18.5.12

Vencendo a Burocracia (short-film)


Legendas em inglês

 

http://www.youtube.com/watch?v=nUfFH1OQF6U

0 comentários

Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

14.5.12

Livro "FREUD - Uma Vida para Nosso Tempo" - Peter Gay

Ficou SHOW essa edição da biografia mais famosa de Sigmund Freud (pai da Psicanálise), escrita pelo autor Peter Gay.
E está baratíssima.. 45 reais. :)

Valeu editora Companhia das Letras!
 

FREUD - Uma Vida para Nosso Tempo - Peter Gay


Saiba mais sobre Freud:

Sinopse do Livro:

Este livro pretende ser uma viagem pelo mundo de Sigmund Freud- a família, as relações, a cidade onde viveu, a formação, as dificuldades profissionais, inovações teóricas, os casos clínicos, a vida produtiva e o contexto social e histórico em que ela foi vivida. Ao examinar as paixões, sondar o intelecto e expor as teorias de Freud, Peter Gay pode ter conseguido construir a biografia definitiva do criador da psicanálise.

Peter Gay

0 comentários

Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

8.5.12

Psicanálise e Psicologia Econômica - Vera Rita de Melo Ferreira

Pânico ou euforia no mercado, endividamento em massa, políticas econômicas equivocadas, empresas gigantes falindo...

As pessoas nem sempre tomam decisões racionais, e a Psicologia Econômica tenta compreender as causas dessas distorções nas decisões econômicas.

Decisões econômicas envolvem não só dinheiro, mas qualquer recurso finito ou escasso: tempo, materiais, energia, esforços. Para cada escolha, abrimos mão de outras alternativas e oportunidades.

A Psicologia Econômica (e suas "primas": Economia Comportamental, Finanças Comportamentais, Sócio-Economia, Neuroeconomia, etc) procuram entender essas anomalias nos modelos econômicos, nos quais as pessoas supostamente têm um comportamento racional e buscam o melhor custo x benefício para si.

Eu gostaria de ver o mundo como ele realmente é - YouTube



A maior contribuição à psicologia econômica vem da Psicologia Cognitiva, que estuda a percepção, memória, raciocínio.

Porém, a autora Vera Rita Ferreira propõe utilizar também a Psicanálise, analisando a influência das forças inconscientes nos nossos pensamentos e comportamento - com seus mecanismos de defesa, pulsões, princípio do prazer e da realidade, acúmulo/alívio da tensão psíquica e etc.

Vera Rita de Mello Ferreira - Autora Campus Elsevier - YouTube



Parte 1: Psicologia Econômica 1/11 - YouTube



Parte 2: www.youtube.com/watch?v=ogbgrlGh4SM
Parte 3: www.youtube.com/watch?v=9gzC0X09d8I
Parte 4: www.youtube.com/watch?v=mGh-yNNAD7Q
Parte 5: www.youtube.com/watch?v=QHtITX2Tbt4
Parte 6: www.youtube.com/watch?v=aMX6KlCALYg
Parte 7: www.youtube.com/watch?v=lIp3zwmnIPc
Parte 8: www.youtube.com/watch?v=qJDC7Gfm4gc
Parte 9: www.youtube.com/watch?v=qNGvBdlFaWU
Parte 10: www.youtube.com/watch?v=qh1GV7LcDTU
Parte 11: www.youtube.com/watch?v=TOW5_5zPvz0

A importância desses estudos já rendeu 2 prêmios Nobel:
  • Herbert Simon - sobre a teoria da racionalidade limitada
    Na tomada de decisões, ou há falta de informações, ou falta de capacidade de processamento de tanta informação.
  • Daniel Kahneman - heurística e vieses
    Heuristica é um atalho de pensamento, uma receita de bolso, perde precisão mas agiliza o processo. Vieses são distorções nas avaliações.

    Vera Rita de Melo Ferreira

    Exemplos de heurísticas e viéses cognitivos:

    Comportamento de manada - influência do comportamento das outras pessoas.

    Falácia dos custos incorridos - decisões passadas não deveriam influenciar decisões presentes. Prefere-se jogar dinheiro bom em dinheiro ruim, fugindo do sentimento de perder o dinheiro. Como começar uma faculdade, se arrepender, mas continuar porque "já investiu muito dinheiro".

    Efeito posse - atribuímos muito mais valor ao que é nosso. Por isso que vendedores e compradores divergem tanto sobre preço. Também tendemos a atribuir os sucessos a nossa competência, e o fracasso ao mundo exterior.

    Framing - deixar-se levar pelo jeito como a informação é apresentada, como preços de 999,00 e 1.000

    Aversão à perdas - O medo da perda é maior do que a a vontade de ganhar. Assumimos mais riscos com medo de assumir a perda.

    Ancoragem - fixar em uma idéia irrelevante para a decisão presente.




    Links relacionados:

    Veja também:

      0 comentários

      Gostou? Compartilhe:
      TwitterStumbleupondel.icio.us
      Blog Widget by LinkWithin