25.6.14

Projeto One & Other - Antony Gormley


Antony Gormley é um dos artistas que mais admiro. Já postei alguns trabalhos dele aqui no blog.

Fiquei sabendo desse projeto dele One & Other há um tempinho atrás, e achei sensacional!

Em uma das praças movimentadas de Londres, tem um monumento alto. Ele montou uma espécie de palco em cima desse monumento, no qual qualquer pessoa poderia subir e ficar 1 hora fazendo o que quisesse, para todo mundo que tiver passando assistir.

O palco ficou lá por 100 dias (quase 1/4 do ano), 2400 pessoas subiram nele. Rolou de tudo: dança, música, demonstrações, discursos, protestos, histórias tristes, gincanas com o público, pedido de casamento, striptease - com a praça cheia de gente lá, de dia e de noite, no sol e na chuva.

Não sou "entendido" de arte, mas dou meus pitacos e para mim esse é o tipo de arte mais bacana que tem. Um grande artista, sai de cena e faz da sua obra uma plataforma para as pessoas comuns se expressarem e contribuírem com a obra também.

Essa democratização, além de aproximar a arte das pessoas, enriquece a vida delas e também a obra em si.

É uma arte super relevante nos dias de hoje... nesse mundo corrido, superficial, desumano... toda iniciativa que nos ajuda a perceber que existem bilhões de outros com uma subjetividade profunda, rica, diversa... é urgente e necessária, sugere o quanto de potencial humano é acobertado ou desperdiçado.

Tenho essa mesma sensação com outros trabalhos incríveis que também integram pessoas comuns, como o 6 bilhões de outros do Yann Arthus-Bertrand, o Waste Land do Vik Muniz e o The Artist is Present  da Marina Abramovic.

Acho que requer uma coragem imensa do artista, principalmente no caso do Antony Gormley, de abrir mão do controle e arriscar sua "reputação"... afinal, o lance era ao vivo e a liberdade era total, poderia dar qualquer tipo de zica, alguém estragar o monumento, se machucar lá em cima ou lá embaixo, sei lá, vai saber.

No entanto, o resultado foi muito bacana. Veja o vídeo com alguns highlights do projeto! :)

Antony Gormley's One and Other: 100 Days from Stephen Archbold on Vimeo.



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin