28.7.09

Seja Fluente em Informação - parte 2


O lance é Expandir e Integrar sua capacidade de conhecer, de pensar e de se comunicar. Parece fácil, mas não é rsrs.Vamos por partes:

Conhecimento
"tudo compreender, tudo ver e vê-lo muitas vezes, de modo incomparavelmente mais nítido do que o fazem todas as nossas inteligências mais positivas"

(Fiódor Dostoiévski)

- Pré-requisitos

Acima de tudo é preciso ter intensa curiosidade, estar aberto às novidades e ter humildade para abandonar velhos conceitos.

- Conhecimento Prático

Não subestime o valor do conhecimento prático. Saia bastante. Vivêncie a realidade, experimente, aplique, tente fazer, veja o que acontece e tire lições de tudo.

- Fontes

Livros, filmes, fotos, músicas, biografias, sites, lugares - DEVORE-OS.

Atenção às referências bibliográficas, costumam ter ótimas dicas.

A internet, nem se fala, é um sonho! Tem de tudo e de graça. Quer saber algo? Pergunte para o Google.

No Google procuro sobre autores, suas obras, influências e entrevistas. No google books e no scribd tem trocentos livros, à disposição. No slideshare tem apresentações de slides ótimas.

Na wikipedia, tem resumos bons e links bacanas. No flickr, foto lindíssimas. No youtube, assisto vídeos interessantes e amo as descobertas feitas pelos vídeos relacionados.

No orkut, entro nas comunidades de um tema, fuço nos interesses das pessoas e descubro mais um monte de coisa bacana.

Blogs e twitter permitem entrar dentro de cabeças inteligentes. Comentários nos blogs, e-mails, msn, gtalk, skype e afins, uso para fazer perguntas diretas, difícil aquele que não responde na maior boa vontade.

- Pergunte

Em conversas ao vivo ou virtuais, sempre pergunto para as pessoas: por que, como, quem, quando, que livros gosta, músicas favoritas, filmes preferidos, hobbies, viagens que marcaram, pessoas que admira.

Aprenda com a experiência dos outros, não é possível viver por si todas experiências e erros do mundo.

- Garimpar

Eu passeio em todos os corredores de livrarias, bibliotecas e locadoras de filmes. Quem procura, acha ouro nesses lugares.

- Notícias, elas que te acompanhem

Para saber das notícias importantes, o mais prático é não correr atrás delas. Se for importante, alguém vai comentar no café, nos blogs ou no twitter.

Dica: um leitor de RSS, como o Google Reader ou Bloglines, facilita muito para acompanhar blogs.

- Armazenando

O Google Docs utilizo para armazenar documentos. O Evernote e o Google Notas são bons para as anotações. Mapas mentais também uso, gosto do Freemind. Vídeos guardo no youtube mesmo.

- Vício

Não exagere, ou irá se tornar um viciado em informação. A questão não é armazenar ou memorizar todo conhecimento, mas saber do que se trata, onde encontrá-lo e como aplicá-lo quando necessário.

- Força!

Vá com tudo ou nem comece. Quer realmente aprender algo? Todo mundo é capaz de aprender qualquer coisa. Sente-se, e só levante depois de entender aquilo.

Caso não saiba nada sobre o assunto, comece do começo: procure na internet, peça dicas em comunidades, leia livros da área, converse com pessoas com experiência, mão na massa e vai aprender, seja o que for!

Tudo é difícil quando não sabemos, conforme vamos aprendendo, vai ficando fácil! ;)

- Dicas Bônus

Abrace a TECNOLOGIA - multiplicará absurdamente sua capacidade de conhecer

Treine LEITURA DINÂMICA - multiplicará absurdamente sua capacidade de conhecer

Não precisa fazer curso, é só treinar ler mais rápido gradativamente. "Fotografar" com os olhos as linhas ao invés de parar em cada palavra. Evite ler as primeiras e as últimas palavras das linhas - estará treinando sua visão periférica. Acompanhe com o dedo a linha em que você está para não perdê-la e ficar voltando atrás.

Aprenda INGLÊS - multiplicará absurdamente sua capacidade de conhecer - Autodidata em Inglês

Pensamento

"Pensar é o trabalho mais árduo que existe, por isso tão poucos se dedicam em fazê-lo"

(Henry Ford)

- Pense por si próprio

Aqui, tudo começa com Auto-confiança. Tem que entender que no mundo há coisas idiotas sendo ditas de forma inteligente e coisas inteligentes sendo ditas de forma idiota. Só você, com o seu pensamento, poderá fazer a distinção.


Para mim, essa coisa gênio inalcançável existe tanto quanto saci-pererê. Nunca vi um. Tudo o que vi foram pessoas sendo inteligentes quando tinham real interesse em sê-lo.

Ao ler biografias dos gênios, vemos que a maioria eram pessoas normais, que em algum momento, resolveram parar de frescura e se empenhar naquilo que tinham paixão. Depois de décadas de treino e um pouco de sorte, veio o merecido reconhecimento. Não houve mágica.

Para você ver, o Thomas Edison foi considerado burro quando criança hahaha tem noção?

Não tenha preguiça nem medo de pensar pela própria cabeça. Às vezes irá errar, aprender, e não será o fim do mundo. E nas outras vezes irá acertar. Considere a opinião dos outros, mas quem decide tem que ser você.

Indo pelos outros, não estará nem aprendendo nem acertando - apenas boiando, que o diga os investidores que ouviram os analistas antes da crise.

Portanto, seja quem for que estiver falando, não absorva sem antes passar tudo pelo filtro da sua razão.

Sobre isso, achei MUITO bacana o que li no post "Vida Inteligente" do Liberal, Libertário, Libertino.

- Vá até o fim

Começou a pensar em algo, não pára não! rs Vá até onde levar, deixe emendar um pensamento no outro, mergulha, viaja! No pensamento podemos tudo, não há porque se limitar.

- Pense o contrário

Quando alguém, ou você mesmo, se posicionar sobre um assunto, coloque-se na posição contrária e tente encontrar argumentos.

Discuta consigo mesmo e deixe a discussão evoluir, mas em silêncio para não bancar o lunático né rsrs

- Crie-Ativamente

Muito se fala sobre a critiavidade e sua importância na inovação nas empresas e no mundo e tal. Já falei sobre isso no post CRIATIVE-SE.

Comunicação

"O maior problema da comunicação é achar que ela de fato ocorreu"

(Bernard Shaw)

- Problemão

Falta de Objetividade, de Clareza, de Franqueza, de Respeito, ... - melhor dizendo, falta de comunicação eficaz - é um GRAVE problema em toda organização e leva a cagadas homéricas. É preciso ficar fera nisso, não só como emissor da mensagem, mas também como receptor.

O desenho é engraçado, mas não exagerado. Quem trabalha com desenvolvimento de software em projetos grandes, prazos apertados... ixii sabe que acontece até coisa pior:


- Muita atenção

Como receptor, pare e preste atenção no que está sendo dito, só fale na sua vez. Se você falar junto, pensar em outras coisas ou deixar a emoção tomar conta enquanto outros falam, ninguém vai entender ninguém.

- Ouça o que não é falado

A comunicação não-verbal (por gestos e expressões corporais) representa 90%, 80%, sei lá, da nossa comunicação. Já dizia o incomparável tio Drucker "A coisa mais importante na comunicação é ouvir o que não está sendo dito".

Sendo assim, 80% da nossa atenção deveria estar voltada para absorver essas mensagens não-verbais, mas não é o que acontece.

Tem um livro interessante sobre isso: "O Corpo Fala" do Pierre Weil, bem interessante.

- Leitura

Outro problema né, tem aquele lance de analfabeto funcional, a pessoa sabe ler mas não interpretar um texto. Olha não tem jeito, tem que ler muito e sobre tudo. Que dureza hein? Não, não.

No começo é difícil, como tudo na vida. Os olhos cansam, a gente lê e não entende, termina de ler e esquece tudo, é normal.

Nessa fase não pode desanimar, mas sim persistir. Leia sobre assuntos que gosta, treine sua concentração e não se permita dispersar. Force-se a entender e a lembrar do que leu. Fazendo isso, logo verá progresso, vai se animar e lerá livros em horas, entendendo e lembrando de tudo. Te juro!

Nesse ponto, a leitura que para muitos é um sacrifício, será um enorme prazer, além da utilidade imensa de brinde. Simplesmente NÃO EXISTE problema no mundo que alguém não tenha pensado muito, e escrito tudo que pensou em um livro sobre como tentar resolvê-lo.

- Direto ao ponto

Agora tem mensagem que é impossível entender, nem quem emitiu entende. Obrigue as pessoas a serem OBJETIVAS, CLARAS, FRANCAS e a te RESPEITAREM.

Tempo é precioso, quando te solicitarem, seja direto com educação: "Do que você precisa?" Preciso disso", "Qual o problema? É esse", "Estou ocupado, pode enviar por e-mail?", "Seja franco, o que você acha? Acho isso". As pessoas irão te agradecer por poupar o bem mais precioso que possuem.

Sobre te respeitarem, o melhor é não dar brecha. Sendo educado e competente, é difícil alguém te desrespeitar, mas se ocorrer, há 3 opções: defenda-se com educação e firmeza, corte relações ou na pior das hipóteses, mantenha uma relação estritamente profissional - uma pessoa sem respeito pelo outro, nunca tem razão.

- Escreva, Escreva, Escreva

É a melhor forma de desenvolver sua comunicação. Tentar escrever bem, obriga a ter atenção com o conteúdo, a organizar o pensamento e a expressar-se com clareza.

Eu tenho muito o que aprender ainda, mas já saquei que para escrever melhor, é preciso escrever com zelo e atenção em todas as situações.

Planeje aonde quer chegar, pense no público-alvo, reúna material e utilize uma linguagem adequada ao tipo de leitor. Coloque as idéias em ordem. Escreva, deixe descansar, reescreva e corte tudo que puder ser cortado.

Ah, e não despreze a pontuação. Na escrita, não tem gestos e expressões, precisamos compensar isso com uma pontuação correta.

Abaixo, alguns links úteis sobre escrever melhor:

- Design, Ilustrações e Experiência do Usuário

Muitas vezes, mesmo o conteúdo sendo uma porcaria, o visual é tão bacana que a pessoa acha o máximo e vice-versa.

Links bacanas: Design para Não-Designers e Design é Importante (inglês)

As imagens e ilustrações, muita vezes dizem tudo sem recorrer a palavras. Facilitam muito a compreensão e memorização.

Mas não se empolgue. O objetivo é deixar o conteúdo mais claro e não transformá-lo em carro alegórico. Recursos visuais desnecessários, distraem e dificultam a assimilação do conteúdo.

Imagine sempre a experiência que o usuário estará tendo ao receber sua informação. Não basta apenas escrever um cartão para a namorada, tem que colocar em um envelope bonito, acompanhar com flores, fazer uma cena - enriquece a experiência dela ao receber sua mensagem.

- Conversa um-para-um

Para conversar bem com alguém, é preciso falar menos, ouvir mais e colocar-se no lugar do outro. Repare na comunicação não-verbal da pessoa. E quando for falar, lembre-se que jeito é tudo. Tem jeito certo para liderar, para dar feedback, para negociar; enfim, o assunto vai longe.

Ah, e vos digo como um "ex-tímido": só se ferram e muito. Fale logo o que tem para falar, com quem precisa falar, e pronto. Quando perceber que falar bobagem não dói, e que nada liberta mais do que falar o que pensa. Ah, ai estará curado! rsrs

- Conversa um-para-muitos

Aqui, o maior problema que vejo nas pessoas é "robotizar" e "entediar". Seja humano. Coloque emoção, mude o tom, conte piadas, fale sério - tem que envolver as pessoas, manja?

Para melhorar nisso, trabalhe como voluntário em algum lugar, dê aulas e tente não só ensinar, mas inspirar os alunos! É uma experiência incrível! :D


Alguns links interessantes:

- Bom humor

Um humor moderado e inteligente, cativa as pessoas, aumenta a atenção delas, facilita a assimilação do conteúdo. CQC é um exemplo. Aquela Entrada de Casamento também. O bom humor vence a chatice, sempre. Mas não exagere, a principal diferença entre o engraçado e o mala, é que o último não sabe a hora de parar.

- Ensinar


Ensinar é uma excelente forma de desenvolver a comunicação. Exige conhecimento, simplificação, ordem, atenção. Quando ao quiser tirar uma dúvida com você, prontifique-se em ajudar. Além de estreitar uma amizade, estará ajudando a si próprio a se comunicar melhor.

- Blogs e Twitter

Foram uma das melhores coisas que comecei a fazer na vida. É gratuito, te obrigam a buscar novas idéias todos os dias, a pensar pela própria cabeça, a se expor de forma clara e contundente, a se conectar com outras pessoas e recebe retorno na hora.

Ter um blog ou twitter não é mais nem questão de gostar ou não, mas de fazer parte da comunicação do mundo ou receber migalhas de conhecimento jurássico por aí.

Para terminar

O objetivo desse post foi de mostrar a importância da Fluência em Informação e apontar um caminho para aperfeiçoá-la. Mas cada tópicozinho é um caminho longo para trilhar e sempre haverá como aprender mais. Tempo e esforço investidos em obter Fluência em Informação nunca serão perdidos.



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

3 comentários:

KG disse...

Irmão,que belas postagens essas duas, hein! Gostei e vou guardá-las!
Precisamos ser especialistas em um assunto, mas, também, abertos ao que ocorre no mundo. Aí,a Internet é super legal!
Abçs

Studio disse...

Eu tenho orgulho de ser seu cunhado!
Estes dois últimos posts deveriam se tornar leitura obrigatória para qualquer curso de Comunicação Social.

Nathalie disse...

Parabéns por este post..incrível como em poucas palavras vc reuniu tudo que precisamos saber para nos tornarmos melhores..admiro sua inteligência sempre. Bjo!

Blog Widget by LinkWithin