5.12.12

Livro "O Filtro Invisível" - Eli Pariser (The Filter Bubble)

Eli Pariser aponta um inesperado efeito colateral da crescente personalização e utilização de serviços online (como o Google e Facebook).

Eli Pariser - Foto Palestra no TED sobre o Livro O Filtro Invisível
Eli Pariser

Baseados em nossos interesses e preferências para filtrar novidades e resultados de busca, estamos tendo menos contato com pontos de vista diferentes, que poderiam nos fazer conhecer coisas novas e ampliar nossa visão de mundo.

Esse filtro invísivel, por somente oferecer aquilo que concordamos e queremos, está nos isolando em bolhas de informação (filtros-bolha), com prejuízos para nossa criatividade e capacidade de empatia - nos deixando mais vulneráveis à manipulações e extremismos.


"Cresci com grandes expectativas em relação à internet. Esperava que ela fosse um lugar em que todos pudessem expandir sua visão de mundo. A personalização excessiva não permite que isso aconteça.

E a tendência é que ela aumente, porque os sites que fazem isso são muito lucrativos. É mais fácil vender publicidade num site quando o anunciante sabe que o público que chegou a ele foi filtrado e gosta do produto anunciado. "


- Entrevista "A internet esconde quem discorda de você" - ÉPOCA | Ideias


Vídeo: Eli Pariser: Tenha cuidado com os "filtros-bolha" online. | Palestra no TED Talks




Veja também: Empatia e Inteligência: Para sair da Bolha - Blog do Nicholas



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin