31.12.12

Melhores Posts de 2012

2012 foi um ano difícil - pouco tempo para o blog rs -, mas de muito aprendizado.

Desejo um excelente 2013 para todos! :)




Melhores posts de 2012:

Arte e Design

Comportamento e Inspiração


Idolos


Infográfico


Livros
 

Marketing e Empreendedorismo


Músicas e Filmes

 
Psicologia


Textos e Frases

1 comentários

Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

27.12.12

Melhores Livros que Li em 2012

Os livros que mais gostei de ter lido neste ano de 2012 :)



Estou lendo:

Li bastante este ano, mas de forma desorganizada. A partir de 2013 vou ter que começar a anotar direito senão vou acabar me perdendo.

Os assuntos foram mais sobre psicologia, psicanálise, neuromarketing, economia, design thinkingMarketing Digital, Database Marketing... li alguns em ebook, outros na livraria mesmo (nas minhas férias) e uns resumos também. Alguns larguei pela metade ("Darwin Vai às Compras - Sexo, Evolução e Consumo", "Scrum direto das Trincheiras", programação para Android) e vou tentar retomar mais para frente.

O que ajudou neste ano foi comprar um tablet (ainda prefiro livro físico), ir direto do trabalho para aula (chego cedo e fico lendo até dar o horário), desistir de ver televisão e ficar esperando a namorada (ela tem aula de sábado de manhã).

Veja mais:

0 comentários

Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

24.12.12

ON ou OFF, de que lado você está? - Reflexão para o Ano de 2013

Mensagem de Reflexão | A Melhor de 2012 - 2013 ESPETACULAR ! (mensagem de amor ,amizade e otimismo) - YouTube

0 comentários

Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

22.12.12

Melhores Posts, Artigos, Vídeos da Semana (4)

Seleção de links que me interessaram nesta semana, e que compartilhei no twitter, linkedin e facebook ;)

Best nature pictures of 2012 http://www.boston.com/bigpicture/2012/12/best_nature_pictures_of_2012.html … via @BostonDotCom

What if we learned from 2012's biggest buzzes? | LinkedIn http://buff.ly/VOvjZm

Relatório Most Contagious de 2012 analisa as inovações do ano e as tendências para 2013 » Brainstorm9 http://buff.ly/VMIEkS

5 Trends That Will Shape Digital Services In 2013 - Co.Design http://buff.ly/SLBNJQ

Conhece o Conrado Adolpho, do 8 Ps do Mkt Digital? Baixe Grátis o Novo Livro dele: Plano B - 536 págs http://buff.ly/Uf5rcP

Infográfico: Estresse no Trabalho - SB Coaching http://buff.ly/WZZL3G

Quotes for the discouraged researcher http://buff.ly/WZZ8XL

Top 20 Trends in 2013 Forecast - 2013 Trend Report from Trend Hunter-YouTube http://buff.ly/Ubsnts

PsyBlog's 10 Most Popular Psychological Insights From 2012 — PsyBlog http://buff.ly/Ualeta

Why agile marketing is the future of digital advertising - http://buff.ly/WZYx8G

The Hottest Growth Markets in Latin America | Latin Link http://buff.ly/WZVMEd

The Top 10 Trends in Brazilian Marketing and Media | Latin Link http://buff.ly/RWKDHL

10 New Things SEOs Should Care About For 2012 http://buff.ly/WZTVPS

Video: 10 Trends for 2013 in 2 minutes - JWTIntelligence http://buff.ly/WZNdJy

Agile Creativity | Think with Google http://buff.ly/MzUNvo

0 comentários

Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

20.12.12

Vídeo: A História da LEGO

Animação que conta como surgiu essa empresa fantástica, que criou o melhor brinquedo da nossa infância!

A História da LEGO [Legendado] - YouTube

1 comentários

Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

17.12.12

INFOGRÁFICO: Profissional Moderno de Marketing (Hubspot - Modern Marketer)

Mais um infográfico bacana da Hubspot. :)

Infográfico: Profissional Moderno de Marketing
(The Modern Marketer - Infographic)

The Modern Marketer - Hubspot

1) Intuitivamente "Inbound"

Tem foco em ser encontrado por sites de busca, mídias sociais e plataformas móveis, porque é onde está o ouro.

2) Busca Simplicidade e Escalabilidade

Ao invés de trabalhar cada vez mais duro, trabalha de forma cada vez mais inteligente. Sabe como fazer 1+1=3 e consegue extrair "mais suco de uma laranja".

3) Cava Dados

Tabelas dinâmicas fazem o seu coração disparar. Lema pessoal: "Em Deus confiamos, para todos os outros me mostre dados"

4) Absurdamente Eficaz

Consegue concluir mais coisas em um mês, do que seus predecessores concluíam em uma década.

5) Sempre "Agile"

Abraça a experimentação, toma riscos, falha rápido, e evolui mais rápido ainda. Todo o dia leva a bola mais para frente em seu segmento.

0 comentários

Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

13.12.12

Vídeo Fantástico: Zeitgeist 2012 - Retrospectiva do ano pela Google

Vídeo FANTÁSTICO da empresa mais incrível do mundo.

Obrigado Google! =)

Zeitgeist 2012: Year In Review - YouTube



Zeitgeist 2012 - Retrospectiva do ano pela Google

Zeitgeist 2012 - Retrospectiva do ano pela Google

0 comentários

Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

12.12.12

Resumo do Livro "Satisfação Garantida" - Tony Hsieh, Zappos

A Zappos não é muito famosa no Brasil, mas nos EUA é líder em vendas online de calçados, e um dos cases mais surpreendentes de Branding e de atendimento ao cliente que já vi.



Segue o resumo do livro "Satisfação Garantida" (Delivering Happiness), que conta a história da Zappos e do seu ceo e autor do livro, Tony Hsieh.

Resumo do Livro Satisfação Garantida - Tony Hsieh (Delivering Happiness)


capa do Livro Satisfação Garantida - Tony Hsieh (Delivering Happiness)

- Slides:

Case Zappos - Resumo do Livro Satisfação Garantida - Tony Hsieh (Delivering Happiness)



- Vídeos e Entrevistas sobre a Zappos


ZAPPOS - Uma empresa de Serviços que por acaso vende Sapatos from Vasco Gaspar on Vimeo.


Zappos from André Faria Gomes on Vimeo.

- Sobre Tony Hsieh
Tony Hsieh - ceo e fundador da Zappos


Tony Hsieh, CEO da Zappos, desde criança já tinha seus empreendimentos: tentou criar minhocas (morreram todas), vendeu broches e cartões (esses, obtendo lucro).

Foi aprovado em Harvard, e entre as aulas, montou um negócio de pizzas, e de apostilas.

Em 1995, formou-se e entrou na Oracle. Entediado, ficou apenas 5 meses. Percebeu que aquela "cultura" bacana que a empresa tinha degradou e começou com um outro amigo a LinkExchange, empresa que ganhava na troca de banners, bem no início da popularização da internet.

Com o boom da internet e abundância de investidores, em 1998 a LinkExchange foi vendida à Microsoft por US$ 265 milhões.

Como de costume, a transação exigia que os fundadores permanecessem mais 1 ano na empresa, ou perderia 20% dos seus US$ 40 milhões.

Tony aceitou no início, mas o tédio se tornou insuportável e criou o fundo de investimento Venture Frogs, e usou seu dinheiro tentando encontrar algo interessante.


- O começo da Zappos
Nick Swinmurn - fundador da Zappos


Nick Swinmurn estava buscando investidores e apresentou sua proposta ao Tony. Nick não encontrava tênis Airwalk onde morava, não encontrou sites e resolvou montar um. No começo, Nick publicava os produtos com fotos que tirava de vitrines, e quando a compra era feita no seu site, ele ia até a loja, comprava e enviava o tênis. Queria testar primeiro se existia demanda.

A principal dúvida era se as pessoas comprariam calçados pela internet, sem provar. Nick viu que o mercado de calçados nos EUA era de US$ 40 bilhões e que 5% das vendas eram feitas por catálogos, ou seja, cerca de US$ 2 bilhões que poderiam conquistar com um e-commerce.

Tony resolveu investir. Tinha certeza que logo que a empresa ganhasse um pouco de forma, poderia convencer os investidores que conheceu na LinkExchange a investirem na Zappos também.


- Momentos Difíceis
Zappos - Site - E-commerce


No entanto, veio 2002 e a bolha das pontocom. Diversas empresas quebrando, ninguém queria arriscar dinheiro.

A Zappos passou por momentos muito difíceis. Dando prejuízo, o dinheiro de Tony estava acabando.

Não conseguiam investimentos. Não conseguiam as melhores marcas. As vendas eram fracas, e havia muitas falhas nas entregas.

Atrasou salários e contas de fornecedores, e teve que demitir 40% dos funcionários. Percebeu que a produtividade não diminuiu, e a importância de se ter pessoas comprometidas com o negócio que mantinham a empresa viva. Alguns trabalhavam por muitas horas, com salário menor ou de graça.

Ainda assim, Tony precisou vender seu último imóvel. Mesmo sob críticas de amigos e parentes, colocou tudo que tinha na Zappos para a empresa ganhar mais alguns meses de sobrevida.

Resolveram investir tudo em 3 pilares, os 3 Cs: Clothing (roupas), Customer (cliente), Culture (cultura)

- A virada
3 Cs - Zappos - Clothing, Customer, Culture


1) Clothing: oferecer a melhor experiência e variedade na compra de calçados e acessórios

"Nunca terceirize suas competências principais” (Tony Hsieh)

De improviso, montou loja, atendimento, logística e estoque próprios - conseguiu algumas marcas importantes
Deixou Frete Grátis e 365 dias p/ devolução do calçado - para reduzir o risco do cliente e permitir que experimente o calçado
Colocou foto em tornar rápida e fácil a navegação e transação no site, o acesso ao atendimento e a entrega dos calçados.

Campanha Zappos


2) Customer: ser a melhor em serviço ao cliente

Ver cada interação como oportunidade deconstruir marca, não de minimizar despesas

“A Felicidade não está nos produtos, mas na experiência” (Tony Hsieh)

Atendimento s/ limite de tempo, métricas, scripts, ofertas - somente pede que o atendente seja verdadeiro e use seu bom-senso
0800 24x7, em todas as páginas do site
Caso não tenha algum produto, os atendentes são treinados a indicar concorrentes
Clientes, Funcionários, Investidores, Fornecedores – são surpreendidos com prêmios surpresa pela empresa

OBJETIVO: Criar UAU! no cliente

Tony conta que desafiou uma amiga a testar o atendimento, e ela ligou no SAC tarde da noite pedindo uma pizza. O atendente ficou um pouco confuso, disse que vendiam calçados, no entanto, ela disse que as pizzarias estavam fechadas e ela estava com fome. O atendente pediu um minuto, e depois retornou com 3 indicações de pizzarias que estavam aberta e que entregavam pizzas. A amiga do Tony ficou perplexa.

A ligação mais demorada no atendimento da Zappos foi de 8 horas.

Funcionários da Zappos


3) Culture: sua cultura é a sua marca

Com a internet e smartphones os pontos de contato do cliente com a sua marca são infinitos.
Antigamente, as marcas definiam um posicionamento, gastavam um monte com propaganda martelando esse posicionamento e pronto.
Hoje, um cliente influente pode ouvir um funcionário falando mal da sua empresa no bar, botar no facebook, várias pessoas verem e adeus ao posicionamento da sua marca.
A gestão da marca não está mais na mão da empresa, como antes, as marcas precisam ser autênticas, expressarem seu posicionamento de forma natural, full-time.

Para isso, é necessários pessoas que realmente se familiarizam com a cultura da empresa.

Na seleção de novos funcionários na Zappos 50% das perguntas são Técnicas e 50% são baseadas nos Valores da empresa
Os selecionados passam por 5 semanas de Treinamentos
2 semanas atendendo e 2 semanas enviando produtos (mesmo para cargos de gerência)
Oferecem US$ 2000 para o candidato desistir (99% escolhem continuar)
Salário abaixo da média, sem comissões


10 Valores Centrais da Zappos - elaborados por todos os colaboradores em conjunto, comprometidos com eles

1. Gere UAU! pelo serviço
2. Abrace e estimule a mudança
3. Seja alegre e um pouco “esquisito”
4. Aventure-se, seja criativo e cabeça aberta
5. Construa relacionamentos abertos e verdadeiros
6. Construa uma equipe positiva e espírito de família
7. Faça mais com menos
8. Seja apaixonado e determinado
9. Busque o crescimento e aprendizado
10. Seja humilde

Benefícios na Zappos

Lanches e Bebidas grátis
Plano médico e odontológico grátis
Vending machines grátis
Sala de Descanso
Acupuntura e Massagem
Assistência Financeira e Legal
Seguros, Descontos, Academia
Festas, camisetas, premiações
Biblioteca
Um dos anos teve bônus surpresa de 1 salário a mais


Cursos oferecidos (exemplos):

História e Cultura da Zappos
Comunicação I, II, III
Introdução às Finanças
Ciência da Felicidade
Básico de RH
Falar em Público
Microsoft Office
Gramática e Redação I, II
Gestão de Estresse e Tempo

Os colaboradores fazem workshops para seus colegas

Transparência:

Fazer um Tour na empresa para jornalistas e visitantes - o Carro da Zappos te pega no hotel
Todos os funcionários são autorizados a falar com os repórteres - todos são embaixadores da marca
Acesso às informações no sistema
E-mail “Ask Anything” ao CEO
Culture Book – Livro Anual, Gratuito, sobre a cultura Zappos - colaboradores, clientes e fornecedores dão depoimentos e contam histórias, sem edições.

Cultura Zappos - Satisfação Garantida


Mais:

Acts of Happiness - atravessaram os EUA em um ônibus com realizando diversas ações nas cidades, espalhando alegria por onde passavam.
Zappos Insights - Cursos sobre como desenvolver a cultura da sua empresa
Livro "Delivering Happiness" contando a história da Zappos
Zappos.TV

“Grandes marcas não se definem por seus produtos, mas por como fazem as pessoas se sentirem”

- Resultados
  • Sede em Las Vegas
  • + de 1.500 funcionários
  • Está entre as Melhores Empresas para se Trabalhar - Forbes
  • + de US$ 1 bilhão de faturamento
  • Aquisição pela Amazon - US$ 1,2 bilhões
  • Disponibiliza + de 1.100 marcas em seu site
  • 10 milhões de clientes, 75% dos clientes são recorrentes
  • Pretende oferecer o serviço de atendimento para outras empresas
  • Tem planos de entrar nos setor Hoteleiro, Bancário, Aéreo – tudo em que o serviço ao cliente seja crucial

Tony Hsieh, ceo da Zappos

SAC como MARKETING

“A maioria vê SAC como Custo Operacional. Não percebem como pode ser rica como Investimento de Marketing. É melhor ter clientes que trazem mais clientes do que ex-clientes que afugentam os clientes em potencial. Os empreendedores atenciosos têm uma chance de se destacar da maioria.”

- Fábio Seixas, Camiseteria

A Zappos me faz lembrar desse vídeo fantástico do Frank Maguire (as legendas estão ruins, mas dá para entender e a fala dele é excelente)

O Problema das Empresas e das Escolas é o Tédio! Frank Maguire, FEDEX


0 comentários

Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

10.12.12

Vídeo: O Novo Profissional de Marketing - Mauro Segura, Marketing IBM Brasil

Muito bom esse vídeo do Mauro Segura, diretor de Marketing da IBM Brasil e autor do blog A Quinta Onda.

O Novo Profissional de Marketing e Comunicação - YouTube



Mauro Segura - Novo Profissional de Marketing - IBM Brasil
Mauro Segura


Resumindo: O profissional de marketing tem que ser bom em tudo: tecnologia, matemática, estatística, finanças, psicologia, design, networking, comunicação - e ainda saber tudo do produto e do mercado em que a empresa atua.

E aí, encara o desafio? ;)

0 comentários

Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

7.12.12

"O Problema do Mundo: Tolos Convictos" - Bertrand Russell

Frase de Bertrand Russell

“O problema do mundo é que tolos e fanáticos estão sempre cheios de convicção, enquanto os sábios estão sempre cheios de dúvidas”

Bertrand Russell


1 comentários

Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

Melhores Posts, Artigos, Vídeos da Semana (2)

Seleção de links que me interessaram nesta semana ;)

0 comentários

Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

5.12.12

Livro "O Filtro Invisível" - Eli Pariser (The Filter Bubble)

Eli Pariser aponta um inesperado efeito colateral da crescente personalização e utilização de serviços online (como o Google e Facebook).

Eli Pariser - Foto Palestra no TED sobre o Livro O Filtro Invisível
Eli Pariser

Baseados em nossos interesses e preferências para filtrar novidades e resultados de busca, estamos tendo menos contato com pontos de vista diferentes, que poderiam nos fazer conhecer coisas novas e ampliar nossa visão de mundo.

Esse filtro invísivel, por somente oferecer aquilo que concordamos e queremos, está nos isolando em bolhas de informação (filtros-bolha), com prejuízos para nossa criatividade e capacidade de empatia - nos deixando mais vulneráveis à manipulações e extremismos.


"Cresci com grandes expectativas em relação à internet. Esperava que ela fosse um lugar em que todos pudessem expandir sua visão de mundo. A personalização excessiva não permite que isso aconteça.

E a tendência é que ela aumente, porque os sites que fazem isso são muito lucrativos. É mais fácil vender publicidade num site quando o anunciante sabe que o público que chegou a ele foi filtrado e gosta do produto anunciado. "


- Entrevista "A internet esconde quem discorda de você" - ÉPOCA | Ideias


Vídeo: Eli Pariser: Tenha cuidado com os "filtros-bolha" online. | Palestra no TED Talks




Veja também: Empatia e Inteligência: Para sair da Bolha - Blog do Nicholas

0 comentários

Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us
Blog Widget by LinkWithin