23.4.10

"Profeta Gentileza", José Datrino

"Gentileza gera Gentileza"

Quem foi José Datrino, o "Profeta Gentileza"?

Foi empresário, dono de uma transportadora, que largou tudo para perambular no Rio de Janeiro, vestindo uma túnica branca cheia de palavras positivas, distribuindo flores e mensagens para pessoas que passavam.



Sua obra maior foi a pintura de 56 murais do viaduto Caju, que ele mantinha com mensagens sobre gentileza, natureza, amor, espiritualidade, males, capitalismo - contornadas pelo verde e amarelo da nossa bandeira.

Após sua morte, as mensagens foram pichadas e posteriormente apagadas pela prefeitura com tinta cinza. Graças a iniciativa de um professor universitário, organizou-se um movimento de restauração e tombamento desses murais.

Um dos que mais gosto é o 3:


"ESTE E O PROFETA
GENTILEZA QUE
GERA GENTILEZA
COM AMORRR E PAZ
PARA UM BRASIL E UM
MUNDO MELHOR MEUS
FILHOS NÃO USEM PROBLE-
MAS USAMOS A NATUREZA"

*AMORRR = amor no pai, no filho e no espírito santo

Como tudo começou?

Quando era menino, já dizia ouvir um chamado sobre sua missão e que um dia deixaria tudo para cumprí-la. A vida na roça o ensinou a amansar burros para transporte de cargas, quando tornou-se "profeta", era assim que se definia:

"Amansador dos burros homens da cidade que não tem esclarecimento"

Devido às visões que tinha, foi levado a médicos e curandeiros espirituais. Fugiu sem avisar para o Rio de Janeiro, onde casou-se, virou dono de uma transportadora e teve 5 filhos.

Após o incêndio em um grande circo de Niterói, em que morreram mais de 500 pessoas, José ouviu vozes pedindo que abandonasse o mundo material e se dedicasse à vida espiritual.

Pegou um dos seus caminhões e foi até o local do acidente. Em cima das cinzas do circo, fez um jardim e uma horta, e morou lá por 4 anos, consolando as pessoas entristecidas pela tragédia. Ganhou os apelidos de "José Agradecido" e "Profeta Gentileza". Saindo do local, começou a espalhar sua mensagem pelas ruas do Rio de Janeiro.

Foi internado 3 vezes em hospitais psiquiátricos. Os pacientes ficavam em volta dele, ouvindo suas pregações. Um dos médicos disse que os choques eram à toa: José não era louco. Outro teria dito: "Gentileza, você veio para te curarmos ou para nos curar?".

Quando chamado de louco, dizia: "sou maluco pra te amar, louco pra te salvar" ... "seja maluco mas seja como eu, maluco beleza, da natureza, das coisas divinas."

Não aceitava esmola das pessoas: "é mais fácil um burro criar asas e avoar do que um centavo de alguém aceitar". Ao contrário, alertava: "cobrou é traidor - o padre está esmolando, o pastor tá pastando e o Papa tá papando, papão do capeta capital".

Criou um grafismo próprio, como Univvverrsso, Amorrr, Conheser e várias outras, atribuindo significado mais amplo a essas palavras. Quando acusado de não saber escrever, ele se defendia "Eu que não sei escrever ou você que não sabe ler? Conheser é de conhecer o ser, conhecer a si mesmo".

Faleceu em 28 de Maio de 1996, em Mirandópolis-SP, aos 79 anos.

Mais Informações: Rio com Gentileza

A natureza não vende terra,
a natureza não cobra pra dar alimentação para nós.
Esse dia lindo,
essa luz que está em cima de nós, a nossa vida,
ou seja, vem do mundo, é de graça,
é Deus nosso Pai que dá.

Agora o capeta do homem que é o capitalismo, é que vende tudo, destrói tudo,
destruindo a própria humanidade.

Capeta vem de origem capital.
É o vil metal
Faz o diabo, demônio marginal.
Por esse motivo, a humanidade vive mal.
Mal de situação,
mau de maldade,
porque o capitalismo é falsidade,
o pranto de toda a maldade,
raiz de toda a perversidade do mundo.
É o dinheiro.

O dinheiro destrói a mente da humanidade.
O dinheiro coloca a humanidade surdo.
O dinheiro destói o amor.
O dinheiro cega.
O dinheiro mata.

Todo dia você lê jornal, ouve rádio,
televisão, só vê barbaridade:
é crime, é assalto, é sequestro, é vício, nudez, devassidão, fome e guerra.
Vai ver qual é a causa:
capitalismo.



Música "Gentileza" - Marisa Monte



http://www.youtube.com/watch?v=Dny57BwrNLw


OBSERVAÇÃO - Impossível não comparar o trabalho e trajetória do Profeta Gentileza com a do Leonard Knight da Salvation Mountain. Se ficou curioso, clique para conhecê-lo:
Links Interessantes sobre o Profeta Gentileza:



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

6 comentários:

Natalie S. Dowsley disse...

Olá, Nicholas!!! Estive ausente por um tempo mas fiquei feliz em voltar e encontrar logo este post! Sempre que penso no "profeta Gentileza" lembro das palavras de Marisa Monte: "(...)se é mais inteligente: o livro ou a sabedoria". Ele é a prova de que o saber verdadeiro nasce a partir das nossas experiências... e grandes experiências podem acontecer tanto lendo bons livros quanto vivendo a vida dura e real do cotidiano.
Um grande abraço pra você!!! =)

Priscila Lima disse...

olá, bela postagem.
acredito que o profeta gentileza pregou suas palavras sem querer nada em toca, apenas sendo e gerando paz e amor nos corações dos que podiam ler, as palavras podem libertar, mas a sabedoria pode salvar!
Assim já dizia o profeta...
Abraço.

JoeFather disse...

Não conhecia o gentileza, mas virei seu fã! Estamos carentes de homem que preguem o amor, pois dicípulos do ódio vemos aos milhões! Abraços renovados!

Priscilla disse...

Que bacana!
Um post todo dedicado ao Gentileza...
Encontrei o blog por acaso no google.
Abraço.

Claudio disse...

Se o povo fosse gentil , não prescizariamos de governantes pois uns ajudariam os outros e assim viveriam em perfeita harmonia .

que legal falar sobre meu bisavo disse...

Oi Nicholas! que boa postagem do meu bisavo. sou daniel datrino e tenho email daniel*datrino@hotmail.com vai lá e conhece um pouco sobre minha familia a familia Datrino muito legal falar um pouco mais do meu bisa! convido vc quando tiver palestra na rodoviaria sobre meu bisa legal!

Blog Widget by LinkWithin