23.2.10

10 Fatores que Influenciam as Pessoas a se Conformarem


A pressão para nos conformamos atinge a todos. Experimentos mostram que as pessoas irão negar o que viram com os próprios olhos, para estarem em conformidade com outras pessoas.

Entender quando estamos propensos a nos conformar apresenta vários benefícios, pode ajudar a entender o seu próprio comportamento e o de outras pessoas em diferentes situações.


10 Fatores que Influenciam a Conformidade:

1) Tamanho do Grupo

A máxima conformidade ocorre em grupos de 3 à 5 pessoas. Mais pessoas faz pouca diferença. Menos de 3, no entando, reduz bastante a conformidade.

2) Discórdia

Quando alguém discorda ou fica indeciso, a conformidade é reduzida. (alguns estudos estimam que pode cair de 97% para 36% quando aparece um discordante competente)

Os discordantes precisam ser consistentes para convencer a maioria.

3) "Eles são como nós?"

As pessoas se conformam melhor com pessoas do mesmo grupo que elas. Tamanho do grupo e Discórdia tem pouca influência se o grupo não é formado por pessoas como nós. Inclusive, tendemos a fazer exatamente o oposto do que eles.

4) Humor

Há evidências de que estamos mais propensos a nos conformar quando estamos de bom humor. Uma técnica para aumentar a conformidade de um grupo com o que queremos é colocar algum medo nas pessoas e depois amenizar esse medo.

5) Necessidade de Estrutura

Há pessoas com mais "necessidade de estrutura" e são mais fáceis de entrar em conformidade.

6) Aceitação Social

Pessoas usam a conformidade para agradar outras e para dar suporte a sua auto-confiança. Algumas pessoas tem mais necessidade de se relacionar com outras e tendem mais a se conformar.

Inconformados se importam menos com que as pessoas pensam e tem mais auto-confiança.

7) Cultura

Culturas coletivistas (ex. leste asiático) se conformam mais (cerca de 25% à 58%) pois inconformidade é muitas vezes associada à depravação. Culturas ocidentais são mais individualistas e por isso as pessoas são menos conformados (14% à 39%).

8) Autoridade

Frente à uma autoridade, a conformidade pode ser transformada em obediência. Estudos mostram que pessoas podem suportar choques elétricos se pedido por alguém de muita autoridade. Nem sempre as pessoas seguirão cegamente uma figura com autoridade, mas estudos mostram uma variação de 12% à 92% na conformidade.

9) Normas Sociais

A maioria das pessoas é influenciada pelo que pensa sobre o que outras pessoas fariam se estivessem na mesma situação.

Quanto maior nossa percepção de consenso, menos conhecimento ou disposição para entender o problemas; mais estaremos inclinados a nos conformar.

10) Reciprocidade

O poder da reciprocidade é pouco valorizado, mas tem grande influência em todas as culturas humanas. Significa que quando eu der alguma coisa a você, você ficará compelido a me dar algo em troca.

Às vezes sentimos uma forte compulsão a sermos recíprocos, mesmo indo contra nossos melhores julgamentos.

-----------------------------------------

Essa lista apresenta alguns pensamentos sobre a sua conformidade e de outras pessoas. Precisamos entender como esses processos podem nos ajudar a atingir nossos objetivos individuais e coletivos.

Para saber mais, veja o artigo completo:
Conformity: Ten Timeless Influencers | PsyBlog



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin