19.10.10

Filme "Tropa de Elite 2"


É o meu filme nacional favorito, desbancando o Tropa de Elite 1.

Os 2 Tropa de Elite, Cidade de Deus e o documentário Falcão - Meninos do Tráfico dão uma boa visão da catástrofe social que é a violência no Rio de Janeiro (e é também braba em SP).

Para um estrangeiro, deve ser difícil de entender como a situação chegou nesse ponto: crime altamente organizado, descentralizado, parasitando e corroendo o sistema "inimigo".. daria até um bom TCC de administração :-/

Na saída do cinema após o filme, ouve-se um monte de elogios ao capitão Nascimento. Até entendo, mas quero ver esse pessoal sendo parado em blitz por policiais chucros, se vão manter a mesma opinião.

Não acho que é jogando uma bomba atômica na Rocinha que se resolve o problema. A violência é reflexo de outras coisas.

As pessoas devem ser protegidas por uma polícia bem reconhecida, armada e treinada? Com certeza. Mas há ainda outras armas, tão ou mais necessárias: educação, esporte, emprego, voz, combate à corrupção.

Vi no Papo de Homem alguns vídeos do Rodrigo Pimentel, também conhecido como "o verdadeiro capitão Nascimento". Ele foi do BOPE, é especialista em segurança pública e é um dos roteiristas de Tropa de Elite. Muito interessante o que ele fala.

Entrevista para o documentário "Notícias de uma Guerra Particular". Quando ele ainda era do BOPE:


http://www.youtube.com/watch?v=h9Jngj99NlI


http://www.youtube.com/watch?v=ZAvoKor-XjQ

TEDx Sudeste 2010 - Segurança Pública tem Saída:


http://www.youtube.com/watch?v=8xyyD-b9awE



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

2 comentários:

Mariland disse...

Realmente é necessário que a polícia seja armada e treinada,más com certeza somente através da educação poderemos melhorar a qualidade de vida em nosso País.

jaqueline disse...

nossa fiquei impressionada com o filme pois os bandidos chegam a ser vitimas dessa milicia,e uma mafia ,politico, policia e so o povo sofre com isso...

Blog Widget by LinkWithin