31.5.10

Simplesmente Saia e Faça

"A alegria da vida vem de nossos encontros com novas experiências [...]

Espero que na próxima vez que eu o encontrar você seja um homem novo, com uma grande quantidade de novas experiências na bagagem.

Não hesite nem se permita dar desculpas.


Simplesmente saia e faça. Simplesmente saia e faça.

Você ficará MUITO, MUITO contente por ter feito."

(Chris McCandless)

Pedra do Baú - São Bento do Sapucaí-SP - MAIO/2010



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

7 comentários:

Thatiana disse...

Alex!
Maravilhoso livro e essa dica eu peguei aqui! Obrigada!:)
Gostoso ler essas páginas!
bjos, Nicholas!

geyse ribeiro disse...

oi Nicolas.
amei o texto.
q lugar maraaaaa e a foto tmbm ficou show.
vc sempre trazendo-nos coisas boas.
te adoro moço.
td de bom na sua jornada.
fik com Deus!
bj,bj,bj...

Priscila Lima disse...

Cara,
eu nasci em campos do jordão,
e minha família toda mora lá... sinto muitas saudades desses campos verdes...
do frio intenso de manhã, do céu mais azul, do ar mais puro, dessas paisagens lindas...
e São Bento é pura magia...
a Pedra do Baú é incrível...
de cima dela tudo fica mais lindo...
e ela divide sua beleza com a cidade de campos sua vista dá para as duas cidades...

Pedra do baú e sua história:
Desde a infância os irmãos João e Antônio Teixeira de Souza eram aficionados pela aventura. Um dos principais desafios dos irmãos era a escalada da estupenda Pedra do Baú, uma estrutura rochosa de aproximadamente 350m de altura, 540m de comprimento e com abismos de até 200m.

O mais entusiasmado dos irmãos, João Teixeira de Souza, tentou exaustivamente a conquista do gigante de rocha inúmeras vezes, porém sem sucesso.

No ano de 1940 João Teixeira de Souza teve um sonho: "uma linda mulher vestida de branco levou-o até um determinado ponto na base da Pedra, e a partir desse ponto ele conseguiu realizar a tão sonhada escalada". No dia seguinte, João Teixeira correu entusiasmado até a casa de seu irmão, e contou toda a estória. O irmão Antônio não deu muita confiança para João, porém resolveu ajudá-lo, afinal de contas os dois já tinham tentado tantas vezes.

E não é que esse foi o dia? Exatamente no local do sonho, João e Antônio Teixeira de Souza conseguiram conquistar o gigante de pedra. Na época essa foi uma façanha inacreditável gerando alvoroço nas redondezas e em muitas outras regiões.

Com a repercussão do feito, um rico empresário, Luiz Dummont Villares, um apaixonado pela região resolveu contratar os dois irmãos para levá-lo ao topo da Pedra. O Sr. Villares ficou tão impressionado com a beleza do local que além de "bancar" a primeira e a segunda escada (Via Ferrata) do Baú, também construiu no topo da Pedra um dos primeiros abrigos de montanha do Brasil.

O abrigo era considerado extremamente moderno para sua época, com pára-raios, sistemas de captação e tratamento de água (a água já utilizada era reaproveitada no banheiro), além de 21 camas de campanha, cozinha, uma lareira e até alguns utensílios de cozinha.

O abrigo tinha um imenso sino e um livro de anotações para que cada pessoa que subisse deixasse sua lembrança.

O abrigo foi inaugurado em 12 de janeiro de 1947. No sino de bronze que ficava na frente do abrigo estava a data de inauguração e o nome do abrigo e em uma placa, também de bronze, que ficava junto ao sino, estava o nome dos conquistadores e a data da façanha (Antônio Teixeira de Souza e João Teixeira de Souza em 12 de agosto de 1940). Todo corajoso que conseguisse vencer os 620 degraus até o topo deveria tocar o sino e assinar o livro.

O abrigo sofreu 2 atos de vandalismo. No primeiro, atearam fogo nas camas e jogaram o sino do alto da Pedra. O Sr. Villares restaurou todo o abrigo e o sino.

No segundp ato de vandalismo, o abrigo foi totalmente destruído. Atearam fogo em tudo e o Sr. Villares desistiu de reconstruir o abrigo, tendo em vista os inúmeros atos de vandalismo.

Hoje em dia restam apenas os alicerces da casa.

Abraço.
e boa viagem, sempre!

Thiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago disse...

Priscila...obrigado pelas informações....muito bom saber um pouco mais sobre esse lugar que eu gosto tanto.

Vanilla disse...

Adoroo suas frases!
Vc é super alto astral, e ainda mais aventureiro a lá natureza... show!
beijão

Gisele disse...

"Espero que na próxima vez que eu o encontrar você seja um homem novo, com uma grande quantidade de novas experiências na bagagem."

Exatamente assim, que eu espero q seja.Eu to um pouquinho sumida, to na correria de final de semestre,não to entrando no orkut. Mas eu to aqui torçendo por cada dia da sua vida seja o MELHOR!
Se cuida, com carinho e muita saudade

Blog Widget by LinkWithin