27.7.09

Seja Fluente em Informação - parte 1

Eu estava relendo o blog do ativista e pensador Dave Pollard, e achei bacana o post sobre fluência em informação. Resolvi escrever o que acho disso também ;)

ah, roubei esse desenho da melhor amiga que alguém pode ter.
Dani, espero que não se importe
;)

O conhecimento técnico não é mais diferencial, está quase todo acessível pela internet, e nesse tempo de mudanças, logo se torna obsoleto.

A FLEXIBILIDADE é a qualidade mais importante, tanto para organizações quanto para profissionais. É resultado da capacidade de absorver, aplicar, agregar valor e retransmitir informação - ou seja, da sua Fluência em Informação.

E para mim é especialmente importante. Tenho múltiplos interesses e não sei o que quero fazer da vida. Investir na minha fluência em informação é minha melhor opção.

Desde que nasceu, Mozart nunca saiu de perto de um piano. Ronaldinho aprendeu a andar com a bola no pé. Ambos encontraram cedo aquilo que gostavam e faziam bem, e investiram nisso. Mas para a maioria não é assim.


As pessoas têm muita capacidade, mas não sabem no que investir ou investem naquilo fazem bem, mas que não dá realização.

Investir na Fluência em Informação VALE A PENA porque:
  • Poucos investem, então é meio fácil ficar bom nisso
  • É muito útil a qualquer pessoa, de qualquer profissão, em qualquer organização
  • Nunca fica obsoleto
  • Permite explorar mais oportunidades e adaptar-se a várias posições e situações
  • Permite uma vida interessante com diversas atividades, realizações, amizades, histórias - ao invés de ficar 70 anos fazendo a mesma coisa.
Vocês jogam buraco ou canastra? hahah vocês tem que ver o pessoal aqui de casa jogando! rs Todos querem comprar um coringão!

Por que? Coringas entram em qualquer canastra, qualquer posição e permitem descer as outras cartas.

A organização com vários coringas adapta-se melhor ao jogo e fecha as canastras que precisa. E o profissional coringa pode desempenhar bem na posição e na canastra que escolher.

Li um currículo que tinha o trecho "sou multiespecialista em x, y...", caí na risada, especialidade é uma só né. Mas agora acho que faz sentido.

Se não tiver chance de estar entre melhores do mundo em algo, é meio arriscado bitolar numa coisa só. Especialidades valorizadas hoje, podem não valer nada amanhã, e sei lá, fazer a mesma coisa por décadas deve enjoar.

Acho que o esquema é ter especialidades sim, mas também investir em um networking favorável, ter muita iniciativa, e BITOLAR em Fluência de Informação.

Amanhã vou publicar a segunda parte, sobre como desenvolver fluência em informação.

Agora preciso ir lá no camelôs vender meus vales-refeição e cortar o cabelo, careca também precisa hahaha senão fica que nem o bozo :-P rsrs



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

3 comentários:

Thiago disse...

Fiquei com uma dúvida Nicholas...
os coringas...eles entram na serra da canastra?

rs...tosco !! mas não pude evitar !!!
To achando que você ta pulando fora dos planos do futuro hein !!!

Abraço....

Arian disse...

Muito bom este post!

Ficou feliz em saber que estou me tornando um profissional mais capacitado com as noitadas de jogatina aí na sua casa... rs!

Agora falando sério... muito bom mesmo!

Abraço

Alexandre disse...

Fala Nicolas!
Eu não sou de jogar canastra mas entendi bem a função do coringa, pois é igual no buraco!!!
Se tornar coringa é bom, mas conseguir faze-lo é que é complicado!!!
Curti o blog, boa sorte com o ele...

Blog Widget by LinkWithin