22.7.15

Evelin Lindner: TEORIA DA HUMILHAÇÃO

FUNDAMENTAL o trabalho da Evelin Lindner, que dedicou sua vida a estudar a Humilhação e Dignidade, e como isso atua na escalada de conflitos entre indivíduos, com instituições e países.


Lendo alguns de seus materiais, pude entender melhor: O que é Humilhação, formas como ocorre, quais seus efeitos e como as pessoas reagem, papel crucial que tem na escalada de conflitos, mudanças em virtude da globalização, como se pode mitigar seus efeitos, etc. - além de compreender melhor como posso estar infligindo a outros e como se desdobra em mim.


Estou sem tempo, abaixo, links relevantes e melhores trechos dos materiais que li  - maioria em inglês, sorry :(

Links relevantes:

Melhores trechos:

-----------------

retirado de:
http://www.iea.usp.br/noticias/evelinlindner.html

"As diversas formas de violência que a sociedade experimenta têm como causa a humilhação e somente a dignidade humana pode mitigar os efeitos dela. Essa afirmação é uma síntese da Teoria da Humilhação, elaborada pela psicóloga alemã Evelin Lindner."

-----------------

retirado de:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Evelin_Lindner

Evelin Gerda Lindner é uma pesquisadora transdisciplinar que atua nas áreas das ciências sociais e humanas. Ela tem dois doutorados, um em medicina, outro em psicologia. Sua pesquisa concentra-se na dignidade humana, e ela acredita que a humilhação da honra e da dignidade pode estar dentre os mais fortes obstáculos no caminho para uma comunidade mundial decente. Ela é a presidente fundadora da Human Dignity and Humiliation Studies (HumanDHS), uma fraternidade global transdisciplinar formada por acadêmicos e profissionais interessados em promover a dignidade e transcender a humilhação.

Ela fala inglês, francês, alemão, norueguês e árabe egípcio fluentemente e possui sólidos conhecimentos de uma série de outras línguas, dentre elas português, sueco, dinamarquês, neerlandês, russo, indonésio, chinês, japonês e hebraico moderno.

Foi indicada ao Nobel da Paz em 2015.


-----------------

retirado do artigo:


HUMILHAÇÃO, AUTO-ESTIMA E VIOLÊNCIA
JULIAN WALKERA * E VICTORIA KNAUERB
(não foi escrito pela Evelin, coloco antes para clarear um pouco alguns conceitos)

Uma das teorias fundamentais mais convincentes de violência em relação às emoções autoconscientes é apresentado por Gilligan (1996), que coloca vergonha, baixa auto-estima e humilhação no centro de sua formulação psicodinâmica de propensão à violência. Ele sugeriu que a violência é usada para alcançar a justiça "punindo aqueles a quem eles sentem que os puniram injustamente”.

A pessoa violenta não pode lidar com essa vergonha devido a uma falta de auto-estima ou do saudável senso de orgulho que normalmente a permitiria lidar com o insulto. Quando isso acontece, e falta as habilidades não-violentas para restaurar seu senso de auto-estima, a violência se torna uma maneira de restaurar seu orgulho. Somos de opinião que a humilhação, respeito e auto-estima são questões complexas, mas centrais para o bem-estar emocional e psicológico.

Os termos embaraço, vergonha e humilhação são freqüentemente usados como sinônimos na literatura, no entanto, diferenças importantes entre estas emoções foram notadas. Embaraço foi definido por Miller (1996) como "um estado aversivo de mortificação, desconcerto e desgosto que se segue em impasses sociais públicos" (322 p.). Alguns teóricos acreditam que o componente-chave para o embaraço é avaliação negativa por outros.

Embora embaraço é muitas vezes considerado equivalente de vergonha, as duas emoções são pensadas como diferentes em termos de intensidade do afeto experienciado. Tem sido sugerido que o embaraço está ligado a deficiências no Eu apresentado publicamente, ao passo que vergonha resulta de deficiências percebidas no núcleo do Eu. Embaraço é marcado mais por humor, corando e um senso maior de exposição, enquanto a vergonha está associada com maiores sentimentos de responsabilidade, arrependimento e raiva.

Humilhação descreve a experiência de uma reação emocional ao sentir-se desvalorizado, colocado para baixo ou exposto; a questão central é a avaliação negativa de baixo estatuto da vítima especialmente em relação à pessoa que está humilhando ou em relação aos outros presentes. O sentimento de humilhação é subjetivo e inclui vários sentimentos negativos sobre si mesmo, em especial sentimento de pequeno, insignificante, fraco ou estúpido. Esses sentimentos também são comuns a vergonha, no entanto, na vergonha os indivíduos tendem a culpar-se para o prejuízo causado a si mesmo, enquanto que em humilhação o dano é visto como injustamente infligidos sobre nós por outros. Esta distinção é destacado por Klein (1991), que afirma que: "A humilhação é o que se sente quando se é ridicularizado, detestado, desprezado, ou de outra forma desvirtuada para o que se é e não sobre o que se faz. As pessoas acreditam que merecem a sua vergonha; mas não acreditam que merecem a sua humilhação (p. 117). Estes sentimentos de injustiça são frequentemente acompanhados por sentimentos de ódio e desejo de vingança contra a pessoa causadora da humilhação. Isto pode ser visto como uma resposta focada externamente ou agressiva. No entanto, se a pessoa é mais focada internamente ou depressiva, a humilhação pode incluir auto-dúvida, a auto-recriminação, sentimentos de inutilidade e de falta de poder.

O oposto de vergonha e humilhação são os sentimentos mais positivos de auto-consciência como orgulho saudável, auto-estima e auto-respeito. O orgulho pode ser definido como um sentimento de valor pessoal ou auto-estima.

-------------------

### Veja mais trechos - Clique aqui! ###


 -----------------




Gostou? Compartilhe:
TwitterStumbleupondel.icio.us

1 comentários:

sherlina halim disse...

Pengen yang lebih seru ...
Ayo kunjungi www.asianbet77.com
Buktikan sendiri ..

Real Play = Real Money

- Bonus Promo Red Card pertandingan manapun .
- Bonus Mixparlay .
- Bonus Tangkasnet setiap hari .
- New Produk Sabung Ayam ( minimal bet sangat ringan ) .
- Referal 5 + 1 % ( seumur hidup ) .
- Cash Back up to 10 % .
- Bonus Royalty Rewards setiap bulan .

Untuk Informasi lebih jelasnya silahkan hubungi CS kami :
- YM : op1_asianbet77@yahoo.com
- EMAIL : asianbet77@yahoo.com
- WHATSAPP : +63 905 213 7234
- WECHAT : asianbet_77
- SMS CENTER : +63 905 209 8162
- PIN BB : 2B4BB06A / 28339A41

Salam Admin ,
asianbet77.com

Download Disini

Blog Widget by LinkWithin