29.3.12

Livro: Psicologia Aplicada à Administração (coord. Silvia Generali da Costa)

Livro Psicologia Aplicada à Administração
------------------------------------------------------

A psicologia revolucionou as idéias sobre a natureza humana, e vem influenciando cada vez mais a administração.

É comum artigos de business citar pesquisas psicológicas, ou formados em psicologia atuar nas áreas de marketing/finanças/RH e vemos inúmeros livros de psicólogos nas seções de negócios.

Não é à toa: o centro de uma economia baseada em informação/inovação é o ser humano, que nem sempre se comporta de maneira racional ou previsível. Não é raro ouvir que o mais díficil na arte de adminstrar está em lidar com pessoas, com suas diferenças de aptidões e de interesses.

Com o conhecimento técnico acessível para todos, a vantagem (e o desafio) está em desenvolver o potencial dos colaboradores, melhorar os relacionamentos, tomar decisões sem perder o foco e perceber os anseios mais profundos dos clientes.

Aplicação da psicologia na administração pode contribuir muito nisso, e vai muito além da gestão de pessoas, adquirindo importância crucial também nas áreas como Marketing, Finanças, Operações - pois permite compreender e melhorar a tomada de decisão, aprendizado, criatividade, ética, motivação, satisfação, liderança, trabalho em equipe, controle de estresse e conflitos e lidar com as diferenças entre geração Y e X.

A idéia não é usar a psicologia para enganar ou manipular, mas sim entender melhor o comportamento e as necessidades humanas para tornar clientes mais satisfeitos, funcionários mais realizados, considerando os limites da nossa racionalidade e zelando pela sua saúde mental.

Gostei muito do livro, é uma ótima introdução às principais abordagens psicológicas e como podem ajudar os administradores.

Todo mundo tem suas próprias teorias de porquê e como as pessoas agem e pensam para se situar no mundo, porém aprender com a experiência leva tempo, ler sobre psicologia é adiantar um conhecimento valioso sobre si mesmo e sobre os outros.

------------------------------------------------------

Tópicos do Livro:

Abordagem Behaviorista (Comportamentalista)
  • remuneração variável, avaliação de desempenho, feedback, reforço positivo e negativo

Abordagem Psicodinâmica
  • id, ego, superego, ideal do ego, contexto simbólico, sublimação, identificação, desejos inconscientes, energia mental, níveis de consciência, saúde mental, mecanismos de defesa, aplicações na gestão de pessoas, na liderança, na motivação e no marketing.

Abordagem Humanista
  • Autoconhecimento, busca pela realização, hierarquia das necessidades, motivação, desenvolvimento do potencial criativo, busca por sentido, empatia, ética, cooperação

Psicologia Cognitiva
  • neurociências e funcionamento do cérebro, memória, inteligência, aprendizagem, percepção, tomada de decisão, relação entre mente e corpo, entre emoção e razão.

Psicologia Evolucionista
  • Herança genética, influência do ambiente, grupos sociais, competição, cooperação.

Temas contemporâneos
  • Amizade, amor e inveja no Local de trabalho
  • Diferenças e conflitos com a Geração Y (profissionais com cerca de 20 anos)
  • Psicologia Ambiental
  • Ética e atuação dos psicólogos nas Organizações
  • Psicologia Aplicada nas decisões financeiras

------------------------------------------------------

Veja também:



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin