4.10.10

Documentário "Progression" (Escalada) - Big Up Productions


http://www.youtube.com/watch?v=fpu8cQGn1LY

Eu entrei no youtube pra ver o trailer do Dosage V e acabei vendo esse Progression da mesma produtora. Curti d+ e fui assistir o documentário. É sobre os escaladores que estão levando a escalada para outros níveis de possibilidade.

Tem a Johanna Ernst com apenas 15 anos ganhando o campeanato mundial de escalada feminino, achei fantástico a câmera filmando o pai dela quando ela faz o último move e vence, o tiozinho pira! rs

Tem o Paxti Usobiaga treinando (se torturando na verdade né, ralação demais) e ainda por cima perdendo o campeanto mundial. Mas aí aparece também ele no outro ano, vencendo.

Tem uns moleques novos mandando muito nos boulders e um deles é bem louco da cabeça, escala solando (sem cordas, nem equipamentos) umas vias fodas.. ai já sabe, caiu, morreu. Mas não caiu.

Muito fera aquela área de boulders na África do Sul, Rocklands!

Tem o Tommy Cladwell, que é um dos escaladores que mais admiro. Ele já perdeu um dedo escalando, está abrindo várias vias e bateu recordes com as ascensões mais rápidas (absurdo) de alguns dos Big Walls mais difíceis do mundo, lá no Yosemite, que é um lugar prioritários da minha lista "conhecer antes de apodrecer" :-P

Falando de levar a escalada além, não poderia faltar o Chris Sharma, abrindo as vias esportivas mais difíceis (impossíveis) do mundo. Tem ele escalando umas vias show lá na Espanha (tá namorando uma espanhola muito gata) e depois vai lá pra Califórnia e faz a primeira ascensão daquela fodástica Jumbo Love (12b), que ele não mandou no King Lines.

E a qualidade das filmagens é sensacional, a trilha sonora excelente, com pausas durante alguns momentos da escalada em que se ouve apenas a respiração ofegante do cara hahah parece que estamos escalando junto!

A MELHOR frase do filme (tem no trailer também), vem do Tommy Cladwell, num big wall mega foda, nevando.. o maluco pendurado lá.. vira pra câmera dando risada!

"Não sei o que há de errado comigo, mas eu amo essa merda"

hahahhahaha é pirado mesmo :D

Curti também muito as músicas que rolam durante as escaladas no filme, principalmente essa: YouTube - Grand National - Switch



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

2 comentários:

Canteiro Pessoal disse...

Nicholas, como é importante estarmos inseridos, engajados no que temos aptidão, vocação. E, através da escolha certa, no lugar certo, ser porta aberta.

Parabéns pelo post.

Priscila Cáliga

Luciano Fernandes disse...

Caro Bubble Boy..

Na verdade o que o Patxi perdeu foi uma etapa da COPA DO MUNDO de escalada. Campeonato que tem todos os anos em varias etapas.

O que mostra ele ganhando, com sobras e unico a fazer top (justifica a frase Huge win né) foi o campenato mundial. Este só tem de 2 em 2 anos em um país diferente.

E só rola se o cara rala ;)

abs

Blog Widget by LinkWithin