29.6.14

The Artist is Present - Marina Abramovic


"O mais difícil é fazer algo que é quase nada."

Documentário maravilhoso sobre a vida da artista Marina Abramovic e sua grande obra The Artist is Present, com duração de 3 meses, na qual ela fica sentada o dia todo, olhando fixamente para quem quiser sentar na sua frente, pelo tempo que quiserem.

Veja que incrível as reações no vídeo! :)

Marina Abramovic on The Artist Is Present (2010) from Marina Abramovic Institute on Vimeo.


"Eu sabia que essa era a chance perfeita de mostrar o poder de arte de performance. Estive me preparando para esta peça por quase um ano. Eu sabia que exigiria demais fisicamente e que seria muito difícil.

O curador me dizia "Você tem que estar pronta, na sua frente haverá uma cadeira vazia na maior parte do tempo..." por que ninguém poderia imaginar que em Nova York, o lugar mais ocupado do mundo, alguém teria tempo para sentar em uma cadeira e se engajar mutuamente em um olhar fixo comigo.

Foi uma surpresa completa para mim e para toda a equipe do MoMA, e para todos. Essa necessidade enorme das pessoas de realmente ter um contato.

Como estamos tão alienados um dos outros?
Como a sociedade nos fez tão distantes?

Nós mandamos mensagens uns para outros, sem nos vermos, sendo que vivemos ali na esquina. Tantas histórias de solidão.

As pessoas não apenas ocupavam a cadeira, a cadeira não ficou vazia nem por um segundo. As pessoas dormiam do lado de fora do museu. Aguardavam por horas e horas e voltavam.

E o que estava acontecendo ali: Eu estou olhando você, você é fotografado, filmado, observado por todos naquele salão. Não há onde ir, a não ser dentro de você. E no momento que você se conecta consigo mesmo, aquele momento explode com tantas emoções e sentimentos, por isso tantos começam a chorar, e se torna uma experiência tão importante na vida deles. [...]

Algo aconteceu ali, diferente de tudo que já fiz."


- Marina Abramovic


Abaixo, o trecho do documentário em que Marina se reencontra (de surpresa) com Ulay (Uwe Laysiepen). 

Eles não se falavam nem se viam há 25 anos, sendo que foram amantes e parceiros de trabalho por 12 anos, vivendo 5 anos em um furgão, realizando performances por toda Europa, até que se separaram de forma conturbada.

Reencontro emocionante! :) a partir de 1:05 min do vídeo



Marina Abramovic e Ulay

Essa performance a seguir eu acho muito boa e engraçada:
as pessoas, para entrar no recinto, tinham que passar pela porta, no meio de duas pessoas nuas... óóóóóó constrangimento! rs


 



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin