1.7.14

Ai Weiwei - Documentário Never Sorry (Sem Perdão)

Documentário impressionante sobre a luta do artista e ativista chinês Ai Weiwei.

"A Liberdade é uma coisa engraçada.
Quando você a experimenta,
ela entra dentro do seu coração
e ninguém mais a tira de dentro de você."


- Ai Weiwei

Ai Weiwei - Never Sorry (Sem Perdão)

Veja o trailer:





Filho de intelectuais oprimidos pelo regime, Ai Weiwei se mandou para NY quando o governo chinês permitiu estudantes chineses em universidades estrangeiras. Não terminou o curso de artes, mas se envolveu em tudo que podia e aprendeu muita coisa.

Ai Weiwei - Nova York

Voltou para a China por conta da doença do pai e criou diversas iniciativas para reunir e estimular artistas contemporâneos chineses. Publicou revistas e livros de forma clandestina, e criou um blog (aí arrumou para cabeça né rs). Ai Weiwei se destacou no meio artístico chinês, e foi um dos que concebeu o estádio de abertura das Olimpíadas de 2008.

Ai Weiwei - Estádio Ninho de Passarinho - Olimpíadas

No entanto, as violências do governo contra a população durante a preparação para as Olimpíadas fez com que Ai Weiwei se recusasse a participar da abertura e do encerramento, além de se opor publicamente ao regime.

Com o tempo, o enfrentamento ao governo só aumentou. Defendeu e testemunhou a favor de presos políticos, teve seu blog fechado, a polícia bateu nele, ele precisou fazer uma cirurgia no cérebro, fez vários documentários criticando o governo, sumiram com ele por 81 dias sendo solto após muito protesto, demoliram seu estúdio, enfim.

Atualmente, ele responde por vários processos duvidosos, é vigiado e seguido 24h, e não pode sair do país. Ainda assim, procura filmar e fotografar toda a sua luta junto com seus amigos e advogados, divulgando no twitter as incoerências do governo e desprezo aos direitos humanos.

Dentre os trabalhos mais polêmicos, está a exposição "Remembering" com mais de 5.000 nomes de crianças mortas em um terremoto, que estavam em escolas construídas de forma irregular. O governo fez de tudo para abafar essa tragédia, que destruiu a vida de milhares de famílias da zona rural.

Ai Weiwei e voluntários visitaram família por família coletando nomes e criaram uma lista própria das vítimas, além de filmar e investigar de forma independente os escombros dessas escolas, e publicar os materiais na internet.

Ai Weiwei - Remembering - Never Sorry (Sem Perdão)
 + de 5.000 nomes e data de nascimento das crianças mortas
durante o terremoto, em escolas de construção irregular.

 
Ai Weiwei - Remembering - Never Sorry (Sem Perdão)
+ de 5.000 de mochilas escolares cobriram o museu e formaram a fala
de uma das mães sobre sua filha: "viveu feliz por 7 anos"

Todo o ano, no "aniversário" da tragédia, que não deu em nada para as autoridades, Ai Weiwei organiza protestos de forma criativa, trabalhando com recursos atuais como twitter e smartphones, para potencializar o impacto das ações e evitar que a catástrofe caia no esquecimento.

"Não sou um artista dissidente. Esse governo que é um governo dissidente."

- Ai Weiwei

Um trabalho de grande repercussão foi a série de fotografias mostrando o dedo do meio (fuck you) hahahaha em frente a monumentos políticos... muito bom! :D


Ai Weiwei - Middle Finger
Ai Weiwei - Middle Finger
Ai Weiwei - Middle Finger
 Ai Weiwei - Middle Finger 
essa estátua dele é muito massa! kkkkk :D

Também fez uma paródia da música Gangnam Style na casa dele junto outros artistas, fazendo da coreografia das mãos uma alusão às algemas.

Outro trabalho que choca é a quebra ou pintura de vasos do período neolítico, "estragando" esses objetos de imenso valor histórico e cultural.

Segundo ele, o regime incentivou por décadas a destruição de relíquias e patrimônios históricos para romper com o passado, e ninguém liga, então qual o problema não é? 

Ai Weiwei - Potes e Vasos - Neolítico
Ai Weiwei - Coca-cola

Gosto demais também da obra "Sementes de Girassóis", na qual mais de 100 milhões de peças únicas de porcelana foram trabalhadas e pintadas em processos tradicionais, por mais de 1.600 artesãos chineses ao longo 2,5 anos, e demonstra o imenso potencial agregado do trabalho individual dos chineses. (veja o processo aqui, exibido também durante a mostra).

Ai Weiwei - Sunflowers Seeds
Ai Weiwei - Sunflowers Seeds
Ai Weiwei - Sunflowers Seeds

Ai Weiwei em 2011 foi convidado a falar no Ted Talks, e mesmo impedido de comparecer pelas autoridades chinesas, conseguiu enviar um vídeo com a sua mensagem

Ainda sobre a opressão do regime chinês, lembrei de um post antigo que fiz aqui no blog... sobre a fotografia e documentário Homem Tanque:

"Tenho medo, mas é diferente de ser temerário. Acho que tenho até mais medo do que os outros, e é por isso que ajo com bravura, porque sei que o perigo é real, e que se não agirmos, ficará mais forte."

- Ai Weiwei

Ai Weiwei - Frases - Never Sorry - Poster



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

1 comentários:

Rogerio Floripa disse...

Baixar o Documentário - Ai Weiwei: Sem Perdão - http://adf.ly/vfFTS

Blog Widget by LinkWithin