6.4.10

Long Way Round e Long Way Down!

São 2 dos documentários mais INSPIRADORES que já assisti!!! =D

Long Way Round e Long Way Down
Em 2004, Ewan McGregor (ator de Star Wars) e seu melhor amigo Charley Boorman decidiram sair de moto de Londres (Inglaterra) até Nova Iorque (EUA)!, atravessando a Europa, Ásia e América do Norte!

Foram atrás de quem pudesse registrar a viagem, encontraram um produtor de vídeo, conseguiram patrocínios, o projeto ganhou forma e depois de alguns contratempos, resultou na incrível viagem e documentário Long Way Round.

Os episódios foram ao ar na TV britânica e foi um sucesso. Assim como o DVD e o livro... trazendo junto prêmios, entrevistas e mais fama.

Em 2007, reuniram a mesma equipe e fizeram o Long Way Down, saindo de John O'Groats (Escócia) até a Cidade do Cabo (África do Sul), descendo a Europa e a África!

Eu DEVOREI cada episódio (cerca de 16hs de filme). Fico vidrado na tela, a mente e alma viajam junto com os caras, restou só o meu corpo inerte na sala.

Long Way Round

Long Way Round e Long Way Down
É o que mais gostei! A emoção da saída, as dificuldades por ser a primeira viagem, as paisagens e rios que atravessaram, os perrengues que superaram, as piadas e o bom-humor.

Eles forneceram ajuda humanitária pela UNICEF, doido o modo de vida simples das pessoas e a hospitalidade com que foram recebidos. Emocionante o reencontro com a família deles, a chegada em NY e as reflexões "pós-viagem"... ah nem sei o que falar! Eu sonho em viver tudo isso.

Só pulo fora da Estrada dos Ossos na Sibéria, onde eram enviados prisioneiros políticos para que no inverno rigosíssimo construíssem a estrada, os que morriam, eram "incorporados" à estrada, lugar horrível, credo.

O Cazaquistão e a Mongólia foram os países que mais curti na viagem deles, as estradas eram ruins também, mas as paisagens, as pessoas, a cultura.. são extasiantes.

Teve um cara que eles encontraram no Cazaquistão que pediu para entregarem uma lembrança para a irmã dele nos EUA onde iam passar. A irmã ficou perplexa com 2 caras batendo na porta vindos do Cazaquistão com um presente do irmão dela hahaha loko né? :D

Ah e o sortudo do Cláudio, o cameraman? A habilitação dele de moto não valia na Inglaterra, o cara foi fazer o teste e reprovou hahaha mesmo assim o Ewan e o Charley esperaram tirar a habilitação e levou ele para viagem. PQP! Porque não me chamaram? rs

A chegada é de arrepiar, um zilhão de motoqueiros atrás deles, e eles nas motos gritando "We did it!!!" (Nós fizemos!) FANTÁSTICO =D

Veja o vídeo (2:06min):


http://www.youtube.com/watch?v=1hEgjesM4JE

---------------------------------------------------

Abaixo, a Letra e Tradução da Música. Ouvi um bilhão de vezes.

"Long Way Round" - Stereophonics

Lembre-se de mim, meu amor
Remember me my love

Eu sou aquele com quem você está sonhando
I'm the one you're dreaming of

Indo para um passeio
Going for a ride


Vou mantê-la aquecida no meu interior
I keep you warm inside

Eu vou arregaçar a calçada
I'm gonna roll up the sidewalk

Eu vou rasgar o chão
I'm gonna tear up the ground

Indo conhecer
Comin' round to meet you

O caminho mais longo
The long way round

Bah, Bah, rah, rah, rah! Bah, Bah, rah, rah, rah!

Cedo ou tarde
Sooner or later

Eu me encontro nessas faixas
I get me up this track

Tenho que fazer o que
Gotta do what it is that

eu faço e depois eu vou voltar
I do and then I'm coming back

Sol no meu rosto
Got sun in my face

Dormindo na estrada
Sleeping rough up the road

Vou lhe contar tudo
I'll tell you all about it

Quando eu chegar em casa
When I get home

---------------------------------------------------

Long Way Down

Long Way Round e Long Way Down
Curti menos o LWD que o LWR! Eles passam menos perrengue, ficam visitando umas ruínas e tal... exceto as Pirâmides e a Esfinge que são espetaculares, sensacional passar de moto ao lado delas =D

Mas a parte da Europa é bacana e mais pro Sul da África fica muito show, porque tem menos deserto e mais florestas, vários animais selvagens, contato maior o povo africano que é de uma riqueza cultural incrível.

Um estrangeiro que mora na África ficou sabendo uns dias antes que eles iriam passar na cidade e botou uma faixa na estrada "Ewan e Charley - Parada pro Café" hahaha imagina a surpresa, no meio do nada, encontrar isso? :D Muito massa! :D

Me arrepia no começo da viagem o Ewan falando "I can't believe we're doing this Charley, I can't believe we're doing this man!" (Não acredito que estamos fazendo isso Charley! Não acredito que estamos fazendo isso cara!) =D

A chegada também é muito emocionante, trocentas motos juntas, a estrada e céu perfeitos, alternando com melhores partes da viagem... ah, só sei que é uma merda ser pobre viu.

Veja o vídeo! (2:06min) - vi esse vídeo um bilhão de vezes.


http://www.youtube.com/watch?v=J_gf3vM9CQQ

Curti a música do vídeo, é a "Semi-automatic" - The Boxer's Rebellion


---------------------------------------------------

Os caras tem grana e sabem gastar. Fizeram 2 viagens FODÁSTICAS, vivenciaram um monte de coisas, superaram perrengues e agora inspiram pessoas no mundo todo, com grana ou não, a não abrirem mão de seus sonhos nem se conformarem com uma vida "mais ou menos".

Long Way Round e Long Way Down
Outros Projetos

Há boatos de um "Long Way Up" pela América do Sul (Se precisarem de "Brazilians fixers" tamos aí rs). O Charley tem participado do Dakar, fez o documentário "By All Means" saindo da Irlanda até a Austrália e tá engatilhado um "By All Means 2" indo da Austrália até o Japão.

A coisa mais essencial do espírito vivo de um homem é sua paixão pela aventura. A alegria da vida vem de nossos encontros com novas experiências [..]

Espero que na próxima vez que eu o encontrar você seja um homem novo, com uma grande quantidade de novas experiências na bagagem.

Não hesite nem se permita dar desculpas. Simplesmente saia e faça. Simplesmente saia e faça. Você ficará muito, muito contente por ter feito.

(carta para Ron Franz, livro "Na Natureza Selvagem")

Veja também:



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

4 comentários:

Anônimo disse...

Veja alguem que já foi:
http://www.ushuaia2010.blogspot.com
Veja tambem o topico das avaliações da XRE
no forum de motonline
http://www.motonline.com.br/forum
abs

Canteiro Pessoal disse...

Nicholas,

sonhar é o prenúncio da realização, projeto de coragem. Não pense na questão de merdice do que fala de ser pobre, pois o pobre está na caixola, e pelo que noto és rico de sonhos. Então, chegará lá!

Já disseste em falas no msn... DETERMINAÇÃO, é sua marca!

paz!

Priscila Cáliga

Marcelo disse...

Nicholas, fiquei interessado nos documentários. Você escreveu que são 16 horas de episódios. Esses episódios estão disponíveis em DVDs ? Podem ser comprados ? Têm legendas, seja na língua que for ?
Mudando um pouco de assunto, você já leu "Vagabundos iluminados" ? Também é do Jack Kerouac, e como gosto é uma coisa muito pessoal, prefiro ele ao "On the road".
Um abraço e boas viagens para todos nós.

Thatiana Carvalho disse...

"Sonho é destino."

\O/

Blog Widget by LinkWithin