17.7.15

PSICOPOLÍTICA - Byung-Chul Han

Melhores trechos sobre Psicopolítica tirados dos livros e de uma entrevista do filósofo coreano Byung-Chul Han :)

"Na Psicopolítica, as novas técnicas de poder buscam acesso a esfera da psique, convertendo-a na sua maior força produtiva. Em vez de usar o poder opressivo, usa um poder sedutor, inteligente (smart), que faz os homens submeterem-se por si mesmos à dominação.

Neste sistema, o ser-sujeito não é consciente da sua submissão. A eficácia do psicopoder é que o indivíduo se supõe livre, enquanto o sistema explora sua liberdade.

A Psicopolítica se serve do Big Data, que, como um Big Brother digital, se apodera dos dados que os indivíduos entregam de forma efusiva e voluntária. Esta ferramenta permite previsões sobre o comportamento das pessoas e condicioná-los a um nível pré-reflexivo. A liberdade de expressão e a hipercomunicação que se difundem na rede se convertem em um controle total, levando a uma autêntica crise de liberdade."



--------------------------------------

MELHORES TRECHOS SOBRE PSICOPOLÍTICA
de 
Byung-Chul Han
 
Entrevista "Por que hoje a Revolução não é Possível?" - Byung-Chul Han

http://brasil.elpais.com/brasil/2014/09/22/opinion/1411396771_691913.html

Por que o regime de dominação neoliberal é tão estável? Por que há tão pouca resistência? Por que toda resistência se desvanece tão rápido? Por que a revolução já não é mais possível apesar do crescente abismo entre ricos e pobres?

Quem pretende estabelecer um sistema de dominação deve eliminar resistências. Isso é certo também para o sistema de dominação neoliberal. A instauração de um novo sistema requer um poder que se impõe frequentemente através da violência.

O poder estabilizador da sociedade disciplinadora e industrial era repressivo. Os proprietários das fábricas exploravam de forma brutal os trabalhadores industriais, o que ocasionava protestos e resistências. Nesse sistema repressivo são visíveis tanto a opressão como os opressores. Existe um oponente concreto, um inimigo visível diante do qual a resistência faz sentido.

O sistema de dominação neoliberal está estruturado de uma forma totalmente diferente. O poder estabilizador do sistema já não é repressor, mas sedutor, ou seja, cativante. Já não é tão visível como o regime disciplinador. Não existe um oponente, um inimigo, que oprime a liberdade diante do qual a resistência era possível. O neoliberalismo transforma o trabalhador oprimido em empresário, em empregador de si mesmo. Hoje cada um é um trabalhador que explora a si mesmo em sua própria empresa. Cada um é amo e escravo em uma pessoa. Também a luta de classes se torna uma luta interna consigo mesmo: o que fracassa culpa a si mesmo e se envergonha. A pessoa questiona-se a si mesma, não a sociedade.

É ineficiente o poder disciplinador que com grande esforço oprime os homens de forma violenta com seus preceitos e proibições. É essencialmente mais eficiente a técnica de poder que se preocupa com que os homens por si mesmos submetam-se à trama da dominação. Sua particular eficiência reside no fato de não funcionar através da proibição e da subtração, mas através do deleite e da realização. Em lugar de gerar homens obedientes, pretende fazê-los dependentes.

Essa lógica da eficiência é válida também para a vigilância. Nos anos oitenta, se protestou de forma muito enérgica contra o censo demográfico. Os estudantes até mesmo foram para as ruas. Da perspectiva atual, os dados necessários como função, diploma escolar ou distância do local de trabalho são ridículas. Era uma época na qual se acreditava ter pela frente o Estado como instância de dominação que arregimentava informação das pessoas contra sua vontade. É precisamente esse sentimento de liberdade que torna impossível qualquer protesto. A livre iluminação e o livre desnudamento próprios seguem a mesma lógica da eficiência que a livre auto exploração. Protestar contra o que? Contra você mesmo?

É importante distinguir entre o poder que impõe e o que estabiliza. O poder estabilizador adquire hoje uma forma amável, ‘smart’, e assim se faz invisível e inatacável. O sujeito submetido nem sequer é consciente de sua submissão. Acredita ser livre. Essa técnica de dominação neutraliza a resistência de uma forma muito eficiente. A dominação que submete e ataca a liberdade não é estável. Por isso o regime neoliberal é tão estável, é imunizado contra toda a resistência porque faz uso da liberdade, em lugar de submetê-la. A opressão da liberdade gera resistência de imediato. Ao contrário, isso não ocorre com a exploração com a liberdade.

predomina um grande conformismo e consenso com depressões e síndrome de Burnout. Hoje a Coreia do Sul tem a mais alta taxa de suicido do mundo. A pessoa emprega a violência contra ela mesma, em lugar de querer mudar a sociedade. A agressão ao exterior que teria como resultado uma revolução cede diante da autoagressão.

Hoje não existe nenhuma multidão cooperativa, interconectada, capaz de se transformar em uma massa de protesto e revolucionária global. Pelo contrário, a solidão do auto empregado isolado, separado, constituiu o modo de produção presente. Antes, os empresários competiam entre si. Entretanto, dentro da empresa era possível existir solidariedade. Hoje todos competem contra todos, também dentro da empresa. A concorrência total ocasiona um enorme aumento da produtividade, mas destrói a solidariedade e o sentido de comunidade. Não se forma uma massa revolucionária com indivíduos esgotados, depressivos, isolados.

Não é possível explicar o neoliberalismo de um modo marxista. No neoliberalismo não existe lugar nem sequer para a “alienação” a respeito do trabalho. Hoje dedicamo-nos com euforia ao trabalho até a síndrome de Burnout [fadiga crônica, ineficiência]. [...]  Síndrome de Burnout e revolução se excluem mutuamente.

--------------------------------------


MELHORES TRECHOS - LIVROS
em espanhol, ia levar muito tempo para traduzir, fui copiando e colando direto do livro em PDF :( mas confia que, lendo devagar, dá pra entender ;)

### Clique aqui para ver! ###

Outras Referências:

Livros

Autoridade - Richard Sennett

Trilogia A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura - Manuel Castells
- Sociedade em Rede vol.1
- Poder da Identidade vol.2
- Fim do Milênio vol.3

Redes de Indignação e Esperança - Manuel Castells

Communication Power - Manuel Castells

Cypherpunks - Julian Assange

TAZ - Zona Autônoma Temporária - Hakim Bay

Política do Rebelde - Michel Onfray

Utopia e Paixão - A Política do Cotidiano - Roberto Freire

Sem Tesão Não Há Solução - Roberto Freire

Livro "Gestão como Doença Social" - Vincent de Gaulejac 

A Loucura do Trabalho - Christophe Dejours

A Banalização da Injustiça Social - Christopher Dejours

---

Artigos

Introdução à Vida não-facista - Foucault

Post-Scriptum sobre a Sociedade de Controle - Deleuze

Neoanarquismo - Castells

Servidão Voluntária reconsiderada - Política Radical e o problema do auto-domínio - Paul Newman

Políticas do Pós-Anarquismo - Paul Newman

Anarquismo e a política do ressentimento - Paul Newman

Prisões - Alex Castro

Entrevista com Peter Pál Pelbart - Veja alguns trechos:

"Há mecanismos de poder um pouco mais sofisticados. Não é que eles mandam você fazer, mas criam um ambiente em que a sua conduta pode ter uma margem de manobra
limitada. Cada um se considera autônomo e livre, mas o ambiente foi trabalhado para incitar certas condutas, evitar outras, propiciar tendências."

"Houve uma interiorização desses mecanismos de poder de tal modo que o que era um controle virou um autocontrole."

"Há uma depauperação na imaginação sobre o que é desfrutar, o que é se divertir, o que é descobrir, o que é ter uma experiência. Você cumpre um destino. É um desafio coletivo, cultural"

"É preciso pensar modalidades de desconexão, reativação da capacidade que as pessoas ainda têm de serem afetadas e afetarem-se, sem ficarem anestesiadas por essa fábrica de entretenimento"



Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

1 comentários:

sherlina halim disse...

Pengen yang lebih seru ...
Ayo kunjungi www.asianbet77.com
Buktikan sendiri ..

Real Play = Real Money

- Bonus Promo Red Card pertandingan manapun .
- Bonus Mixparlay .
- Bonus Tangkasnet setiap hari .
- New Produk Sabung Ayam ( minimal bet sangat ringan ) .
- Referal 5 + 1 % ( seumur hidup ) .
- Cash Back up to 10 % .
- Bonus Royalty Rewards setiap bulan .

Untuk Informasi lebih jelasnya silahkan hubungi CS kami :
- YM : op1_asianbet77@yahoo.com
- EMAIL : asianbet77@yahoo.com
- WHATSAPP : +63 905 213 7234
- WECHAT : asianbet_77
- SMS CENTER : +63 905 209 8162
- PIN BB : 2B4BB06A / 28339A41

Salam Admin ,
asianbet77.com

Download Disini

Blog Widget by LinkWithin