27.9.12

CARL SAGAN: Cosmos, Frases, Livros, Biografia - Tributo

Neste post: História e biografia de Carl Sagan, trechos Cosmos, Frases, Livros, fotos e vídeos do Youtube

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir este planeta e esta época com você"

- Carl Sagan

Carl Sagan

- Série Sagan - Legendada:


The Sagan Series é uma coleção de tributos em vídeo para Carl Sagan. Imagens e trilha sonora de tirar o fôlego.

Série Sagan capítulo 1 - A fronteira estava em toda parte - YouTube



Série Sagan capítulo 2 - A vida procura por vida - YouTube

Série Sagan capítulo 3 - Uma fábula reconfortante - YouTube


Série Sagan capítulo 4 - NASA per aspera ad astra - YouTube


Série Sagan capítulo 5 - SETI Decida escutar - YouTube


Série Sagan capítulo 6 - O fim de uma era - YouTube


Série Sagan capítulo 7 - A perspectiva astronômica ampla - YouTube


Em inglês: Série Sagan capítulo 8 - O presente de Apollo - YouTube


Em Inglês: Série Sagan capítulo 9 - Seres-humanos - YouTube 



Astronautas da NASA na estação espacial

- Vídeos Legendados - série em DVD Cosmos: A Personal Voyage:



Cosmos - Carl Sagan


+ Vídeos de Carl Sagan:


Pálido Ponto Azul I (Pale Blue Dot). - Legendado HD (Carl Sagan) - YouTube 




Fotografia do Planeta Terra na Lua - NASA


Carl Sagan - Quem Fala em Nome da Terra [Legendado] - YouTube   

Carl Sagan - Humility (Humildade) - YouTube  

Carl Sagan - LUTO - YouTube

Pálido Ponto Azul II. - Legendado (Carl Sagan) - YouTube


"Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto."

- Carl Sagan

Carl Sagan

Biografia de Carl Sagan (1934-1996) - Resumo


Carl Edward Sagan foi um cientista nos EUA. Na década de 50 se formou em Artes e em Ciências, obteve o título de doutor em Astrofísica pela Universidade de Chicago. É considerado por muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu).

Faleceu aos 62 anos, de pneumonia, no Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, depois de uma batalha de dois anos com doença na medula óssea.

Foi consultor e conselheiro da NASA desde os anos 50, trabalhou com os astronautas do Projeto Apollo antes de suas idas à Lua, e chefiou os projetos da Mariner e Viking, pioneiras na exploração do sistema solar. Participou também das missões Voyager e da sonda Galileu. Foi decisivo na explicação do efeito estufa em Vênus e o descobrimento das altas temperaturas do planeta, na explicação das mudanças sazonais da atmosfera de Marte e na descoberta das moléculas orgânicas em Titã, satélite de Saturno.

NASA

Veja também:

+ Frases de Carl Sagan


Carl Sagan

"Mudanças fundamentais na sociedade são muitas vezes rotuladas como impraticáveis ou contrárias à natureza humana [...]  como se houvesse apenas uma natureza humana.

Mas mudanças fundamentais claramente podem ser feitas, estamos cercados por elas.

Nos últimos 2 séculos, a escravidão abjeta, que esteve conosco durante milhares de anos foi quase totalmente eliminada, uma revolução que mexeu com todo o mundo. [...]

Os velhos apelos ao chauvinismo racial, sexual e religioso e ao fervor raivoso nacionalista estão começando a não funcionar. Uma nova consciência está se desenvolvendo, que vê a Terra como um único organismo, e reconhece que um organismo em guerra consigo mesmo está condenado."

Lançamento de Foguete - NASA

"O cérebro é como um músculo. Quando pensamos bem, nos sentimos bem."

"A ausência da evidência não significa evidência da ausência."

"Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço."

"Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro."

Carl Sagan"Os ideais são como as estrelas, você não conseguirá tocá-las com suas mãos. Mas como os marinheiros nas águas desertas, elas podem guiá-lo, e, seguindo as estrelas, você chegará ao seu destino"

"Meus pais não eram cientistas. Eles sabiam quase nada sobre ciência. Mas me introduziram simultaneamente ao ceticismo e ao encantamento, me ensinaram 2 modos de pensamentos coexistentes que são centrais no método científico."

"Devemos querer a verdade, não importa aonde ela nos leve. Mas para encontrá-la, precisamos tanto de imaginação quanto de ceticismo. Não devemos ter medo de fazer especulações, mas ter o cuidado de distinguir especulações de fatos."

"A História está repleta de pessoas que, por medo, ignorância ou cobiça por poder, destruíram conhecimentos de imensurável valor que na verdade pertenciam à todos nós."

Astronauta no Espaço - NASA

"Nossa paixão por aprender é a nossa ferramenta para a sobrevivência."

"Fui à biblioteca e pedi um livro sobre estrelas... e a resposta foi esplêndida. Vi que o Sol era um estrela, bem próxima. E que as estrelas eram sóis, mas tão distantes que eram apenas pontos de luz... o tamanho do universo de repente se abriu para mim. Foi tipo uma experiência religiosa. Havia uma magnificiência naquilo, uma extensão, uma grandeza que nunca me deixou. Nunca me deixou."

Carl Sagan


Livros principais de Carl Sagan - português

 





Filme Contato - Carl Sagan



"Contact" Theatrical Trailer (1997) - YouTube



Sinopse

Desde menina, Ellie (Jodie Foster) buscou indícios de outras vidas no universo. Quando recebe uma mensagem com uma máquina capaz de levar um ser humano e fazer contato com extraterrestres, reinvidica o direito de ser escolhida para a missão.

Filme Contato - Carl Sagan

Filme Contato - Jodie Foster



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Ann Druyan, escritora e esposa de Carl Sagan:


Ann Druyan - Carl Sagan

Carl me disse calmamente. “Vou morrer.” “Não”, protestei. “Você vai vencer desta vez, assim como já venceu antes, quando tudo parecia sem esperança”.

Ele se virou para mim com aquele mesmo olhar que eu tinha visto inúmeras vezes nos debates e brigas de nossos vintes anos de trabalhos em conjunto e amor apaixonado.

Com uma mistura de fino bom humor e ceticismo, mas, como sempre, sem nenhum vestígio de autopiedade, disse ironicamente: “Bem, vamos  ver quem tem razão desta vez .”

Carl Sagan

"Muitas pessoas me perguntam se Carl mudou no fim da vida e se converteu a alguma crença de vida após a morte. Eles me perguntam com frequência se acho que o verei de novo. Carl encarou sua morte com uma coragem inabalável e nunca se refugiou em ilusões.

A tragédia é que sabíamos que jamais iríamos nos ver novamente. Não tenho expectativas de reencontrar Carl. Mas, uma coisa ótima é que quando estávamos juntos, por quase 20 anos, vivemos em uma apreciação vívida de quão breve e preciosa é a vida . Nunca trivializamos o significado da morte fingindo que era como uma despedida.

Cada momento que estávamos vivos e juntos era milagroso - não em um sentido inexplicável ou sobrenatural. Sabíamos que éramos privilegiados pelo acaso... de que o acaso poderia ser tão generoso e gentil que nos conhecemos,  como Carl escreveu de forma tão linda em Cosmos: "Na vastidão do espaço e na imensidão do tempo..." que pudemos ficar juntos por 20 anos.

Isso é algo que me sustenta e é muito mais significativo... O jeito que ele me tratava e como eu o tratava, como cuidamos um do outro e de nossa família, enquanto estava vivo. Isso é muito mais importante que a idéia de que verei ele algum dia.

Não acho que verei Carl de novo. Mas eu o vi. Nós vimos um ao outro. Encontramos um ao outro no cosmos, e isso foi maravilhoso"

Ann Druyan - Carl Sagan


"É provável que [...] você já conheça bem as numerosas realizações científicas e culturais deste homem.

É provável que você saiba que ele desempenhou um papel principal na exploração de nosso sistema solar, que ele acrescentou algo a nosso conhecimento das atmosferas de Vênus, Marte e Terra, que ele abriu caminho a novos ramos de investigação científica, que ele atraiu mais pessoas ao empreendimento científico que talvez qualquer outro ser humano e que ele era um cidadão consciencioso tanto da Terra como do cosmo.

Talvez você seja um dos muitos que foram levemente empurrados a uma trajetória de vida diferente pela atração gravitacional de algo que ele disse ou escreveu ou sonhou.

Em minha estimativa parcial, ele era uma figura histórica mundial que nos incentivou a deixar a espiritualidade geocêntrica, narcisista, “sobrenatural” de nossa infância e abraçar a vastidão — amadurecer ao tomar as revelações da revolução científica moderna de coração."

Ann Druyan - Carl Sagan

Última Entrevista de Carl Sagan - com Charlie Rose


1/3 Carl Sagan - Última Entrevista - YouTube



2/3 Carl Sagan - Última Entrevista - YouTube

3/3 Carl Sagan - Última Entrevista - YouTube  

Veja também:

O fato mais surpreendente - Neil de Grasse Tyson - YouTube



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25.9.12

Resumo Running Lean - Ash Maurya

O livro Running Lean do Ash Maurya além de combinar o melhor do Lean Startup, Customer Development, Business Model Generation, tem um estilão mais prático e direto.

Faz algumas adaptações de acordo com a experiência do autor e apresenta cases de como essas metodologias foram aplicadas.

 

Slides:




Vídeos:

Running Lean Book Promo / Trailer (em inglês)



O Lean Stack em Português - YouTube 



Comprar o Livro Running Lean


livro Running Lean - Ash Maurya

Posts Relacionados

 

Site do Livro e do Autor:

 

+ Vídeos do Ash Maurya sobre Running Lean:

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24.9.12

O Futuro pertence aos Curiosos

Keep Curious! ;)

O Futuro Pertence aos Curiosos - YouTube



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21.9.12

Dia da Árvore: O que é Sustentabilidade? 4 Princípios! (The Natural Step)

Meu amigo Guilherme Negri do excelente Coletivo Verde (referência em sustentabilidade) publicou lá o vídeo "Psicologia Ambiental - Por quê não agimos?", fiquei muito contente :)

Como hoje é o Dia da Árvore, começo da primavera e das esperadas chuvas aqui em Campinas-SP rs e quero postar sobre os 4 Pilares e funil da sustentabilidade do The Natural Step - TNS, que conheci pela consultoria ambiental Silva Porto.

O vídeo é SHOW, explica de forma bem simples como direcionar nossas atitudes e produtos para  a sustentabilidade - evitando desperdício, esgotamento de recursos e melhorando as condições de vida no planeta.

Sustentabilidade explicada - Animação - The Natural Step - YouTube

obs. Clique em CC para ativar as legendas, caso não apareça ;) 



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Funil da Sustentabilidade - The Natural Step - TNS


Funil da Sustentabilidade - The Natural Step - TNS

4 Princípios da Sustentabilidade - The Natural Step - TNS


4 Princípios da Sustentabilidade - The Natural Step - TNS

3 R - Reduzir, Reutilizar, Reciclar


3 R - Reduzir Reutilizar Reciclar

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20.9.12

Resumo Lean Startup - Eric Ries (Startup Enxuta)

O The Lean Startup (A Startup Enxuta) do Eric Ries é uma metodologia recente para gestão de empresas em ambientes de grande incerteza.

Combina conceitos do Lean Manufacturing (Produção Enxuta da Toyota), das metodologias ágeis (XP,Scrum...) e do Customer Development (Steve Blank - Desenvolvimento de Clientes).



O Lean Manufacturing (conhecido também como Produção Enxuta, TPS, Sistema Toyota de Produção, etc) desencadeou uma verdadeira revolução, levando as indústrias a um novo patamar de produtividade. Desenvolveu práticas de qualidade total imediata, desperdício mínimo, melhoria contínua, processos "pull" - Kanban, etc.


Agile Development (Desenvolvimento Ágil de Software - XP, Scrum, etc) adaptou alguns desses conceitos, e vem apresentando resultados muito positivos, ganhando notoriedade entre programadores e gerentes de projetos.

Agora é o movimento Lean Startups (empreendedorismo ágil / empresa enxuta) que está ganhando força e talvez revolucione o Desenvolvimento de Produtos e Desenvolvimento de Negócios, principalmente no mercado digital.

Junto com o livro Inovação em Modelos de Negócio (Business Model Generation) - Alexander Osterwalder e Yves Pigneur virou febre entre os interessados em empreendedorismo, marketing, tecnologia e inovação.

Frente à incerteza e correria nos mercados, empreendedores confiam demais na intuição ou passam tempo demais planejando.

Ao invés de fazer planos complexos baseados em várias hipóteses não-testadas ou ir pela intuição, você deve fazer experimentos lançando "produto mínimo viável" (MVPs), que confirmem o que os clientes pagariam para ter - da forma mais rápida e barata possível.

Seguindo os feedbacks (quantitativos e qualitativos) dos clientes através do ciclo de Criar-Medir-Aprender (cycle Build-Measure-Learn loop) é possível adquirir aprendizado validado e decidir se deve mudar (Pivot) ou aprimorar. O resto é desperdício, e deve ser evitado.

O objetivo é chegar ao conceito certo do produto, identificar quem são os clientes dispostos a pagar por ele e se é possível montar um negócio sustentável - evitando desperdício de recursos (tempo, dinheiro, motivação, etc).

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Diagramas e Gráficos
Resumo da Metodologia Lean Startup

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Resumo Diagrama Lean Startup Eric Ries (Startup Enxuta)
Resumo Lean Startup Diagrama Ciclo Build-Measure-Learn Criar-Medir-Aprender
Resumo Lean Startup Diagrama Customer Development e Desenvolvimento Ágil

É melhor criar produtos mais simples até chegar ao conceito certo, do que lançar um produto extraordinário que ninguém quer. A administração tradicional nos leva a planejar e a construir um produto incrível, para depois perceber que caiu no maior desperdício que existe: construir algo que os clientes não querem.

"O sucesso da gestão convencional durante o último século proporcionou uma abundância de material sem precedentes, mas os princípios são inadequados para lidarmos com o caos e a incerteza que startups enfrentam."


Livro Lean Startup - Eric Ries - Startup Enxuta


É claro, não existe fórmula para montar um negócio de sucesso. Cada caso é um caso, não é ciência exata. Ainda tem importância crucial questões mais subjetivas como Visão, Bom-senso, Liderança, Colaboração, etc.

Não é porque você entende as "rodinhas e setinhas" nos diagramas e sabe os termos MVP, Pivot, blablabla que é só juntar os brother da facul, pedir demissão e desbancar o Google.

Tem vários pontos que é difícil de saber como fazer ao certo: Quais hipóteses criar, como testar, o que deve ter os MVPs, quais as causas e como medir os resultados, etc etc 

Quem segue receitas é cozinheiro. Um chef usa receitas para aprender e ter idéias, experimentar e aprimorar os seus pratos.

No entanto, o lance da metodologia do Eric Ries é que sua simplicidade ajuda muito a não perder o foco no cliente, a não desperdiçar recursos investindo em suposições falsas, a buscar métricas relevantes, sem ficar perdendo muito tempo. Ajuda a validar respostas para 2 questões vitais de qualquer empresa lutando para decolar: O cliente quer isso? Vale a pena construir e vender?

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Slides sobre Lean Startup (Resumo):


Resumo Eureca! - The Lean Startup from
Eureca Empreendedorismo Universitário




Vídeo Resumo Lean Startup - Eric Ries no Youtube:


Lean Startup: resumo do livro Startup Enxuta - EmpreDig.com




Veja também
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Clique para ver Anotações e Resumo
Livro Startup Enxuta - Eric Ries (Lean Startup)
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- O que é uma Startup? - Definição é uma organização projetada para criar novos produtos em um ambiente de grande incerteza.

- Os gerentes precisam se tornar empreendedores uma vez que mais empresas precisam de inovação.

- É possível testar sua visão de negócio fazendo experimentos (aprendizado validado)

- Feedback é mais preciso quando lançamos o produto, mensuramos a resposta do cliente, e decidimos mudar a estratégia ou mantê-la (ciclo criar-medir-aprender)

- O êxito é auferido quando definimos uma meta mensurável e medimos o progresso até ela. (contabilidade de inovação)

- "Startups ainda não sabem quem é seu cliente ou o que o produto deve ser." O que existe é suposições / hipóteses, não fatos.

Além do desenvolvimento de produtos, o que faz uma startup exatamente? Conquista novos clientes. Serve os clientes existentes. Melhora a comercialização de produtos e as operações. Inova. - Conforme as empresas crescem, o que muda é a proporção dessas atividades na empresa.

"A questão mais importante de uma startup não é "é possível construir este produto?", mas sim "Este produto deveria ser construído?".

Produtividade nas Startups: é descobrir a coisa certa a se construir. Não é entregar mais uma funcionalidade, mas sim aprender a resolver os problemas do cliente.

Evite sucesso ilusório (grandes eventos, por exemplo) e métricas de vaidade (sem causa ou consequência coerente com o objetivo, por exemplo, número de visitas).

O lance é pensar em experimentos para maximizar o aprendizado, de forma barata e rápida, que possam falsificar a sua hipótese.

Experimentos com MVPs (minimum viable product - mínimo produto viável) deverão ser feitos para clientes early adopters para testar a estratégia e aprender como desenvolver um negócio sustentável.

MVPs é uma forma melhor de colher feedback dos clientes do que focus groups ou pesquisas de mercado, para chegar a um produto final satisfatório. Na dúvida, simplifique.

MVP não é entregar um produto porcaria - aí é óbvio que ninguém vai querer. É Produto MÍNIMO VIÁVEL.

"A maioria dos clientes de tempo não sabem o que querem com antecedência." Então, diretamente fazendo-lhes perguntas pode levar a respostas erradas. É melhor deixá-los experimentar um produto mínimo e medir sua reação. "Temos de saber o que os clientes realmente querem, não o que eles dizem que querem ou o que pensamos que eles deveriam querer."

Há dois tipos de clientes - early adopters e mainstream. Mínimo de produtos viáveis costumam atrair early adopters (os primeiros usuários do iPhone). Mas o objetivo de uma startup é chegar ao mainstream.

As 2 hipóteses mais importantes da sua startup são:

1) Hipótese de Valor: Os clientes percebem valor no produto? (um indicador é a utilização repetida do produto)
2) Hipótese de Crescimento: Clientes novos vão descobrir e adquirir o produto?

Cuidado com a paralisia de ficar analisando demais, comece a validar suas idéias logo!

O exemplo do livro é como Zappos começou suas vendas de calçados online, tirando fotos de sapatos em lojas locais e vendendo através de um site para validar se muitos clientes comprariam sapatos online.

Gerentes de Produto devem se perguntar o seguinte:

- Os clientes reconhecem que têm o problema que estamos tentando resolver?
- Se houvesse uma solução, eles a comprariam?
- Será que eles comprariam de nós?
- Podemos construir a solução para o problema?

Às vezes, o produto mínimo viável utilizado para testar a hipótese não precisa ser um produto real! Por exemplo, pode ser apenas uma landing page. No caso da Dropbox, o 1º MVP foi um vídeo do que seria o produto deles e mediram o interesse dos usuários em potencial.

Crie uma persona (como se fosse um cliente real - hipótese) e direcione o desenvolvimento do produto com foco no cliente.

 MVPs (Minimum Viable Product - Mínimo Produto Viável) são usados para testar uma hipótese antes de sair mergulhando de cabeça em questões técnicas e de design. Coloque apenas as funcionalidades necessárias para confirmar a hipótese (aprendizado validado) - tudo a mais é arriscar-se, desperdício e falta de foco. Caso necessário, lance o MVP com um nome diferente para proteger a sua marca.

Contabilidade de inovação estabelece um patamar e mede o progresso até uma meta definida. Com base nessas métricas tomamos a decisão de mudar (pivotear) ou perseverar. Evite métricas que alimentam vaidade, as métricas precisam ser objetivas, considerar causa e efeitos para o negócio (atividade do cliente, engajamento, retenção, recomendações, recência, frequência, valor, etc).

Como um exemplo, em uma fábrica, o crescimento depende de 3 fatores:
     A rentabilidade de cada cliente, o custo de aquisição de novos clientes, a taxa de repetição de compra dos clientes existentes

Por outro lado, o sucesso do eBay depende:
     Efeitos de rede: os vendedores querem o maior número de clientes potenciais, os compradores querem o mercado com a maior concorrência entre os vendedores.

Tipos de testes: 1) Testes A/B - Versões diferentes de MVPs são oferecidos ao mesmo tempo aos consumidores. 2) Análises de Corte - Diferentes segmentos de clientes são analisados. 3) Kanban - Número fixo de funcionalidades testadas, adicione outra funcionalidade somente mediante validação.

Persevere ou Mude:

Pivot Zoom-in
         Uma característica única do produto torna-se o novo produto
Pivot Zoom-out
         Uma característica única não é suficiente. A única característica torna-se parte de um produto maior
Pivot Segmento de clientes
         O produto resolve um problema real para um cliente real, mas eles não são os clientes originalmente planejado.
Pivot Necessidade do cliente
         Percebe-se que problema que você está resolvendo não é o mais doloroso / importante para o cliente
Pivot Plataforma
         Refere a mudar a partir de uma plataforma para uma aplicação ou vice-versa
Pivot Modelo de Negócio
    é a mudança de um modelo com de maior complexidade (grande margem, baixo volume) para um mais simples (margem pequena, alto volume) e vice-versa.
Pivot Captura deValor
     Mudança na receita ou forma de monetização.
Pivot Motor do Crescimento
    Mudança dos motores do crescimento: crescimento viral, aderente ou pagos.
Pivot Canal
     Mudança nos canais de distribuição
Pivot Tecnologia
    Mudança na tecnologia por limitar sua capacidade de satisfazer os clientes com a tecnologia atual.

Outros pivôs são possíveis, ver o Business Model Canvas (BMGen), você pode fazer pivots (mudanças) sobre cada componente da tela ou identificar hipóteses a serem validadas.

Lotes maiores de trabalho requerem mais tempo. Lotes pequenos de trabalho aumentam a velocidade de ciclo de feedback Criar-Medir-Aprender e problemas são identificados mais cedo com menos retrabalho e risco, e compensam o custo das interrupções mais frequentes. Por conta do tempo entre os lançamentos e do foco cada vez mais estreito, é muito comum que lotes grandes se tornem fatais no desenvolvimento de produtos.

 A startup pode ter seu crescimento impulsionado de 4 maneiras:

O Motor do Crescimento Aderente
    Depende da lealdade do cliente com a marca. Crítico para este mecanismo de crescimento é que a taxa de velocidade de aquisição nova deve ser mais elevada do que a taxa de rotatividade.  O produto deve ser bom o suficiente para que os clientes não o abandone facilmente.
O Motor do Crescimento Viral
     Clientes existentes tornam-se o veículo de propagação. O coeficiente viral mede quantos clientes novos irá utilizar um produto como consequência de cada cliente que se cadastrar.
O Motor do Crescimento Pago
    O motor do crescimento pago cresce de forma linear em função da receita e custo por cliente. Se custa  R$ 1 conseguir um novo cliente (geralmente através de publicidade) e ganha a partir de R$ 2 por cada novo cliente, a empresa vai continuar crescendo.

Quando uma startup pára de crescer, "O caminho para encontrar o crescimento é focar em clientes existentes" "Isso vai contra a intuição padrão em que se uma empresa não tem crescimento, deve investir mais em marketing e vendas."

Ir rápido demais pode causar problemas, então regular velocidade é importante garantir o ritmo ideal de trabalho. Problemas são diagnosticados com os cinco porquês. Os grupos envolvidos devem se perguntar Os 5 porquês (5 Whys) "Por que A aconteceu? Por causa de B. Por que B aconteceu? Etc". Um facilitador gerencia reuniões e resoluções. Os problemas são frequentemente resultados de processo ruim, não de pessoas ruins. Desacelerar economiza tempo e dinheiro no longo prazo.

Seja tolerante com todos os erros na primeira vez.
Não permita que o mesmo erro seja cometido duas vezes.

Os líderes devem equilibrar as necessidades de clientes existentes e inovação. Inovação sustentada é a melhoria incremental para produtos já existentes. Inovação disruptiva é a criação de novos produtos inovadores. A inovação exige recursos escassos; autoridade independente para desenvolver e comercializar produtos, e interesse pessoal no resultado. Todas as equipes devem ter poderes para inovar sob as diretrizes consistentes.

O trabalho pode ser melhorado através de experimentação rigorosa. Embora o objetivo principal de um sistema é o desenvolvimento de profissionais de 1ª linha, um profissional de 1ª linha pode competir sozinho com um grupo de pessoas devidamente organizadas para cooperar entre si. A maioria dos desperdícios é evitável, uma vez que suas causas são compreendidas.

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+ Frases de Eric Ries - Lean Startup:

"Planejamento é uma ferramenta que só funciona quando um histórico longo de operação estável".

"Quando os resultados bons não estão próximos, os líderes empresariais assumem que houve discrepância entre o que foi planejado e o que foi executado, tentam especificar a próxima iteração em maior detalhe."

"Os novos clientes vêm de ações de clientes passados."

"A capacidade de aprender mais rápido a partir dos clientes a vantagem competitiva essencial que startups devem possuir."

"A cada novo engenheiro seria atribuído um mentor, que ajudaria no trabalho do novo funcionário através demonstrando sistemas, conceitos e técnicas que precisa para se tornar produtivo. O desempenho do mentor e mentee devem estar ligados, de modo que o mentores levem a sério esta questão. "

"É da natureza humana supor que quando vemos um erro, é devido a defeitos em alguma outra pessoa departamento, conhecimento ou caráter",

"o primeiro objetivo de qualquer bom sistema deve ser o de desenvolver profissionais de 1ª linha." (Frederick Taylor)

"Especialistas funcionais estão acostumados a medir a sua eficiência pelo tempo que ocupam fazendo o seu trabalho. Um programador espera que ficará programando o dia todo" "A produtividade deve ser medida pela capacidade de criar valor para o cliente e não apenas ficar ocupado."   
   
Índice / Sumário   
   
Parte 1 - Visão
1. Começar
2. Definir
3. Aprender
4. Experimentar

Parte 2 - Direção
5. Saltar
6. Testar
7. Medir
8. Pivotar (Mudar) ou Perseverar

Parte 3 Acelerar
9. Lotes
10. Crescer
11. Adaptar
12. Inovar
13. Epílogo: Desperdício Não
14. Junte-se Ao Movimento

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Eric Ries Lean Startup (Livro Startup Enxuta)
Eric Ries

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18.9.12

Vídeo+Slides: SEO para Blogs - Fábio Ricotta, do MestreSEO

Tenho muito o que fazer, preciso pegar um feriadão aí e começar a pôr mãos à obra. :-P

Excelentes dicas do MestreSEO.

10 DICAS DE COMO USAR SEO PRA BOMBAR SEU BLOG! - #VivonoYouPIX - YouTube (30 min)







Dica de Livro
-site The Art of SEO Book


Veja também:
Os 8Ps do Marketing Digital - Conrado Adolpho

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17.9.12

Empreendedora Brasileira: A Menina do Vale (do Silício) - Bel Pesce

Bel Pesce é uma empreendedora brasileira de 23 anos, nascida em uma família simples de São Paulo, e gostava muito de matemática. Conseguiu bolsas de estudo e (em uma história surpreendente) foi aprovada no Massachusetts Institute of Technology - MIT.

UPDATE: Bel Pesce esteve lançando (15/9 - 18h-20h) o livro A Menina do Vale na Saraiva do Iguatemi, em Campinas-SP. Eu fui! ;) A versão impressa tá saindo R$ 20 e tem 3 capítulos a mais que o ebook gratuito.

Bel Pesce - Livro A Menina do ValeBel Pesce - Livro A Menina do Vale

Durante a faculdade, trabalhou na Microsoft, Google, e terminou vários cursos: Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática, além de fazer programas em Liderança e Inovação.

Atuou na fundação de algumas empresas de sucesso no Vale do Silício, a Lemon é um dos destaques e conquistou os investidores. Agora compartilha as lições que aprendeu no livro A Menina do Vale, de GRAÇA para DOWNLOAD.


Bel Pesce - Livro A Menina do Vale


Bel Pesce - Livro A Menina do Vale


Veja a excelente entrevista dela para o Man in the Arena, do Miguel Cavalcanti e Léo Kuba.


#023 - Bel Pesce (Lemon) - Man in the Arena #MitA - YouTube




Bel Pesce no Profissão Reporter - Rede Globo 28/08/2012 - YouTube


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GRÁTIS! Workshop Lean Startup + BMGen + CustDev - Inova UNICAMP

Muito bom esse mini curso de Lean Startup, Business Model Generation e Customer Development.

Apresenta um resumo dos conceitos e autores dessas metodologias de empreendedorismo ágil.

Evento realizado em Campinas - SP no Desafio Unicamp 2011 de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da Inova - Agência de Inovação da Unicamp e ACS - Campinas Startups .

Veja os vídeos
quase 2h de conteúdo :)

Lean Startup + Business Model Generation - Desafio UnicampLean Startup + Business Model Generation - Desafio Unicamp

Workshop - Business Model Generation - Parte 1 - YouTube



Workshop - Business Model Generation - Parte 2 - YouTube


Livro Business Model Generation

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Workshop - Lean Startups - Parte 1 - YouTube



Workshop - Lean Startups - Parte 2 - YouTube
Workshop - Lean Startups - Parte 3 - YouTube

Livro Lean Startup - Eric Ries - Startup Enxuta

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Workshop - Customer Development - Parte 1 - YouTube



Workshop - Customer Development - Parte 2 - YouTube

Livro The 4 Steps to the Epiphany - Steven Blank - Do sonho à realização em 4 Passos

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Workshop - Colocando tudo junto - Parte 1 - YouTube




Workshop - Colocando tudo junto - Parte 2 - YouTube
Workshop - Colocando tudo junto - Parte 3 - YouTube


livro Running Lean - Ash Maurya

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14.9.12

Resumo do Livro Business Model Generation - Alexander Osterwalder e Yves Pigneur

O livro Inovando em Modelos de Negócios (Business Model Generation / BMGen) apresenta ferramentas importantes que ajudam os empreendedores a visualizar itens chaves para qualquer modelo de negócio e a pensar em novas formas para a empresa oferecer valor.

Esse é um dos livros indispensáveis entender o movimento Startup Enxuta / Empreendedorismo Ágil, que está bem forte em Campinas-SP.

+ Livros relacionados:
Lean Startup (Eric Ries), Running Lean (Ash Maurya), Four Steps to, Epiphany (Steve Blank) sobre Customer Development, Menina do Vale (Bel Pesce) - ebook de graça para baixar.


Veja o resumo em vídeo e slides com as idéias principais:

Blocos BMG Canvas pt
Business Model Canvas (Legendado ) - Alex Osterwalder - MasterClass São Paulo 2012 - YouTube






BMGen Canvas em Português - BMC

clique aqui e depois em "Save File"
para fazer o download em PDF com alta resolução





Livro Business Model Generation




Veja também:

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13.9.12

Diagrama: Como Escolher sua Carreira Profissional - Coaching Criativos

Como saber qual carreira escolher? Dinheiro? Reconhecimento? Paixão? Significado?

O Leo Rapini do Coaching Criativos traduziu esse diagrama que serve como guia sobre quais seriam as melhores profissões ou empregos - levando em conta nossas habilidades, vocação, gostos, sonhos, demanda e viabilidade financeira.

Clique para ampliar!


Veja também:

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