30.11.09

Como Ler + de 36 Livros por Ano (tranquilamente)

Li um trecho do livro do Arthur Bender que apresentava um raciocínio interessante, mais ou menos assim: As pessoas terminam poucos livros porque tentam lê-los tudo de uma vez.

The Art Scholar - André Martins de Barros

Se a maioria dos livros tem cerca de 200 páginas e em média levamos de 3 à 4 min para ler 1 página...

Então, dedicando 60min diários, é possível ler 20 páginas por dia e assim, terminar 1 livro a cada 10 dias.

Com o hábito, tranquilamente esse tempo baixará para 40min e sua capacidade de assimilar a leitura ficará melhor.

Você pode ler essas 20 páginas em horários variados, em trechos de 5. Pode lê-las quando se espera 10min para o cliente chegar, ou 20min antes da aula começar, ou naquele tempinho que sobra do almoço e etc.

Basta levar um livro sempre com você (eu levo 2) e verá quantas oportunidades terá de avançar várias páginas, todos os dias.

Fazendo isso, em 1 ano lerá 36 livros. Em 2 anos, 72 livros. Em 4? 144 livros!

Incrível né? A maioria das pessoas não lê essa quantidade durante a vida inteira.

Ao ler 70 livros relevantes na sua área, já pode se considerar um especialista/estudioso no assunto - e isso em apenas 2 anos! ;)

Quer mais dicas? Treine Leitura Dinâmica!

Não precisa fazer curso, é só forçar ler mais rápido, gradativamente. Conheça algumas técnicas:
  • "Fotografe" com os olhos trechos das linhas ao invés de parar em cada palavra.

  • Evite ler as primeiras e as últimas palavras das linhas - estará treinando sua visão periférica.

  • Acompanhe com o dedo a linha em que você está para não perdê-la e ficar voltando para trás.

Aplicando essas técnicas durante algum tempo, dá para triplicar essa quantidade de livros lidos. Todas essas leituras é um excelente diferencial, frente aos concorrentes que leram alguns (ou nenhum) livros por ano.

Mantenha a disciplina, não só com leitura mas com qualquer pequeno hábito saudável, e obterá excelentes retornos a médio e longo prazo. ;)



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

3 comentários:

Silvana Nunes .'. disse...

Salve !
Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog cheguei até você e gostei do que vi. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da telinha está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar um pouco mais de cuidado, mas em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em
http://www.silnunesprof.blogspot.com
Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem.
VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO, NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR !
Se achar a minha proposta coerente, siga-me nessa luta por um mundo melhor. Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois vez por outra o comentário entra com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero queentenda quando não puder visitá-lo.
Daqui onde estou, os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira ... e outras personagens que vivem pela mata.
Por hoje fico por aqui, já escrevi demais. Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !
Silvana Nunes.'.

Marcos Apene do Amaral-TriPhiloSophia disse...

Muito legal a postagem!
Vai valer uma tentativa apesar de meu maior problema como leitor ser a enorme diversidade dos meus "sabores" literários! E por isso pulo, literalmente, de um livro pra outro como se fossem websites e perco, muitas das vezes, o fio condutor de determinada idéia, o que é mais importante do que o texto em si. Principalmente quando pretendemos crescer e criarmos nossas próprias "verdades" a partir de uma fonte confiável ou que queremos consultar!
Enfim, valeu pela dica!
E qual é esse gadget que você disponibiliza para procura dentro do próprio blog?! Posso saber como utilizá-lo?!
Obrigado, abraço, Marcos

ana laura disse...

Hehehe- Tem algum manual como viver a vida de forma espontanea...risos...brincadeira, não me mate!
Beijos e excelente férias

Blog Widget by LinkWithin