25.5.10

Filme "North Face" (Nordwand, 2008)

"Quando você está embaixo, ao pé do paredão,
e você olha para cima, você se pergunta.

'Como pode alguém escalar isso?'
'Por que alguém haveria de querer?'

Horas mais tarde, no topo, olhando para baixo,

Você esquece de tudo.

Exceto daquela pessoa para quem você prometeu que voltaria."


Eu adoro histórias de aventuras nas paredes, mas há poucos filmes de montanhismo que não sejam documentários. O jeito é cair nos livros, como No Ar Rarefeito, Sobre Homens e Montanhas, Alto Risco, A Escalada, Tocando no Vazio e Annapurna.

Mas "Nordwand" é uma exceção, para quem gosta de escalada, vale a pena! =) Muito melhor do que aquela papagaiada com o Stallone hahahauhau :-P

O filme conta uma das tentativas de escalar o Eiger, a última montanha a ser conquistada nos Alpes. Mostra como era precária as técnicas na década de 30, e como os caras eram corajosos! (ou loucos hahaha)


Para a revista Climbing, a maior façanha do alpinismo - em todos os tempos - foi a conquista em 1938 da face Norte do Eiger, uma parede vertical com 1.650 metros de calcáreo quebradiço e gelo negro.

A conquista foi de uma dupla austríaca e outra alemã. Começaram escalando separadas, para ver quem chegava primeiro ao topo. Mas resolveram juntar-se na metade da parede. Apesar das avalanches, tempestades, quedas perigosas e um grampon cravado na mão de um deles, chegaram ao cume.

O cadáver de um montanhista italiano ficou 3 anos pendurado em sua corda, inalcançável mais visível para os que o olhavam de baixo, balançando ao vento.

Teve também um alpinista que ao ser pego por uma nevasca no Eiger, encontrou uma porta que dava acesso ao túnel do trem e abrigou-se ali. Não contava que o trem iria passar à menos de 10cm dele, se salvou ficando encostado na parede.

Com os modernos equipamentos, técnicas de escalada e treinos físicos, o recorde estabelecido de ascensão da face norte é de Ueli Steck, que chegou ao topo sozinho e sem cordas em cerca de 2h(!). (vídeo aqui - doido né? rs)

Face Norte do Eiger

"Chegamos ao topo e apertamos as mãos em silêncio.
Foi uma luta difícil, revigorante,
pois só quem sentiu a morte tão perto,
sabe verdadeiramente o quanto a vida é valiosa."

Saiba mais sobre o Eiger:

Trailer - MUITO BOM! (1:45 min)



http://www.youtube.com/watch?v=SpNSrleQlLc



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

2 comentários:

Tatah Paiva disse...

E aí Rubens Ewald Filho??? rs
Eu gosto desses filmes de escalada mas o que me dá raiva é que sempre morre um personagem legal, tipo que não merece morrer.... ou que salva alguem antes, etc...

José Eduardo disse...

Olá Rubens,
gostaria de saber onde encontro esse filme aqui no Brasil pra alugar ou comprar. você saberia me informar?
Obrigado

Blog Widget by LinkWithin