6.4.11

O Brasil Visto de Fora

YouTube - O BRASIL NA VISÃO DOS AMERICANOS
( REPORTAGEM DA TV AMERICANA) - O ORIGINAL



Apesar de toda a incompetência, má vontade e corrupção, o Brasil é abençoado com recursos naturais e essa sinergia com a China.

Isso traz crescimento econômico, mas o dinheiro precisa ser investido em Infraestrutura, Desburocratização, Informatização, Educação, Pesquisas, Tecnologia, Empreendedorismo.

O Brasil não é, nem será uma potência mundial APENAS exportando grãos, carne, minérios, petróleo... e importando alta tecnologia, produtos de capital intelectual e de grande valor agregado.

NENHUMA das universidades brasileiras estão entre as 200(!) melhores do mundo. O Egito e a Turquia tão lá. Que potência é essa que somos, ou que seremos? (USP na 232ª posição, e a Unicamp na 248ª)

Estamos longe da liderança em inovação, justiça, liberdade, democracia, qualidade de vida.

Embora eu fique feliz das coisas estarem melhorando, fico preocupado em pensar que não estamos aproveitando ao máximo a fase boa.



UPDATE: Comparando com a Índia

A Índia tem condições parecidas com as do Brasil em muitos aspectos: é uma democracia, país de contrastes, diversidade cultural, muitos recursos naturais, mão-de-obra barata, exportadora de grãos e etc.

E com um agravante: possui 7x a população brasileira, em um espaço 3x menor. Isso é um problemão pois complica o trânsito, escolas, saúde, violência, emprego, moradia, energia, água, alimentação. Certo?

-------------------------------------
  • Possui o maior números de Phds no mundo e o maior número em formação

  • Maior nação utilizadora da língua inglesa

  • Forma 300.000 cientistas por ano, enquanto a China forma 200.000, e os EUA, 60.000. Os cérebros indianos não se destacam apenas em quantidade, mas também em qualidade.

  • O Brasil forma cerca de 36 mil profissionais de alta tecnologia por ano, a Índia diploma algo como 300 mil (10x mais).

  • 9% dos médicos nos EUA são indianos. 15% dos cientistas nos EUA são indianos. 36% dos empregados da NASA são indianos. 38% dos empregados da Microsoft são indianos. 29% dos empregados da IBM são indianos. 21% dos empregados da Intel são indianos. 14% dos empregados da Xerox são indianos.

  • Por volta de 2025, a população da Índia ultrapassará a da China, transformando o país no mais populoso do mundo.

  • Possui uma das maiores classes médias do planeta, com 300 milhões de pessoas. Quase 2 Brasil inteiros de consumidores, número que deverá aumentar para cerca de 600 milhões até 2025

  • Atualmente há 4 indianos entre os 10 mais ricos do mundo.

  • 3ª Maior malha ferroviária do planeta
-------------------------------------



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

3 comentários:

Ana disse...

"Embora eu fique feliz das coisas estarem melhorando, fico preocupado em pensar que não estamos aproveitando ao máximo a fase boa".
Concordo plenamente!

Acredita que eu não sabia desse "lado bom" da Índia? Achei muito interessante este post... E estou muito interessada nesta reportagem, "Brasil takes off", será que já tem alguma versão em português?

Joce disse...

Muito bom o post,mostrando o lado bom do Brasil,o problema é que algumas pessoas vendo isso,faram o mesmo que o cartunista diz:
"vamos sentar ou fazer outra coisa,esta bom assim" (ele diz algo assim),e isso não podemos,e sobre educação,bem...
acho a educação uma vergonha,como disse Richard Feynman em uma reportagem sobre a educação no brasil "professores pouco capacitados formando pessoas menos capacitadas"

continue com o blog assim,sou leitor a tempo e com post assim,continuarei sendo.
abraço

Joce disse...

Estive pensando nesta matéria e acabei chegando a conclusões não muito boas,fiz uma matéria no meu blog,,,,,

Blog Widget by LinkWithin