8.2.10

Inbound Marketing dá Poder aos Empreendedores

Inbound Marketing: atrair, não "correr atrás"

O que é Inbound Marketing?

É o marketing com foco em fazer sua marca ser encontrada pelos clientes.

No marketing tradicional (Outbound Marketing) o foco das empresas é encontrar consumidores. Para isso, usam técnicas pouco direcionadas e que se intrometem na vida das pessoas: telemarketing, anúncios, propagandas na TV, spam, etc.

A tecnologia está fazendo esses meios perderem a eficácia e aumentou os custos. Bloqueadores de chamada para telemarketing, TiVo para as propagandas da TV, filtro de spam para e-mails indesejáveis e internet tirando a atenção dos impressos.

Ao invés de interromper as pessoas com esses métodos, o inbound marketing cria vídeos interessantes, blogs com textos relevantes e ao invés de telemarketing, disponibilizam várias formas de contato para as pessoas encontrarem a empresa.

crédito da imagem: Marketing, not Advertising

Em vez de ficar martelando a sua mensagem repetidamente para uma multidão, o inbound marketing atrai clientes altamente qualificados para a empresa.

As campanhas de sucesso em Inbound Marketing possuem 3 componentes:

1) CONTEÚDO
É a informação ou ferramenta (relevante/interessante) que atrai os clientes em potencial.

2) OTIMIZAÇÃO PARA MECANISMOS DE BUSCA (SEO)
Facilita aos clientes em potencial encontrarem o seu conteúdo. É a prática de otimizar seu site e obter links para melhor se posicionar nos resultados das buscas, onde a maioria dos consumidores começam o processo de compra.

3) MÍDIAS SOCIAIS
Amplifica o impacto do seu conteúdo. Quando é distribuído e discutido em redes de relacionamentos, se torna mais autêntico

crédito da imagem: Marketing, not Advertising


Quais as vantagens do Inbound Marketing?

1) CUSTO MENOR
Outbound Marketing é baseado em gastar dinheiro: espaços publicitários maiores, listas de e-mails e participações em feiras de comércio.

Blog e twitter não custam nada. Ambos, se utilizados corretamente, podem atrair milhares de consumidores. O ROI (Retorno sobre Investimento) nas campanhas de inbound marketing é maior.

2) MELHOR SEGMENTAÇÃO
Telemarketing e envio de e-mail em massa são absurdamente mal segmentados. Você está atingindo indivíduos baseando-se em apenas 1 ou 3 itens de um banco de dados.

O inbound marketing atinge apenas as pessoas que se auto-qualificam para seu negócio. Elas demonstram interesse pelo seu conteúdo e depois, interesse pelo seu produto/serviço.

3) É UM INVESTIMENTO, NÃO UM GASTO
Quando você compra uma propaganda, há um valor e tempo de duração. Quando você investe em conteúdo de qualidade, seu site ficará no topo dos resultados de busca, até que apareça alguém capaz de te superar.

O Inbound Marketing dá Poder aos Consumidores e aos Empreendedores

Com essas ferramentas, a divulgação de qualquer negócio pode aumentar até o infinito. Se você tem um ótimo produto e habilidade para se comunicar de forma pessoal com seus consumidores, você pode superar até mesmo as milionárias campanhas publicitárias das grandes empresas.

Isso é excitante e poderoso para pequenas empresas.

fonte: Inbound Marketing & the Next Phase of Marketing on the Web



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5 comentários:

Raul Andrade disse...

Cara eu curto esse tipo de marketing, mais focado na relevância e qualidade, acho que é muito promissor, mas o problema é exatamente esse né. As pequenas empresas deverão dedicar um tempo nisso, produzir conteúdo muito bom.

Agora falando de Marketing Outbound, ainda acho que vai vingar por muito tempo viu. A internet a cada dia vem se popularizando, dessa maneira, pessoas que já estão habituadas com a internet claro que não gostam de ficar vendo aquele monte de banner, mas pensando nas pessoas que estão começando na web, certamente não se importarão de ver e de depositar sua confiança naquelas marcas que esta cansada de ouvir falar: Submarino, Americanas, bla, bla, bla.rs

E o e-mail marketing se bem utilizado, sabe investindo numa abordagem diferente, focada não em publicidade mas sim em conteúdo bacana para o cliente, com um template bacana, etc acredito que é muito forte.

Bem, são muitos fatores que combinados são muito fortes. O problema é dedicar-se para fazer tudo isso acontecer!

Abraços

Alvaro disse...

Nicholas,

O marketing 2.0 ou 3.0 ou 4.0 ou inbound marketing, como vierem a chamá-lo, passa pela criação de conteúdo. As empresas terão de gerar conteúdo para seus públicos. Seja pelo twitter, facebook, nings da vida, elas vão cada vez mais serem obrigadas a usar o pull ao invés do push.

Veja o post "O conteúdo de verdade pode estar a um palmo do seu nariz!" : http://comunicarevencer.blogspot.com/

Alvaro disse...

Olha, concordo com o Raul: as pequenas terão de investir um tempo para produzir conteúdo de qualidade. Até investir em funcionários que possam cobrir essa tarefa.

Sei que é difícil para a pequena empresa investir nisso, mas se ela conseguir, acho que será tremendamente compensador no médio prazo. O mais difícil é a mentalidade do empreendedor que quer retornos sempre para ontem!

um abraço

Luiz Carlos Conte disse...

Caros, não vejo outra alternativa para as pequenas e medias empresas que não sejam migrarem seus esforços para o Inbound Marketing. O custo de aquisição de leads por esse canal é infinitamente menor do que qualquer outro do Mix de marketing tradicional. Sugiro a leitura deste artigo http://engrenagensweb.com/2010/01/inbound-marketing-o-consumidor-no-controle/ . Abraço

文章 disse...

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