22.7.15

Evelin Lindner: TEORIA DA HUMILHAÇÃO

FUNDAMENTAL o trabalho da Evelin Lindner, que dedicou sua vida a estudar a Humilhação e Dignidade, e como isso atua na escalada de conflitos entre indivíduos, com instituições e países.


Lendo alguns de seus materiais, pude entender melhor: O que é Humilhação, formas como ocorre, quais seus efeitos e como as pessoas reagem, papel crucial que tem na escalada de conflitos, mudanças em virtude da globalização, como se pode mitigar seus efeitos, etc. - além de compreender melhor como posso estar infligindo a outros e como se desdobra em mim.


Estou sem tempo, abaixo, links relevantes e melhores trechos dos materiais que li  - maioria em inglês, sorry :(

Links relevantes:

Melhores trechos:

-----------------

retirado de:
http://www.iea.usp.br/noticias/evelinlindner.html

"As diversas formas de violência que a sociedade experimenta têm como causa a humilhação e somente a dignidade humana pode mitigar os efeitos dela. Essa afirmação é uma síntese da Teoria da Humilhação, elaborada pela psicóloga alemã Evelin Lindner."

-----------------

retirado de:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Evelin_Lindner

Evelin Gerda Lindner é uma pesquisadora transdisciplinar que atua nas áreas das ciências sociais e humanas. Ela tem dois doutorados, um em medicina, outro em psicologia. Sua pesquisa concentra-se na dignidade humana, e ela acredita que a humilhação da honra e da dignidade pode estar dentre os mais fortes obstáculos no caminho para uma comunidade mundial decente. Ela é a presidente fundadora da Human Dignity and Humiliation Studies (HumanDHS), uma fraternidade global transdisciplinar formada por acadêmicos e profissionais interessados em promover a dignidade e transcender a humilhação.

Ela fala inglês, francês, alemão, norueguês e árabe egípcio fluentemente e possui sólidos conhecimentos de uma série de outras línguas, dentre elas português, sueco, dinamarquês, neerlandês, russo, indonésio, chinês, japonês e hebraico moderno.

Foi indicada ao Nobel da Paz em 2015.


-----------------

retirado do artigo:


HUMILHAÇÃO, AUTO-ESTIMA E VIOLÊNCIA
JULIAN WALKERA * E VICTORIA KNAUERB
(não foi escrito pela Evelin, coloco antes para clarear um pouco alguns conceitos)

Uma das teorias fundamentais mais convincentes de violência em relação às emoções autoconscientes é apresentado por Gilligan (1996), que coloca vergonha, baixa auto-estima e humilhação no centro de sua formulação psicodinâmica de propensão à violência. Ele sugeriu que a violência é usada para alcançar a justiça "punindo aqueles a quem eles sentem que os puniram injustamente”.

A pessoa violenta não pode lidar com essa vergonha devido a uma falta de auto-estima ou do saudável senso de orgulho que normalmente a permitiria lidar com o insulto. Quando isso acontece, e falta as habilidades não-violentas para restaurar seu senso de auto-estima, a violência se torna uma maneira de restaurar seu orgulho. Somos de opinião que a humilhação, respeito e auto-estima são questões complexas, mas centrais para o bem-estar emocional e psicológico.

Os termos embaraço, vergonha e humilhação são freqüentemente usados como sinônimos na literatura, no entanto, diferenças importantes entre estas emoções foram notadas. Embaraço foi definido por Miller (1996) como "um estado aversivo de mortificação, desconcerto e desgosto que se segue em impasses sociais públicos" (322 p.). Alguns teóricos acreditam que o componente-chave para o embaraço é avaliação negativa por outros.

Embora embaraço é muitas vezes considerado equivalente de vergonha, as duas emoções são pensadas como diferentes em termos de intensidade do afeto experienciado. Tem sido sugerido que o embaraço está ligado a deficiências no Eu apresentado publicamente, ao passo que vergonha resulta de deficiências percebidas no núcleo do Eu. Embaraço é marcado mais por humor, corando e um senso maior de exposição, enquanto a vergonha está associada com maiores sentimentos de responsabilidade, arrependimento e raiva.

Humilhação descreve a experiência de uma reação emocional ao sentir-se desvalorizado, colocado para baixo ou exposto; a questão central é a avaliação negativa de baixo estatuto da vítima especialmente em relação à pessoa que está humilhando ou em relação aos outros presentes. O sentimento de humilhação é subjetivo e inclui vários sentimentos negativos sobre si mesmo, em especial sentimento de pequeno, insignificante, fraco ou estúpido. Esses sentimentos também são comuns a vergonha, no entanto, na vergonha os indivíduos tendem a culpar-se para o prejuízo causado a si mesmo, enquanto que em humilhação o dano é visto como injustamente infligidos sobre nós por outros. Esta distinção é destacado por Klein (1991), que afirma que: "A humilhação é o que se sente quando se é ridicularizado, detestado, desprezado, ou de outra forma desvirtuada para o que se é e não sobre o que se faz. As pessoas acreditam que merecem a sua vergonha; mas não acreditam que merecem a sua humilhação (p. 117). Estes sentimentos de injustiça são frequentemente acompanhados por sentimentos de ódio e desejo de vingança contra a pessoa causadora da humilhação. Isto pode ser visto como uma resposta focada externamente ou agressiva. No entanto, se a pessoa é mais focada internamente ou depressiva, a humilhação pode incluir auto-dúvida, a auto-recriminação, sentimentos de inutilidade e de falta de poder.

O oposto de vergonha e humilhação são os sentimentos mais positivos de auto-consciência como orgulho saudável, auto-estima e auto-respeito. O orgulho pode ser definido como um sentimento de valor pessoal ou auto-estima.

-------------------

### Veja mais trechos - Clique aqui! ###


 -----------------




Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

3 comentários:

sherlina halim disse...

Pengen yang lebih seru ...
Ayo kunjungi www.asianbet77.com
Buktikan sendiri ..

Real Play = Real Money

- Bonus Promo Red Card pertandingan manapun .
- Bonus Mixparlay .
- Bonus Tangkasnet setiap hari .
- New Produk Sabung Ayam ( minimal bet sangat ringan ) .
- Referal 5 + 1 % ( seumur hidup ) .
- Cash Back up to 10 % .
- Bonus Royalty Rewards setiap bulan .

Untuk Informasi lebih jelasnya silahkan hubungi CS kami :
- YM : op1_asianbet77@yahoo.com
- EMAIL : asianbet77@yahoo.com
- WHATSAPP : +63 905 213 7234
- WECHAT : asianbet_77
- SMS CENTER : +63 905 209 8162
- PIN BB : 2B4BB06A / 28339A41

Salam Admin ,
asianbet77.com

Download Disini

Blogger disse...

Did you know you can create short urls with AdFly and earn dollars from every visitor to your shortened links.

Blogger disse...

Get daily ideas and methods for earning THOUSANDS OF DOLLARS per day ONLINE totally FREE.
GET FREE ACCESS INSTANLY

Blog Widget by LinkWithin