantando na Chuva :)

Na 1ª parte, o objetivo foi alertar de que o tédio é muito mais prejudicial do que achamos.

Agora vou listar o que faço para NUNCA sentir tédio - 8 coisas ! ;)


1. Senso de Propósito

"A utopia está lá no horizonte. Aproximo-me dois passos, ela se afasta dois passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei.

Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar"

(Eduardo Galeano)

Montar um negócio próprio, planejar uma grande viagem, lutar por uma causa social, criar uma obra de arte - são exemplos que geram senso de propósito.

A pessoa com grandes objetivos está SEMPRE pensando em como progredir mais um pouquino, não liga quando tem que se esforçar, e a cada mini vitória, tem o entusiasmo triplamente renovado!

Essa busca deixa a pessoa mais criativa e interessante, atraindo pessoas e oportunidades também interessantes.

Mesmo quando fracassa, sente que valeu MUITO a pena, por toda experiência, habilidade, amizades, oportunidades e bons momentos que teve... além do tédio que NÃO teve.

E há a enorme chance de ser surpreendida pelo êxito! rs :D

"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita"

(Mahatma Gandhi)


2. Múltiplos Interesses

"Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser conhecido"

(Carl Sagan)

É pura matemática: menos interesses, menos coisas interessantes para fazer!

Permita-se conhecer coisas totalmente novas! Livros, filmes, músicas, pessoas, lugares... que nunca pensou em conhecer antes, e faça isso sempre! Grandes idéias vem de relações com idéias que aparentemente não tinham nada a ver.

Se você não tem achado nenhuma idéia interessante, não está procurando direito! rs

Eu GARANTO que tem INFINITAS coisas-e-pessoas-e-lugares FANTÁSTICOS, à sua disposição... esperando por você!

"Algumas pessoas vêem as coisas como são e perguntam:
'Por quê?'

Sonho com coisas que nunca existiram e pergunto:
'Por que não?'"

(Bernard Shaw)


3. Simplicidade é simplesmente Incrível


"No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude"

(Henry Longfellow)

O gosto da comida da vó, a textura do vento na moto, o calor de um banho quente ou do Sol de inverno, a risada na conversa entre amigos... coisas valiosíssimas, que não tem preço! Pergunta para quem está impedido de fazer essas coisas!

E não tem preço também por outro motivo: são todas gratuitas ou quase isso! ;)

Desligue URGENTE o piloto automático e usufrua de TODO aprendizado e sensações que o mundo está te oferecendo... de graça! :D

Veja a cena desse filme!


http://www.youtube.com/watch?v=3lWuUzpLLUs

"Sempre há algo acontecendo, não existem momentos comuns"

(filme "Poder Além da Vida")


4. Dormir é para os Fracos


"Quem mata o tempo não é assassino, é suicida"

(Millôr Fernandes)

Quando se está com tédio, ir dormir NÃO É OPÇÃO!

Você estará "trocando 6 por meia-dúzia".. não fuja do problema!

Vista uma roupa e saia de casa, vá a um lugar onde nunca foi, converse com gente que não conhece, passe em todas as seções da livraria.. fique alugando o vendedor! hahaha

Forçar dormir é atacar o sintoma, não a doença! ;)

"'Simplesmente não dormirei nunca', decidi. Havia tantas outras coisas interessantes para fazer"

(Jack Kerouac, Livro "On The Road")


5. Diga "SIM" para vida


"Somos punidos pelo que enjeitamos. Todo impulso que nos empenhamos em sufocar incuba no nosso espírito e nos envenena"

(Oscar Wilde)

Veja o trailer do filme "Sim, Senhor" - DIZ TUDO!!! :D


http://www.youtube.com/watch?v=20q61tjlZZ8

Eu VOU em TUDO que me convidam! Só não vou quando não tem jeito mesmo, ou quando estou muito sem grana! obs. ah exceto Rodeios e Micaretas né - ai não eu vou, credo :-P

Mas já perdi a conta das vezes em que estava na cama, dormindo já... e alguém (Thiago) liga "ow to com uns amigos que você não conhece, vamo ai?"

Lá vai eu vestindo toda a roupa, saindo de moto no friozão, com chuva até! Chego lá... e vale MUITO a pena! Os 2 finais de semana passados aconteceu exatamente isso:

No primeiro conheci uma banda SENSACIONAL e no outro fui acampar em Joaquim Egídio, dormi numa rede (nesse frio rs), escalei, dei MUITA risada... foi BEM melhor do que ficar deitado na cama :-P

Ah, sem falar que as pessoas e atividades mais incríveis da minha vida, quando penso como as conheci, quase sempre foram ao acaso! Segundos de diferença, um gesto a menos.. e eu perderia algo absurdamente significativo para mim hoje.

Foi assim com a moto, a escalada, gostar de ler, blog... todos frutos de pequenos acasos, que hoje preenchem um espaço enorme na minha vida.

Portanto, diga "SIM"! rs Vá em todos os convites que receber! Todo anfitrião adora convidados fiéis, que topam tudo! Você estreita amizades, conhece várias coisas novas.. e as pessoas retribuirão com SIM aos seus convites também!

"Não espere por oportunidades extraordinárias. Agarre ocasiões comuns e as faça grandes!"

(Orison Swett Marden)


6. Não arrumou companhia? Vá assim mesmo


"Se você sente tédio quando está sozinho é porque está em péssima companhia"

(Jean-Paul Sartre)

Quando se está acostumado com o tédio, parece difícil arrumar alguém para sair e algo para fazer. Mas é só no começo. Quanto mais você se entregar ao tédio, mas difícil será sair dele.

Por isso, pára de frescura! Vergonha é ficar em casa deixando a vida se esvair... vai sozinho mesmo ué!

Sozinhos podemos ver coisas que acompanhados não podemos. Vários filmes já assisti sozinho no cinema, e até viagem já fiz "solo"! rs Sempre foi muito melhor do que ficar mofando em casa ;)

E pensa comigo, na pior das hipóteses, o que pode acontecer? Você continuará com tédio.

E na melhor das hipóteses? Você poderá conhecer alguém ou algo que vai mudar muito sua vida, para melhor! :D

"Comece tudo o que pode fazer, ou que sonha que pode fazer. Há gênio, poder e mágica na Ousadia"

(Johann Goethe)


7. Navegar (na Internet) é Preciso


"Obter informação na Internet é como beber água de um hidrante"

(Mitchell Kapor)

A Internet é a SALVAÇÃO dos entediados! EU AMO INTERNET!!!

Putz eu penso num assunto, vou no google e acho um monte de sites, com vários sites dentro... ai baixo um livro ou artigo... e na bibliografia tem mais um monte de referência! Aí vou na wikipedia saber da vida do autor e de outras obras dele.

Procuro sobre ele no youtube, vejo vários outros vídeos relacionados. Ai fuço na comunidade do orkut sobre ele, conheço um monte de gente que gosta do cara e vejo outros livros e comunidades de que elas participam.

Isso só com livro. Faço o mesmo com filmes, músicas, lugares para viajar... multiplica isso tudo pelas idéias que já estão na cabeça.. e obtêm-se INFINITAS idéias.

Compartilho tudo com um monte de pessoas pelo blog, twitter e conversas informais... que me indicam mais um monte de coisa pra eu ver! hahah e é quase tudo de graça... INFINITAMENTE INCRÍVEL!!! :D

"Agora a Internet é fundamental, porque toda a informação, toda está lá. Agora, se você não sabe ler, se não tem curiosidade, de que adianta aquele presente dos deuses?"

(Ziraldo)


8. Fertilize a Imaginação


"A imaginação é mais importante do que o conhecimento"

(Albert Einstein)


Existe um universo inteiro dentro da sua imaginação. O Daniel da facul que o diga! Ele é mó cabeçudo, deve ter vários universos ali dentro hahaha :-P

Bom quando não tem jeito e você tem que fazer alguma atividade entediante.. a primeira coisa é aceitar a dura realidade! rsrs tem dias em que a gente ganha, e tem dias que a gente perde.

O jeito é pôr uma música agitada no ouvido (Rock ou Dance music, por exemplo.. Coldplay e Legião Urbana são legais, mas não serve aqui rs) e comece a fazer logo para terminar logo.

Pode reparar, rapidão a atividade vai ficar automática.. ai deixa a cabeça voar! Fica tranquilo que o corpo resolve tudo sozinho... quanto mais você tentar se concentrar, mais cagada você vai fazer.

Enquanto isso, aproveite para refletir sobre o vida, sobre as coisas que quer fazer, vai indo de pensamento em pensamento. Na cabeça da gente, podemos tudo! O limite é até onde vai a sua imaginação...

"Quando meu corpo se tornou minha prisão, minha imaginação me fez livre novamente"

(Jean-Dominique Bauby, "O Escafandro e a Borboleta")

hahah quem lembra de "O Fantástico Mundo de Bob"? BACANA DEMAIS! :D


http://www.youtube.com/watch?v=djz2KpPcfxY


Dica Bônus - Meditação e Reflexão

Está em um auditório, está chato, não pode sair? Ok. Aproveite o tempo para melhorar sua postura e respiração. Sente-se direito, comece a respirar fundo, preste atenção na respiração. Vá relaxando o corpo e o pensamento. A gente viva na correria, aproveite para descansar o corpo e a mente.


E para terminar...

Espero que o post seja útil em motivá-los a lutar ferozmente contra ao Tédio e aproveitar melhor cada segundo, fazendo tudo aquilo que vocês podem e querem fazer... transformando momentos ordinários, em momentos extraordinários! \o/

Tomara que se sintam muitas vezes como a personagem Bertha Young no trecho abaixo:

"O que pode alguém fazer quando tem trinta anos e, virando a esquina de repente, é tomado por um sentimento de absoluta felicidade — felicidade absoluta! — como se tivesse engolido um brilhante pedaço daquele sol da tardinha e ele estivesse queimando o peito, irradiando um pequeno chuveiro de chispas para dentro de cada partícula do corpo, para cada ponta de dedo?" - Katherine Mansfield, conto "Felicidade" (Bliss)



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

13 comentários:

Mariah disse...

Parte 2
Melhor que a primeira heim!!! Acredito que todas as pessoas deveriam ter uma área de segurança, ao pisar nesta área"tédio"... deveriam correr e achar uma saída.. como se você um jogo... jamais descobririam como é estar nesta zona de perigo...

Sei que às vezes é difícil, mas vamos começar o jogo??

Nestas áreas de descobertas da saída, sairão tantas coisas boas que elas mesmas não acreditarão que conseguiram.

Parabéns pela reflexão, Um Abraço!

Diego Azevedo Sodré disse...

Olha, Nicholas, post muito bons esses sobre o tédio.

Mas, ao meu ver, o tédio é muito importante, cara.

Num mundo onde temos todas as informações a um clique, queremos fazer de tudo um pouco, sem tempo pra refletir nos atos da vida.

Os filósofos da antiguidade, como Sócrates e Aristóteles, por terem momentos que nada tinham pra fazer - a famosa vagabundagem - refletiam sobre seus atos, suas consequências, faziam perguntas sobre tudo, questionando sua realidade.

O que antes era considerado reflexão, no mundo da revolução tecno-informacional é chamado tédio.

Talvez por isso se veja hoje uma população tão superficial, que pouco se preocupa com valores e etc, que pensa que a vida é apenas um jogo, onde se deve ganhar cada vez mais para ser feliz.

Não digo que devemos viver entediados, mas um pouco de tédio é fundamental para, pelo menos, procurar entender este mundo tão louco que parece nos levar como uma onda...

De qualquer jeito, seus argumentos estão muito bem feitos. E eu todo dia via o fantástico mundo de Bob. bons tempos...

ROSA BASÍLIO disse...

Gostei da sua reflexão sobre o tédio, sem dúvida tédio é medo do desconhecido e cansaço do que se conhece, raramente sinto mas sei que é real e pode ser catastrófico na vida das pessoas.
O Fantástico mundo de Bob era o desenho que meu filho me chamava pra assistir quando era pequeno e eu que adoro desenho até hoje, aprendi a gostar.
Um abraço Nicholas!

Canteiro Pessoal disse...

Ah, Nicolas ! O que dizer sobre tudo aqui, e com grande brilhantismo, pois, a luz que emana do post polvilha de maneira refinada uma beleza de foto já de início e tão única: com marca original do que nunca pode ser substituído. Relações pretéritas-presentes-perfeitas com a própria vida.
O 'dormir' compõe as voltas e dobras do lençol, o amarrotado do travesseiro, marcas um tanto informes, um tanto 'em ondas', fazendo aparecer espaços ocultos e sombras.
Esse 'liga', fio que leva para fora da cena, para um outro lugar e traz a voz da vida bem vivida. O tom, o ruído da respiração, isso que tão somente basta do comum para o surgimento do incomum [lembras?]para dentro.
Um sentido tão peculiar que toda obra de arte precisa, afinal de contas, somos uma obra de arte à mostra e no impactar a tela em branco, já de início, no esboço. Como essa fotografia, traz um efeito permanente e as flores abrem-se no jardim numa linguagem persistente do continuar a contar.

[...]

Maravilhoso vaso, agradeço porque aqui, tenho aprendido !

Priscila Cáliga

Ma disse...

ADOREI SUA REFLEXÃO SOBRE O TÉDIO, PROFUNDA E FILOSÓFICA.
VALEU POR COMPARTILHAR

Bete disse...

Elogiar não é preciso. Cada postagem é uma lição.
Queridissimo, Parabens e uma ótima semana, de preferencia sem tédio.
Bjs

Thiago disse...

O Fantástico Mundo de Bob...muito bom !!
ow, não fui escalar pq não to podendo andar com a moto...ai não tinha como ir...

abraço

sol disse...

eu sou tua fa rsrsrsrrsrs
bjusol

Tatah Paiva disse...

Que post! Pode começar a dar palestra hein??? Quero ser sua empresária... vou ficar rica!!!!

mário disse...

Olá.

Muito bom este assunto e como superalo.

Dizem que mudando o pensamento se muda o "Mundo"

Então a coisa pode ser bem mais facil do que parece.

Tenho dito...

Barbara Benke disse...

Nicholas, tais de parabéns o blog é muito bom... as reflexões também.
Vou ser freqüentadora assídua do blog!
valeu

Wesley Ramos disse...

Parabéns Nicholas.
Sou um frénetico leitor de blogs mas nunca paro para comentar as postagens. Mas, neste post tive que deixar aqui minhas sinceras palavras de felicitações.
Sei que faz um tempo que você postou e talvez não venhar ver este comentário, mas quero dizer que você escreveu aqui palavras que eu precisar ler. Obrigado.

LUCAS G. A. B. disse...

TODOS OS TRECHOS CITADOS ACIMA SAO DE GRANDES AUTORES, PENSADORES, FILOSOFOS... MAS A INICIATIVA FOI SUA DE CRIAR O POST... ESTA DE PARABENS

Blog Widget by LinkWithin